(031) 3195-0580
4infra

Melhores sistemas de gestão para a infraestrutura de TI

Melhores sistemas de gestão para a infraestrutura de TI

A tecnologia avança cada vez mais rápido e, consequentemente, está presente na maioria dos ambientes - inclusive no meio corporativo. À medida em que esse recurso chega nas empresas, o gerenciamento de serviços de TI (GSTI) se torna essencial.

Os colaboradores da equipe de tecnologia da informação são os principais responsáveis por supervisionar a infraestrutura organizacional. Para que isso se torne uma tarefa rápida e eficiente, é indispensável utilizar os recursos correto. 

Para isso,  existem ferramentas destinadas a otimizar a gestão de serviços de tecnologia da informação. Essas dão suporte aos funcionários de TI e às necessidades da organização, que vão desde o atendimento ao cliente até o funcionamento de hardwares e softwares.

Mas qual é o melhor sistema de gestão para a infraestrutura de TI da sua empresa?

É sobre isso o que vamos falar a seguir.

O que é gerenciamento de serviços de TI?

O GSTI é um conjunto de processos que abrangem o planejamento, a execução e o monitoramento dos serviços de tecnologia da informação.

Esses serviços contemplam toda a estrutura tecnológica de uma empresa. Sendo assim, engloba os hardwares, softwares, recursos de rede e gestão de pessoas e tarefas.

O gerenciamento de serviços de TI busca fazer com que os clientes recebam um atendimento de qualidade e que os serviços oferecidos da empresa atendam às necessidades deles. A partir daí, espera-se a geração de resultados positivos. 

Para que serve um sistema de gestão?

Indo além do bom funcionamento de softwares e hardwares, tarefas como o controle de presença de colaboradores, organização de tarefas, controle de produtividade e de gastos são questões muito importantes para manter a empresa organizada. 

Todavia, esses deveres demandam tempo - um item precioso, dentro e fora do meio corporativo. Sendo assim, os empresários buscam uma forma de agilizar e facilitar a realização desses processos com o uso de um sistema de gestão.

O sistema de gestão é um software que tem a função de administrar os processos internos e otimizá-los, principalmente se eles demandam um padrão de execução.

Em outras palavras, um sistema de gestão melhora a organização dos setores de uma empresa, reduz custos desnecessários e, consequentemente, dá um gás a mais na gestão de recursos financeiros. Além disso, ajuda a empresa a economizar tempo e dispor de maior produtividade em relação à equipe.

Melhores sistemas de gestão para a infraestrutura de TI

Utilizar um  sistemas de gestão é muito mais do que apenas adotar novas tecnologias. O recurso permite que a corporação otimize os processos, elevando a qualidade de produção dos serviços e satisfação dos colaboradores.

Por isso, nós separamos uma lista com alguns softwares de gestão para a infraestrutura de TI para melhorar o desempenho da sua organização:

Remedyforce

O Remedyforce é um sistema de gerenciamento que oferece suporte a possíveis problemas, acidentes, controle de ativos e mudanças recorrentes. É possível configurar o programa para que ele gerencie e entregue relatórios sobre questões específicas de TI.

Outro benefício ofertado pelo sistema é o auxílio às equipes de tecnologia da informação, visando a solução rápida dos problemas. 

Vistara

O Vistara é uma ferramenta que monitora dispositivos instalados fisicamente ou na nuvem. O programa armazena todas as sessões de usuários, sendo uma ótima forma de acompanhar as mudanças no sistema e compartilhamento de dados. 

O Vistara abrange aplicativos e sistemas Unix e Microsoft, fornecedores como o Oracle e o Symantec, dentre outros. É importante lembrar que, por ser mais avançada, a ferramenta deve ser configurada corretamente para o bom uso.

Pipefy

O Pipefy é uma ferramenta para agilizar processos, auxiliando as equipes a executá-los. Ele permite que os usuários organizem, gerenciem e automatizem os seus fluxos de trabalho em uma só plataforma. 

O programa também auxilia no aumento da produtividade e comunicação da equipe. O Pipefy também oferece soluções para auxiliar setores específicos em uma empresa - por mais que foco seja a tecnologia da informação.

Service Management

O software de gerenciamento de serviços da Cherwell é uma plataforma que foca no suporte ITIL (Information Technology Infrastructure Library) para setores de tecnologia da informação que precisam simplificar e otimizar o gerenciamento da área. 

A ferramenta é de fácil configuração e adaptação, de acordo com as necessidades da corporação - além de fornecer duas atualizações automáticas por ano.

O uso de sistemas de gestão para a infraestrutura de TI é importante para manter o bom funcionamento do setor tecnológico de uma empresa. Todavia, além dessas ferramentas é essencial contar com um serviço terceirizado de TI.

A 4Infra oferece várias soluções para questões de tecnologia da informação. 
Entre em contato com a nossa equipe e conheça algumas opções.

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down