O que são KPIs - e para que servem?

O que são KPIs - e para que servem?

 

Avaliar o desempenho das estratégias da sua empresa é fundamental - mas disso já sabemos, certo? Contudo, se já ouviu falar da importância das KPIs para esse processo, e ainda não entende o que são (ou para que servem), calma.

Antes de mais nada, a sigla, americana (Key Performance Indicator), em português significa Indicadores-chave de performance. Portanto, as informações contidas nas KPIs vão salientar o desempenho do seu negócio. 

Até aí, tudo bem; mas, entre tantos indicadores passíveis de mensuração, quais escolher? Como calcular e analisar KPIs? O primeiro passo para conseguir todas essas respostas é entender, em detalhes, o que esses indicadores representam.

A princípio, trata-se de um valor mensurável que demonstra a eficiência com que uma empresa progride em seus principais objetivos. As corporações utilizam KPIs em vários níveis para avaliar metas e prazos, indo do alto nível - desempenho geral - ao baixo nível - concentrado em departamentos específicos, como em vendas ou marketing, por exemplo.

Importância das KPIs no longo prazo

As KPIs permitem transformar números em conhecimento aprofundado sobre o desempenho da empresa. A partir dos indicadores apresentados é possível identificar a origem de gargalos e revisionar as estratégias.

Além disso, se compartilhadas com os colaboradores, as KPIs funcionam como forma de motivá-los, já que, a partir delas, cada um vai enxergar seu papel no desempenho da corporação. Dados de KPIs permitem o estabelecimento de novas metas, potencialidade dos esforços, análise de obstáculos e progresso detalhado. 

Em resumo, KPIs são importantes porque oferecem um diagnóstico sobre o que pode ser mensurado de positivo ou negativo nos métodos utilizados, sempre visando às melhorias. Consequentemente, a correta análise dos indicadores vai aperfeiçoar a operação da empresa, bem como seu posicionamento no mercado.

Principais KPIs a considerar

Avaliar, com frequência, os KPIs permite identificar de forma mais fácil as estratégias ruins e mudá-las antes que isso afete o objetivo final. Portanto, escolher os dados sujeitos à análise é a forma mais eficiente de filtrar as informações importantes em um primeiro momento.

Dentre os principais indicadores utilizados pelas corporações que se guiam pelas KPIs, podemos citar:

Retorno sobre Investimento (ROI)

O ROI é um indicador fundamental para avaliar quanto a empresa ganhou ou perdeu com determinado investimento realizado. 

A maneira mais simples de calculá-lo é subtraindo, da receita, o custo - que são todas as despesas necessárias para o investimento -, dividindo o resultado pelo custo. Em seguida, o resultado é multiplicado por 100.

Fórmula: 

(receita - custo/custo) x 100

A partir do ROI é possível colocar na ponta do lápis o valor (e não apenas o custo) de cada investimento. 

Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

O CAC evidencia o quanto a empresa está investindo para conquistar um novo cliente. Para calcular esse indicador é preciso dividir o total de gastos feitos no processo de vendas pelo número de clientes obtidos no período.

Fórmula: 

total de gastos feitos no processo/número de novos clientes

É um indicador que mede a eficácia do setor de vendas, além de ajudar a tomar decisões mais estratégicas para a aquisição de clientes.

Taxa de Churn

A taxa de churn representa o percentual da quantidade de clientes que deixaram a empresa em um determinado período. Para calculá-lo, basta dividir a quantidade de cancelamentos de contrato do período pela base total de clientes ativos. 

Fórmula: 

número de clientes que cancelaram no último período/número da sua base de clientes.

O Churn é um indicador que mostra claramente a satisfação do cliente com o serviço prestado, além de evidenciar o tempo de vínculo dos clientes em relação à empresa.

 

Para além desses exemplos, há muitos outros dados que você pode incluir na sua planilha de KPIs, para a empresa, como um todo, ou apenas para a infraestrutura de TI. Todos eles vão depender única e exclusivamente da sua estratégia de mercado para que você decida se figurarão (ou não) em suas listas.

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Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
9 de junho de 2020

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