(031) 3195-0580
4infra

Office travou? Saiba o que fazer para não perder as informações

Office travou? Saiba o que fazer para não perder as informações

Estava no meio da redação de um documento e de repente o Office travou? Nessas horas, a única coisa que nos resta é torcer para que as alterações tenha sido salvas. O que fazer para não perder as informações diante desta situação? O travamento dos programas do Office, como Word, Excel, Power Point e outros acontece por algum motivo. Veja como proceder!

Por que o Office travou?

O Office travou e não foi à toa. A falta de resposta ou o congelamento pode ocorrer por alguns motivos, dentre eles:

  • O Office não está na sua versão mais atualizada;
  • Um programa do Office está em uso por outro processo ou está sofrendo interferência por um suplemento instalado anteriormente;
  • Há necessidade de reparar os programas do Office;
  • O antivírus ou outro programa pode estar em conflito com o Excel.

O que fazer para não perder as informações?

Existem alguns métodos que ajudam a destravar o Office, e elas dizem respeito a atualização, suplementos, antivírus e outros. Veja a seguir nossas dicas!

Instale as atualizações do Office

Para máquinas que utilizam o Windows como sistema operacional, o usuário deve verificar se há atualização do Office disponível no Windows Update. Para tanto, siga o seguinte comando: botão Iniciar > Configurações > Atualização e segurança > Windows Update > Verificar se há atualizações.

O mais indicado é selecionar a opção de baixar e instalar atualizações recomendadas automaticamente. A atualização é importante para corrigir eventuais problemas, já que substitui arquivos desatualizados e repara vulnerabilidades.

Se a atualização não resolver, é preciso verificar se algum programa do Office está em uso por outro processo.

Veja se o Office está em uso por outro processo

Um programa do Office pode não responder se estiver em uso por outro processo. A informação sobre esse uso é exibida na barra de status horizontal (parte inferior da tela). O recomendado é esperar que a tarefa em curso finalize seu trabalho antes de tentar outras ações.

Se o Office travou, mas não está em uso por outro processo, é preciso verificar os suplementos.

Verifique se há problemas com suplementos

Suplementos aprimoram a experiência do usuário, mas podem interferir ou entrar em conflito com o Office. Se você estava utilizando o Word, o Excel ou outro programa do Office e ele travou, tente desabilitar os suplementos ao iniciar o programa no modo de segurança.

Para isso, siga o comando:

  • Clique no botão Iniciar > Executar;
  • Digite o nome do programa com “safe” em seguida (veja o exemplo com Word): word//safe;
  • Clique no menu Opção > Suplementos;
  • Clique em cada suplemento e aperte o botão Ir;
  • Desmarque todas as caixas de seleção para desabilitar os suplementos e clique em OK;
  • Reinicie o Office.

Se, ainda assim, o Office travou, tente repará-lo.

Repare os programas do Office

Quando os programas do Office não respondem, travam ou congelam, o usuário deve reparar automaticamente os erros no arquivo.

Para isso, comece encerrando os programas em execução. Em seguida, vá até o Painel de Controle, clique em “Programas e recursos”, selecione Microsoft Office e clique em reparar.

Verifique se o antivírus está atualizado ou em conflito com o Office

O antivírus desatualizado também pode causar problemas no Office. Existem atualizações periódicas fornecidas pelo próprio desenvolvedor do software que podem ser baixadas na internet. O recomendado é sempre utilizar as versões mais recentes.

Existem antivírus que se integram com o Office, o que pode causar problemas de desempenho. Se o Office travou, você pode tentar desativar as integrações do Office dentro do antivírus e vice-versa.

Neste ponto, é preciso tomar muito cuidado para que sua máquina não fique desprotegida e vulnerável a ataques de malwares e outras ameaças.

Execute uma inicialização seletiva

A inicialização seletiva do Windows serve para iniciar o sistema operacional de modo limpo. Em geral, a inicialização do Windows inclui, automaticamente, a inicialização de vários aplicativos e serviços que ficam em execução em segundo plano. Eles podem interferir no funcionamento do Office.

Se seu Office travou, a inicialização limpa pode ajudar a identificar problemas com aplicativos conflitantes.

Utilize a solução de problemas avançada

Por fim, se seu Office travou e nada disso resolve, a última saída é utilizar a solução de problemas avançada. Porém, como o próprio nome sugere, é uma solução destinada a usuários que têm mais domínio sobre o problema. Uma consultoria de TI possui profissionais especializados que podem ajudá-lo sempre que houver algum problema na sua máquina que impede o uso.

O Office travou, mas isso não deve ser um problema que tira o sono do empresário. Quando ele tem o suporte de uma consultoria de TI especializada, ele sequer gastará seu tempo para resolver a questão. Por isso, saiba sempre a quem recorrer quando acontecer esses imprevistos com seus computadores!


15 de maio de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down