Você já sabe que o investimento em gestão de TI é o melhor caminho para a sobrevivência do negócio, certo? E não só para as grandes corporações: pequenos e médios empreendimentos entendem o quanto a inovação é essencial, ajudando a simplificar o trabalho e tornando as organizações mais lucrativas e competitivas.
Por isso, separar uma parte do orçamento anual para a área de TI é fundamental, tanto para aumentar a capacidade de produção quanto para organizar-se corretamente no atendimento às demandas do mercado.
E o melhor: é possível utilizar ferramentas gratuitas na sua gestão de TI.
Existem muitas plataformas abertas que podem ajudar a setorizar as responsabilidades e as necessidades dentro da tecnologia da informação. Quem tem um orçamento mais apertado pode se valer delas para iniciar um processo que, quando gerar retorno ao investimento, pode se tornar mais abrangente.
Nesse sentido, as ferramentas gratuitas contribuem para a redução dos custos corporativos e para o aumento a eficiência dos processos.
Veja algumas delas:
Sempre que o assunto é ferramenta de gestão, em qualquer área, o Trello surge como uma excelente alternativa.
Trello é uma das melhores ferramentas para organizar rotinas e gerenciar projetos. Com interface intuitiva, a plataforma pode ser usada para acompanhar as ações corporativas em detalhes, mesmo com uma equipe numerosa.
A plataforma organiza a informação por demanda e disponibiliza recursos para facilitar a gestão do trabalho, como checklists, upload de arquivos multimídia, etiquetas coloridas, anexos, comentários e pesquisa de quadros com assuntos específicos.
Serve tanto à gestão de TI quanto de comunicação, vendas, administração, contabilidade, etc.
Geralmente os gestores de TI são loucos por organização, uma vez que a perda de um dado pode gerar um enorme problema em cascata. Se esse é o seu caso, a Todoist pode ser a ferramenta que você procura.
Essa plataforma resolve o problema de não conseguir se localizar, por prioridade, em meio a tantas tarefas e informações.
Com a Todoist você consegue planejar o dia de trabalho, avaliar o volume de demandas e criar planos de ação para cumprir os prazos de entrega. O interessante da plataforma é que ela possui integração com o Google Calendar, facilitando o agendamento de reuniões. Na interface, a própria reunião se torna uma tarefa a gerenciar.
Outra possibilidade para o gerenciamento da produtividade de equipes, principalmente as mais numerosas, é o Runrun. Semelhante ao Trello, essa plataforma tem como principal objetivo organizar times e demandas por ordem de prioridade, seja na gestão de TI ou em qualquer outra área.
O Runrun.it gerencia o trabalho da equipe, rastreando as tarefas de cada colaborador. Com isso, a designação das atividades é realizada com maior precisão, priorizando os trabalhos mais importantes e entregando-os com pontualidade.
O Rescue Time é um software de produtividade que analisa todas as janelas abertas do computador, permitindo saber onde estamos gastando tempo sem necessidade. A plataforma emite um relatório que demonstra o nível de ocupação que temos em cada site ou aplicação acessada.
Para melhorar a performance da equipe, em especial da dedicada à gestão de TI, o Rescue Time customiza as categorias, atribuindo um status para cada aplicação. Um exemplo é classificar o acesso à intranet como alta produtividade, enquanto o acesso ao Twitter é de baixa produtividade.
Existem inúmeras ferramentas gratuitas que facilitam a gestão de TI na sua empresa, bastando ao gestor a análise das funcionalidades ofertadas em relação à demanda. É importante estudar com atenção a função de cada uma – e se elas são realmente úteis ao negócio.
Se você gostou das dicas, te convidamos a acompanhar o blog da 4 Infra. Por aqui sempre tem conteúdos exclusivos voltados para a gestão de TI.