(031) 3195-0580
4infra

Desafios da tecnologia Wi-Fi 6

Desafios da tecnologia Wi-Fi 6

Depois de uma longa jornada de inovação, iniciada em 1997, com o surgimento da internet por Wi-Fi, surge, agora, o padrão da próxima geração: a Wi-Fi 6. Esse padrão se baseia nos pontos fortes do protocolo 802.11ac e promete aumentar a eficiência, a flexibilidade e a escalabilidade dos processos cibernéticos, que são apenas alguns dos benefícios da rede sem fio para a TI empresarial.

Para os especialistas, o Wi-Fi 6 chegará mais veloz e com alterações significativas para melhorar a experiência dos usuários. Dentre as mudanças estão:

  • largura de banda ultra alta;
  • quatro vezes mais capacidade de acesso à rede; 
  • consumo de energia dos terminais reduzido em mais de 30%. 

Apesar da proposta parecer focar apenas na velocidade individual, a Wi-Fi 6 visa melhorar a rede quando vários dispositivo estão conectados. Nesse sentido, pode ser muito bem aproveitado, por exemplo, por empresas que oferecem Wi-Fi aos clientes. A nova tecnologia vai permitir a comunicação entre os roteadores e mais dispositivos, de forma simultânea, com tráfego de dados na mesma transmissão. 

Nesse contexto, pode anotar: o Wi-Fi 6 tem tudo para se tornar a grande novidade da internet nos próximos cinco ano. Afinal, o que temos aqui é uma proposta de transformação de redes sem fio que trará desafios (e conquistas) às infraestruturas de TI corporativas. 

Melhorias do Wi-Fi 6

Além de maior capacidade em redes densas, a Wi-Fi 6 promete outras melhorias, como a melhor duração da bateria. Com esse novo padrão, há um novo recurso, chamado Target Wake Time (TWT), que permite aos dispositivos estabelecer quando e com que frequência podem enviar ou receber dados. 

Em outras palavras, o TWT aumenta o tempo de suspensão do dispositivo. Com isso, há melhora significante na duração da bateria dos gadgets ligados à rede. 

Outro ponto de destaque é a possibilidade de melhorar a segurança da infraestrutura de rede, como um todo. Isso porque o Wi-Fi recebe a atualização de segurança com o protocolo WPA3, um novo tipo de criptografia que gera mais resistência a determinados ataques.

Para que os roteadores com suporte Wi-Fi 6 sejam certificados pela Wi-Fi Alliance, o protocolo WPA3 se tornou requisito obrigatório. Portanto, pode confiar: a Wi-Fi 6 incluirá uma segurança mais forte.

Além disso, a inovação tende a melhorar a satisfação do usuário naqueles locais que oferecem Wi-Fi gratuito aos clientes, como os hotéis, shoppings e aeroportos. Essa realidade pode trazer competitividade positiva às empresas, sempre na rota por melhorias nos serviços oferecidos a seus consumidores. 

Tecnologia Wi-Fi 6 pode desafiar sua área de TI

As melhorias do Wi-Fi 6 inclui velocidades mais altas, latência de rede reduzida e melhor suporte para a Internet das Coisas (IoT). Contudo, tudo isso terá um custo para a TI.

Todos esse benefícios dependem de um ecossistema completo. Então, além de obter os pontos de acesso corretos, será necessário garantir que se tenha suporte suficiente - o que, por sua vez, significa maior necessidade de melhorar e aumentar a infraestrutura para a conexão com a Internet.

O Wi-Fi 6 pode lidar com mais conexões do que os padrões anteriores, porém, haverá cada vez mais demanda por essas conexões e, por isso, será preciso repensar a respeito da arquitetura básica da rede.

Em resumo, trata-se de uma inovação - e, como todas as outras, vai exigir um período de adaptação. Com os desafios que a Wi-Fi 6 pode trazer, é importante começar a se preparar para enfrentá-los na área de TI, inclusive no que diz respeito ao planejamento da rede que vai acomodar o Wi-Fi 6.

Lembre-se: por mais que queiramos abraçar novas possibilidades, é preciso confirmar que a infraestrutura atual suporta a nova tecnologia. Nesse cenário, talvez até a própria fiação precise ser revista e substituída. O número de pontos de acesso, provavelmente, também serão alterados. 

Para entender melhor o que sua corporação precisa mudar ou acrescentar na sua infraestrutura de TI para a WiFi 6,conte com a ajuda da 4Infra! Agende um papo com um dos nossos consultores. Clique aqui para entrar em contato e conhecer nossos serviços!


10 de junho de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down