(031) 3195-0580
4infra

Rede corporativa de computadores de baixo custo

Rede corporativa de computadores de baixo custo

Já parou para pensar que hoje em dia nenhuma empresa sobrevive sem tecnologia? Se o objetivo do negócio é ganhar mercado, conquistar clientes e ter retorno financeiro, não há como fugir da rede corporativa de computadores.

A gente sabe que para as pequenas empresas isso pode ser um dificultador. Afinal, o investimento para esse tipo de projeto extrapola o orçamento do negócio.

O que talvez você desconhece é que esse recurso pode estar mais acessível do que se pensa. É possível montar rede de computadores corporativas de baixo custo.

O que é rede corporativa?

Toda empresa necessita se comunicar com seus funcionários, clientes, fornecedores e demais públicos. Para que a comunicação flua de maneira eficaz e segura, todo o sistema de transmissão de dados deve estar interligado.

Isso quer dizer que dispositivos como computadores, servidores de arquivos, câmeras de vídeo, impressoras e outros equipamentos corporativos devem transferir informações com o mundo externo. Como? Utilizando uma rede própria.

Os benefícios de ser ter rede corporativa de computadores são muitos, dos quais podemos citar:

Organização

O ambiente de trabalho fica mais organizado, já que a comunicação entre os funcionários é muito mais rápida. Isso é possível porque o próprio colaborador pode buscar a informação que ele quiser na rede, sem depender de seus pares.

Dados armazenados em um único lugar

Todos os dados da empresa ficam armazenados em um único servidor, o que agiliza o trabalho, visto que todos os colaboradores têm acesso à rede corporativa.

Tudo fica mais leve

A rede corporativa deixa os computadores mais leves, evitando a necessidade de constante aquisição de equipamentos mais potentes. Também não é preciso turbinar sua memória. Como todos os arquivos são armazenados no servidor, o computador acaba sendo utilizado para arquivar dados corriqueiros.

Trabalho remoto

Você não precisa ir ao escritório para ter acesso aos dados da empresa. A rede corporativa de computadores viabiliza o acesso a informações de qualquer lugar, desde que o dispositivo utilizado para tanto tenha conexão com a internet.

Como montar uma rede corporativa de baixo custo

Sua equipe de TI – ou uma equipe terceirizada, como a da 4Infra – é o grupo indicado para montar sua rede corporativa com o melhor custo-benefício. É importante contar com especialistas, uma vez que “baixo custo” não está relacionado apenas aos itens mais baratos, mas aos equipamentos certeiros e de grande durabilidade.

Para usufruir dos benefícios que citamos acima é preciso mapear alguns equipamentos básicos para essa montagem.

Vamos a eles:

Roteador

É esse dispositivo que vai unir as redes, encontrando a melhor rota para a transmissão das informações. O roteador também funciona para definir medidas e padrões de segurança e priorizar computadores.

Os roteadores corporativos possuem firewall integrado com recursos antivírus e anti-spam. Por isso, ele é capaz de configurar o VPN de rede privada, ativando o trabalho remoto seguro.

Firewall

Falando em firewall, é impossível que pequenas empresas desconheçam esse item tão importante. Ele é a primeira barreira de defesa, impedindo que vírus, spam e demais dados mal-intencionados invadam a rede privada.

Switch

Se sua empresa pretende construir uma rede corporativa de baixo custo, o switch é ferramenta que não pode faltar no seu projeto. Ele conecta estações de trabalho, laptops, impressoras e outros dispositivos na mesma rede, permitindo que vários equipamentos se comuniquem entre si e compartilhem informações.

Servidor

O servidor é item essencial no mundo dos negócios. É nele que se administra o banco de dados, armazena e gerencia aplicações, otimiza serviços e compartilha pastas entre outras funcionalidades.

Pode ser que a organização tenha que avaliar a necessidade de uma sala só para instalação desse equipamento. No entanto, o servidor baseado em nuvem é muito eficiente, não ocupa espaço e está disponível sempre que precisar, pois ele funciona remotamente.

Suporte de TI

Montar a rede corporativa de computadores de baixo custo pode ser um desafio para pequenas empresas. Por isso, conte com uma equipe de suporte de TI para avaliar os principais componentes e custos.

Para evitar gastos desnecessários com mão de obra própria, o ideal é contratar os serviços de uma empresa terceirizada, como a 4Infra. Nossos especialistas vão analisar as necessidades e montar um projeto eficiente e que cabe no seu orçamento.

Priorize a segurança dos seus dados e a qualidade do trabalho. Entre em contato com a gente e converse com nossos consultores.


7 de outubro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down