O que não fazer na gestão de projetos em TI?

O que não fazer na gestão de projetos em TI?

A gestão de projetos em TI tem o objetivo de elaborar estratégias para acompanhar a implementação de processos tecnológicos na organização, aumentando sua eficiência e garantindo que eles sejam concluídos da maneira adequada.

Independentemente do tipo de projeto, desde o mais simples, como troca de equipamento, até os maiores, como implementação de infraestrutura de TI, precisam de estratégia, planejamento e cumprimento de prazos. Mas, mesmo com tudo isso, nem sempre as coisas acontecem da forma desejada.

Muitas vezes a gente pensa que fez tudo direitinho, mas, ao final, sempre há aquelas surpresas e atrasos na implantação dos projetos. Para evitar problemas nos processos e na execução das atividades planejadas, elaboramos algumas dicas do que não fazer na gestão de projetos em TI:

Falta de planejamento detalhado

O planejamento é aspecto fundamental em qualquer projeto, por isso se torna crítico quando não realizado corretamente.

Para garantir o sucesso esperado, não adianta fazer um plano macro e achar que tudo vai sair às mil maravilhas. É preciso detalhar cada etapa e avaliar requisitos, métricas, plano de ação e responsabilidades.

Além de detalhar o planejamento, o gestor de TI deve alinhar a equipe sobre os pontos críticos, tomadas de decisão e esclarecer dúvidas.

Acelerar cronograma

No início do planejamento é elaborado um cronograma com as datas de entregas de cada fase do projeto. É normal que, no decorrer do tempo, ele sofra alguns ajustes, em virtude de custos, atraso de fornecedor ou mesmo falta de mão de obra qualificada.

Contudo, tentar acelerar o projeto, pular etapas ou colocar prazos apertados é um erro. Isso quebra a rotina da equipe, desgasta a relação com colaboradores e fornecedores e o prazo acaba não sendo cumprido.

Medidas como essas são tomadas para ganhar tempo e partir logo para um novo projeto. No entanto, elas podem prejudicar ainda mais o trabalho, já que, além de deixar a equipe cansada e irritada, potencializam o número de erros. Afinal, a pressa é a inimiga da perfeição.

Por isso, determine prazos que sejam realistas conforme o perfil da empresa e da equipe. Não adianta querer correr com a implantação do projeto se os fluxos internos são mais demorados.

Falhar na comunicação

Um dos fatores que garante sucesso em qualquer projeto é a comunicação. Quando esse importante processo é rompido, as falhas nos projetos são frequentes, atingindo diretamente no prazo e qualidade da entrega.

Para evitar obstáculos, defina as pessoas envolvidas no processo e qual será a forma de comunicação empregada. A partir do momento que esse item é cumprido, o projeto tende a sair como o planejado.

O gestor de TI que não envolve equipe e evita fazer reuniões de alinhamento ou tirar dúvidas cria um ambiente de baixa confiabilidade e de menor colaboração. A integração da equipe é importante nesse processo, pois permite troca de informações, monitoramento dos problemas, o que reflete na aderência dos prazos.

Banalizar os riscos

Não há nada que prejudique potencialmente a execução de um projeto de TI que banalizar os riscos de seu não cumprimento. Por menor que o projeto seja, ele precisa ser gerenciado em detalhes, a fim de evitar problemas futuros.

As equipes devem ser orientadas a monitorar os problemas que possam impedir a implantação do projeto de TI. Por exemplo: a empresa contratou um fornecedor estrangeiro para prover determinado equipamento. Existe um risco de médio para alto de o material não chegar na data acordada e atrasar todo cronograma.

Quando você gerencia as ameaças, as chances de conformidade do projeto são maiores. Assim sendo, é possível garantir o cumprimento de prazo, do custo previsto e com nível inalterado de qualidade.

 

Fazer a gestão de projetos de TI demanda tempo, dedicação e um olhar especializado ao processo. Se sua empresa não conta com uma equipe dedicada a essa finalidade, você pode buscar o auxílio de uma consultoria de TI, como a 4Infra.

Somos uma empresa que executa projetos e outros serviços de tecnologia da informação, com foco no sucesso das pequenas e médias empresas. Entre em contato com a gente e saiba como podemos te ajudar!

 

 

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
11 de janeiro de 2021

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