Rollout em TI: o que é?

Rollout em TI: o que é?

Para acompanhar as transformações tecnológicas e otimizar os processos de TI, as empresas precisam reestruturar vários aspectos de sua operação em informação e dados. Nesse contexto, surge o Rollout em TI, solução para gerenciamento do setor que inclui a esquematização e organização do projeto de mudança tecnológica da corporação.

O Rollout em TI não é um processo simples, por assim dizer; tem um grau considerável de complexidade e exige dos gestores muita atenção aos detalhes. Mas, quando todo seu potencial é captado corretamente, contar com essa solução 

é uma mão na roda.

Para te ajudar a entender melhor, desde o início, vamos começar esmiuçando seu conceito.

O que é Rollout em TI?

À medida que a empresa cresce, torna-se mais necessária a implementação, substituição ou expansão de seus sistemas gerenciais. Nesse momento de mudança, buscam-se novas tecnologias, sejam elas softwares ou hardwares. E é aí que entra o Rollout em TI, que consiste em um projeto de migração de uma tecnologia para outra.

Trata-se, então, de uma reestruturação completa, que permite a mudança feita por meio de módulos definidos na arquitetura, até que a implementação final - em sua versão completa - esteja pronta.

Um projeto de Rollout em TI envolve etapas de análise de processos, inclusive os dos já existentes, personalização e adaptação de procedimentos e diminuição dos custos totais de TI, entre outros detalhes.

Para mudar ou adaptar a infraestrutura tecnológica da empresa e começar o Rollout em TI, é preciso dispor de profissionais especializados em planejamento, análise de requisitos, implementação e pós-migração de tecnologia.

Etapas do Rollout em TI

Primeiramente, na fase de planejamento, deve-se, justamente, planejar o projeto de Rollout. Ele será a base de análise de possibilidades de tecnologia para os setores da empresa, incluindo departamentos precisam ser adaptados e aperfeiçoados e, também, as metas almejadas a partir das mudanças. 

Colocar a mão na massa e começar a analisar os requisitos significa que o planejamento já está sendo executado. Nessa etapa, deve-se prestar bastante atenção aos elementos que vão sofrer mudanças, identificando as dependências atuais da infraestrutura já existente. 

Depois disso, passa-se à implementação. Nela, é fundamental contar com profissionais e especialistas da área tecnológica para conseguir rodar as novas tecnologias com precisão e assertividade. Além disso, também é necessário ter uma lista que detalhe tudo o que será implementado para auxiliar no processo de mudança. 

Por fim, depois da mudança completa, o período pós-migração também merece atenção. Essa etapa garante que as ferramentas estão adequadas e em pleno funcionamento, sem nenhum tipo de erro. 

Por essa razão, é essencial ter uma equipe de suporte contratada quando for a hora de fazer o Rollout em TI. Assim, caso algo inesperado aconteça, há com quem contar para assegurar a correção de erros e, principalmente, que as mudanças sejam bem-sucedidas à corporação.

Vantagens do Rollout em TI

O sucesso do Rollout em TI não é em vão: a solução traz uma série de vantagens que vale a pena considerar.

Alguns de seus principais benefícios são:

 

  • Mais eficiência e aumento na produção: as mudanças nas tecnologias fazem com que os processos sejam otimizados, o que resulta no aumento da produção e capacidade maior de realizar as atividades;
  • Diminuição de custos: as transformações na infraestrutura, comumente, trazem menor custo para a corporação. Ainda que haja custos com a implementação, os resultados podem diminuir gastos, melhorando a execução de determinadas tarefas.

 

Quer saber mais sobre as soluções ideais para a sua área de TI? Entre em contato com a 4Infra! Além de um blog repleto de conteúdos ricos sobre TI corporativa, podemos te ajudar a conhecer as especificidades do setor através de uma análise personalizada do seu contexto empresarial.

 

Esse texto foi criado pela redação da 4infra.
19 de junho de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Voip: o que é e como funciona | Telefonia VoIP | 4infra
30 de novembro de 2023
Conceitos fundamentais de banco de dados
29 de novembro de 2023
Wi-Fi 6 vs. Wi-Fi 6E: entendendo as diferenças
27 de novembro de 2023
Protocolos de segurança Wi-Fi: o que precisamos saber sobre isso?
24 de novembro de 2023
1 2 3 153

chevron-down