(031) 3195-0580
4infra

Gestão de TI para indústrias: o que é preciso ter?

Gestão de TI para indústrias: o que é preciso ter?

As inovações tecnológicas não param de acontecer, influenciando a forma de se fazer transações comerciais, as relações de consumo e, também, os processos produtivos das organizações.

Hoje a transformação digital atinge não somente os grandes empreendimentos, mas as pequenas e médias empresas, estimulando uma competição mais igualitária. E as indústrias vêm avançando nesse sentido, buscando opções tecnológicas que aprimorem o desempenho no chão de fábrica e promovam avanços nas várias áreas da empresa.

É por isso que pensar em gestão de TI para indústrias é tão importante.

É impraticável fechar os olhos para as inovações e continuar produzindo e tratando as informações da forma convencional. A transformação digital veio para integrar novas ferramentas que possibilitam a coleta eficiente de informações, apresentando resultados confiáveis que possibilitam ao gestor tomar decisões com mais segurança.

Com a pandemia, o mercado cobra das indústrias (ainda mais) agilidade na produção e entrega dos pedidos. Mas, sem uma gestão de TI eficiente, tudo pode desabar. A tecnologia é um diferencial em todos os segmentos produtivos, pois promove soluções capazes de gerar benefícios em todos os processos, como comercial, marketing e RH.

O que é gestão de TI para indústrias?

A gestão de TI para indústrias administra os recursos tecnológicos utilizados nesse setor – desde os computadores corporativos dos funcionários até os sistemas de logística utilizados, passando pela gestão de estoque e a produtividade, recursos de segurança e monitoramento da rede corporativa, só para citar alguns exemplos.

O objetivo da gestão de TI nada mais é que otimizar o processo de armazenagem e acesso a informações. Quando esse processo é eficaz, a rotina da equipe acaba sendo facilitada, e o resultado é aumento da produtividade, melhora na qualidade dos produtos e serviços e geração de informações mais confiáveis.

Cada indústria tem as suas complexidades e características, por isso as soluções de tecnologia devem ser pensadas de forma individual. Alguns dos principais benefícios de uma boa gestão de TI para indústrias são:

Redução de custos

Quando você conta com a inovação tecnológica, os custos gerados pela indústria podem reduzir muito. Afinal, a TI vai implantar softwares e sistemas que otimizam tempo, eliminam compras desnecessárias, reduzem a incidência de perdas de insumos e automatizam uma série de tarefas.

Em outras palavras, com a gestão de TI para indústrias é possível reduzir gastos com mão de obra, já que os processos automatizados otimizam o espaço de informações, tornando documentos e dados amplamente digitais.

Aumento da segurança

Hoje, o que mais se discute dentro da gestão de TI é a segurança das informações. Com certeza, a indústria armazena muitos dados sensíveis, como projetos de novos produtos, dados cadastrais e informações financeiras sigilosas.

Já pensou se tudo isso cair nas mãos de um hacker?

Invasões digitais são muito comuns, mas indesejáveis, claro. Quando alguém entra no sistema desprotegido, os resultados são os piores possíveis, levando a empresa a prejuízos financeiros e de imagem.

Com a implantação da gestão de TI para indústrias, uma das primeiras ações é definir uma política de segurança e a inserção de recursos que protejam os computadores e os dados corporativos.

Otimização dos processos

Muitas indústrias resistem a implantar um novo software dizendo que o já existente atende muito bem. Será? Basta observar se a equipe tem dificuldade em fazer cadastros, consultar informações e identificar problemas. Se a resposta for positiva, é sinal que o programa utilizado está ultrapassado.

A implantação de ferramentas adequadas permite que muitas atividades feitas manualmente sejam automatizadas, ganhando não só produtividade, mas diminuindo erros que levariam tempo para serem dizimados. Assim, os colaboradores podem ser aproveitados em tarefas mais estratégicas.

Como implantar gestão de TI para indústrias?

Estar por dentro das soluções tecnológicas mais avançadas do mercado não é tarefa fácil e exige dedicação e investimento da indústria, desviando-a do seu foco principal, que é a natureza do negócio propriamente dito.

Sendo assim, a melhor forma de manter sua empresa atualizada com as melhores ferramentas tecnológicas é contratando uma consultoria de TI, como a 4Infra.

Nossos consultores estão prontos para te auxiliar em qualquer desafio, seja implantação de infraestrutura, atualizações de segurança, implementação de softwares, fornecimento de equipamentos e muitos outros serviços de tecnologia.

Entre em contato com a 4Infra e conte com a gente para potencializar os benefícios da sua empresa.


15 de fevereiro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down