O papel do compliance na gestão dos negócios

O papel do compliance na gestão dos negócios

Entenda o papel do compliance na gestão dos negócios e como o setor de TI é parte essencial das práticas e procedimentos necessários para que a empresa se mantenha em conformidade com as legislações e padrões éticos.

O compliance desempenha um papel fundamental na gestão dos negócios, garantindo que as empresas operem de acordo com as leis, regulamentos e padrões éticos.

De maneira geral, a ideia do compliance se tornou inevitável no cotidiano de trabalho, já que o ambiente empresarial está cada vez mais complexo e regulamentado.

Mas, afinal, o que é compliance?

Compliance é o conjunto de práticas e procedimentos adotados por empresas e organizações para garantir que suas atividades estejam em conformidade com as leis, regulamentos, normas e padrões éticos de uma determinada empresa e país.

O objetivo é evitar riscos legais, financeiros e reputacionais, bem como promover uma cultura organizacional de transparência, responsabilidade e integridade.

Qual o papel do compliance na gestão dos negócios?

Uma das principais funções do compliance é mitigar os requisitos legais e reputacionais da empresa organização.

Ao estabelecer controles internos e monitorar seu cumprimento, o compliance ajuda a prevenir medidas ilegais, como corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes.  

Nesse sentido, as atividades de compliance podem ser aplicadas em diversas áreas de uma organização. Entre elas, destacamos:

Conformidade Legal

O compliance garante que a empresa esteja cumprindo todas as leis e regulamentações relevantes em suas operações.

Dessa forma, estarão inclusas desde a legislação trabalhista, até as normativas ambientais, tributárias, e as demais relacionadas ao nicho do mercado da empresa.

Ética Empresarial

Com o compliance, serão estabelecidos padrões éticos e códigos de conduta para orientar o comportamento dos funcionários e parceiros da empresa.

Controle Interno

Através do compliance, ocorre a implementação de sistemas de controle e monitoramento.

Isso garante que as operações ocorram de acordo com o planejamento e em conformidade com as políticas organizacionais.

Prevenção de Fraude e Corrupção

Com o compliance na gestão dos negócios, é possível adotar medidas para detectar, prevenir e combater práticas fraudulentas e atos de corrupção dentro do ambiente corporativo.

Segurança da Informação

O conjunto de práticas do compliance também atua na proteção dos dados sensíveis da empresa e dos seus clientes, garantindo privacidade e segurança das informações.

Gestão de Riscos

Por fim, o compliance permite identificar e avaliar os riscos que a empresa enfrenta e, claro, a implementação de estratégias para mitigá-los.

Nesse sentido, o papel do compliance na gestão dos negócios destaca-se diante da necessidade de promoção de uma cultura ética e de integridade dentro da empresa.

Afinal, isso contribui também para a criação de um ambiente de trabalho saudável e para a construção de relacionamentos de longo prazo com clientes, fornecedores e parceiros de negócios.

O papel diferenciado do compliance na gestão da tecnologia nos negócios

É fácil perceber como o compliance é importante em setores altamente regulados, como instituições financeiras, de saúde e indústria farmacêutica.

Porém, sua relevância também se comprova em quaisquer empresas de outros setores que utilizam de tecnologia no seu cotidiano. Ou seja, estamos falando, hoje, de qualquer setor de negócio.

Isso porque é essencial que o setor de TI também esteja em conformidade com as diretrizes ou especificações estabelecidas, seja pela empresa ou por determinação legal.

Por exemplo, no desenvolvimento de um software, seja para uso interno do negócio ou para comercialização, é indispensável seguir uma série de conformidades, como atender as especificações do órgão regulador.

Dessa forma o papel do compliance na gestão de tecnologia dos negócios, visa garantir que a empresa esteja em conformidade com leis, regulamentações e normas do setor, incluindo a adoção de práticas éticas e de segurança da informação.

Nesse mesmo sentido, com a implementação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), as empresas precisam se adequar às normas de manipulação, captura, análise, armazenamento e descarte de dados.

Qualquer falha relacionada a esses termos podem gerar punições, multas e até a paralisação das atividades.

Assim, o objetivo do compliance em TI é proteger o seu negócio de imprevistos e más intenções.

Consequentemente, ele ajuda a evitar desperdícios, fraudes e práticas negativas, que são capazes de interromper operações e colocar a empresa em risco.

Como instituir o compliance na gestão dos negócios?

De maneira geral, o compliance na gestão de negócios só funciona se todas as áreas críticas da companhia estiverem envolvidas.

Ou seja, de nada adianta cumprir os requisitos financeiros e tributários, mas sem se preocupar com os impactos da empresa no meio digital.

O investimento em compliance é uma questão de sobrevivência e saúde do negócio e, por isso, a melhor forma de colocá-lo em prática é contar com uma parceria em TI que possa dar todo o suporte e estrutura que seu negócio preciso.

E, quando o assunto é TI, você sempre pode contar com a consultoria da 4Infra! Somos uma empresa focada em negócios de pequeno e médio porte, que conta com especialistas prontos para atender sua demanda de forma individualizada.

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Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
15 de setembro de 2023

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