(031) 3195-0580
4infra

Vantagens e desvantagens da rede wireless na infraestrutura de TI empresarial

Vantagens e desvantagens da rede wireless na infraestrutura de TI empresarial

Se, antes, dispor de um serviço de internet era artigo de luxo, hoje essa é uma necessidade vital em todas as organizações. O acesso à internet melhora o desempenho dos setores, disponibilizando as ferramentas ideais para a realização das atividades. Quem quer ter uma infraestrutura de TI empresarial mais ágil precisa, indiscutivelmente, se atentar para isso.

Voltando mais uma vez ao tempo, por que era um luxo dispor de internet na empresa? Ora, o serviço era discado – e, portanto, demandava uma linha de telefone dedicado – e caro. Com o passar do tempo, a conexão a cabo foi ficando mais barata, mas o ápice da praticidade veio depois, com as redes wireless.

Atualmente, muitas organizações preferem a rede wireless, já que é mais prática e pode abranger mais dispositivos – inclusive de clientes e convidados.

Entretanto, será que a rede sem fio é a melhor opção para o mundo corporativo, ou a conexão a cabo ainda tem seu lugar?

Rede wireless na infraestrutura de TI

A rede wireless é uma tecnologia que transmite dados entre dois ou mais pontos distantes, através da conexão à internet, sem precisar usar fios. Essa solução compreende uma série de outras, a depender da aplicação. A mais comum – e popular delas – é o Wi-Fi.

Dessa forma, a rede wireless é destinada principalmente a dispositivos móveis, como notebook, smartphones e acesso a Bluetooth. Ela também permite a transmissão de dados via satélites e a eficiência de outros meios de distribuição de sinal.

A transmissão de dados, feita por radiação vermelha, via satélite ou radiofrequência, se dá por meio do ponto de acesso. Trata-se de um parelho que envia dados na forma de ondas de rádio que são captadas por antenas e enviadas para todos os dispositivos que estão conectados à rede.

Mas isso tudo é a explicação técnica. O que o gestor da empresa precisa, de fato, considerar ao escolher a rede wireless para a infraestrutura de TI empresarial?

O primeiro fato é o custo de ausência de recurso. Muitas vezes levamos em consideração apenas o investimento em ter a comodidade X ou Y, e nos esquecemos de todo o gasto gerado por não tê-la. Assim, ficar sem wireless é perder produtividade, além de correr o risco de deixar informações incompletas. 

Mas não para por aí: o gestor também deve considerar outras vantagens inestimáveis da aplicação da rede wireless, principalmente das que falaremos a seguir.

Recurso de mobilidade

Essa talvez seja o maior benefício da rede sem fio. Afinal, ela é capaz de levar conexão para qualquer terminal e espaço físico. 

Em outras palavras, você não precisa estar necessariamente no escritório para buscar informações do servidor corporativo, mas pode fazer isso de casa, na rua e até em outro país, que vai conseguir mandar sua mensagem, desde que haja um sinal Wi-Fi. 

Gerenciamento centralizado

A ferramenta é gerenciada a partir de um painel via internet, muito importante para a infraestrutura de TI empresarial. A partir dele é possível detectar informações cruciais para a gestão de conexões, como o status da rede, os pontos de acesso e pessoas conectadas (em tempo real). Além disso, o painel também permite a identificação de problemas com mais agilidade.

O controle é simples e realizado em apenas um lugar. É o suprassumo da praticidade já na interface, sem a necessidade de fazer consultas em manuais.

Rastreabilidade

Com uma rede wireless, a TI consegue rastrear o comportamento dos usuários e suas redes sem fio, evitando atitudes que possam ferir a segurança da companhia.

Cria Hotspot para visitantes

A rede sem fio permite a criação de controles de acesso de dispositivos pertencentes aos visitantes da empresa. Para isso, não há necessidade de appliances extras, licenças especiais ou configurações complexas.

Em países como os Estados Unidos, a maior parte das empresas distribui Wi-Fi gratuito para visitantes, principalmente em zonas comerciais. Essa é uma definição estratégica: se alguém precisar de internet, vai entrar em uma loja para conseguir o sinal. E, enquanto estiver lá, pode acabar consumindo alguma coisa.

Criptografia

criptografia da rede wireless oferece alto nível de garantia de segurança de dados, detectando as tentativas contínuas de autenticação de falhas.

Escalabilidade

Com o wireless é possível introduzir novos pontos de acesso na empresa, ampliando o número de dispositivos em conexão conforme a necessidade.

Relatórios completos

No painel de controle da rede wireless é possível emitir relatórios e saber exatamente o comportamento de quem a utiliza. Com isso, o gestor de TI é capaz de melhorar a performance da rede corporativa, reparar problemas e mudar políticas de segurança.

Desvantagens do wireless na infraestrutura de TI empresarial

Ainda que uma empresa tenha inúmeros benefícios ao migrar para a rede wireless, nem tudo são flores. Como tudo na vida, a tecnologia também não é perfeita, o que pode causar frustração em muitos gestores. Por isso, antes de optar pelo sistema wireless para a sua empresa, avalie as desvantagens que ele pode apresentar. 

Algumas delas são:

Velocidade

Quanto mais dispositivos eletrônicos estiverem ligados na rede, mais lento pode ser o desempenho da rede wireless. Sim, isso significa, em muitos contextos, ficar bem abaixo da velocidade esperada no contrato. 

No uso doméstico, essa lentidão pode ser imperceptível; mas, no meio corporativo, pode causar impedimentos para, por exemplo, rodar vídeos em streaming ou realizar videoconferências.

Segurança

As redes sem fio estão vulneráveis a interferências de sinais de rádio ou qualquer outro dispositivo eletrônico que opere na mesma frequência. Trocando em miúdos, elas podem ser interceptadas por usuários não autorizados.

Para evitar que isso ocorra, é preciso que a gestão também tenha um excelente protocolo de segurança de TI, incluindo tanto as ações de prevenção como as de recuperação de desastres.

Concluindo, usar a rede wireless na infraestrutura de TI empresarial traz mais vantagens do que desvantagens – e certamente ganha de lavada da conexão a cabo.

Quer melhorar esse setor da sua empresa, sem aumentar seus custos, mas otimizando inúmeros resultados? Entre em contato com a 4Infra! Nossos consultores estão a postos para avaliar as necessidades da empresa e sugerir um modelo de conexão que mais se adapta à sua infraestrutura de TI.


24 de fevereiro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down