Outsourcing de TI: o que é e porque utilizar em sua empresa

Outsourcing de TI: o que é e porque utilizar em sua empresa

A terceirização de serviços pode ser uma vantagem em vários modelos de negócio, e não seria diferente na TI. A busca de empresas de Outsourcing em TI tem aumentado, já que a terceirização pode manter os servidores focados em serviços estratégicos, além de reduzir os custos de operações. 

O Outsourcing de TI pode trazer muitos benefícios a sua empresa e oferecer vantagens competitivas frente aos concorrentes. Entretanto, não há só um tipo de terceirização e é possível escolher a que se adequa melhor aos serviços da empresa. 

Outsourcing de TI é nada mais do que a terceirização de atividades associadas à Tecnologia da Informação. As atividades de TI são, muitas vezes, muito especializadas, e de demanda variável. 

A terceirização é usada principalmente por empresas que dependem de tecnologia ou em ambientes complexos de TI, mas que não possuem funcionários capacitados para dar conta da demanda. 

Entre os serviços que podem ser terceirizados, estão o suporte a usuários, administração de infraestruturas em data centers físicos ou em nuvem, serviços de manutenção e gestão de servidores. 

Quais são os modelos de terceirização em TI? 

Existem três modelos principais de Outsourcing de TI que você pode escolher para a sua empresa. São eles:

#1. Offshore Outsourcing

Nesse modelo de Outsourcing, tarefas como suporte e manutenção de infraestrutura e desenvolvimento são terceirizadas para outros países. No Offshore Outsourcing, as tarefas são geralmente migradas para países em desenvolvimento, onde a mão de obra é mais barata do que em outros países. 

É necessário, então, que haja uma relação próxima da empresa contratante com a empresa contratada. A barreira da língua pode ser um problema, mas é transponível. 

#2. Nearshore Outsourcing

O Nearshore Outsourcing acontece quando os serviços são terceirizados para países próximos, com culturas, língua e fuso horário semelhantes. Esse modelo facilita a aproximação entre empresas e minimiza os ruídos na comunicação, que podem ocorrer no Offshore Outsourcing.

#3. Onshore Outsourcing

No Onshore Outsourcing, os serviços são terceirizados para empresas com sede na mesma cidade, estado e país da contratante. Essa opção minimiza ainda mais as diferenças culturais que podem ocorrer nos outros dois modelos, já que não há diferenças de moeda, fuso horário e língua. 

Também valoriza os profissionais locais e movimenta a economia do país. No Brasil, não faltam profissionais competentes que possam atuar com terceirização de TI.

Quais são as vantagens do Outsourcing de TI? 

Ao terceirizar serviços de TI, é possível ter acesso a equipes atualizadas e qualificadas em tecnologia sem que seja necessário treinar a própria equipe. Isso economiza recursos financeiros e tempo, já que montar uma equipe de TI competente pode não ser barato. Os times geralmente contam com funcionários de diversas especialidades, e, quando não são especialistas, o custo de treiná-los pode ser alto. 

Ao terceirizar, fica mais fácil garantir a qualidade dos serviços de TI. Não se gasta tempo com curvas de aprendizado e é possível mensurar a qualidade dos funcionários da empresa terceira sem que haja necessário alocar recursos da sua própria empresa para isso. 

Utilizar Outsourcing de TI também ajuda na previsibilidade de gastos, o que é essencial para o planejamento financeiro da empresa e para o bom andamento do negócio. 

Além disso, a terceirização também pode manter os servidores e a equipe de gestão focados apenas em acompanhar o desenvolvimento estratégico das operações. Enquanto a empresa terceirizada cuida de tudo, os gestores se preocupam apenas em fiscalizar o resultado e qualidade do serviço prestado. 

Hoje em dia, com a competitividade nos negócios, é muito importante estar sempre à frente de inovações e de expertise nos serviços. Em vez de gastar tempo e dinheiro com tarefas que não estão diretamente ligadas ao negócio, é uma boa investir recursos para realizar projetos prioritários. 

Outros benefícios do Outsourcing de TI também podem ser citados:

 

  • maior segurança das informações;
  • mais organização operacional;
  • correção de falhas mais ágil;
  • ganhar espaço físico na empresa;
  • trabalhar com tecnologias de ponta;
  • profissionais com expertise;
  • serviços sob demanda

A terceirização de TI oferece muitos benefícios e pode ter vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Antes de adotar esse modelo em sua empresa, converse com a 4infra! Nossa equipe está pronta para te oferecer suporte em TI e te ajudar com a melhor solução para seu negócio. 

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
7 de maio de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Empresa de Suporte em TI | 4infra
22 de novembro de 2024
Manutenção de Servidores
22 de novembro de 2024
Consultoria Power BI
22 de novembro de 2024
1 2 3 198
chevron-down