(031) 3195-0580
4infra

O que é hiperconvergência em TI?

O que é hiperconvergência em TI?

O armazenamento de dados em empresas é tarefa essencial para o bom andamento do negócio. Em um cenário de crescente fluxo de informações, tecnologias que consigam armazenar e alterar dados de fontes externas e internas são diferenciais. A hiperconvergência em TI pode ser uma excelente opção!

A hiperconvergência (Hyper-converged infrastructure) é uma estrutura que agrupa servidores, armazenamento e rede em um único servidor. É possível virtualizar todos os elementos de um data center tradicional e gerenciar os dados por um único aplicativo, com praticidade e segurança.  

Diferente de um sistema convergente, que propõe a integração dos recursos computacionais mas exige que eles sejam trabalhados separadamente, o sistema hiperconvergente permite escalabilidade ilimitada. O sistema convergente agrupa storage, servidores, rede e software de gerenciamento em um único local. 

Já o sistema hiperconvergente integra os mesmos itens, mas é mais simples de gerenciar e possui mais desempenho, com um rack dimensionável. É um modelo moderno e tecnológico, que combina benefícios para trazer mais praticidade à empresa.

Como a hiperconvergência funciona?

O modelo de hiperconvergência utiliza dois sistemas que trabalham em cooperação. O primeiro é o SDS (Software Designed Storage), que transforma os servidores x86 ou x64 em storage. O segundo é o software Hypervisor, que virtualiza todas as funções de rede e computação e substitui o storage. 

A hiperconvergência reduz a complexidade do armazenamento e permite mais flexibilidade. Além disso, oferece outras vantagens para a empresa. 

Automatização

Por ser simples de gerir, a hiperconvergência automatiza processos e permite que os profissionais de T.I se ocupem com tarefas estratégicas do negócio. Não é preciso se preocupar com a criação de estruturas, nem com capacidade de armazenamento e processamento. O modelo faz tudo por si só.

Economia

O modelo de hiperconvergência em TI é mais econômico do que outras opções, já que elimina grandes investimentos em equipamentos e permite escalonar o data center em etapas, de acordo com o crescimento do negócio. Também fica mais fácil prever os gastos futuros com o sistema.

Melhora no desempenho

Já que a organização passa a poder organizar os dados todos em um único local, de maneira compartilhada, o desempenho não tem seu uso simultâneo afetado.

Elimina furos de comunicação

É fácil perder informações e fazer confusões quando há diversas formas de armazenamento de dados. A hiperconvergência de armazenamento elimina furos de comunicação e facilita a troca de dados e conferência de informações. 

Como implementar a hiperconvergência?

Antes de escolher implementar esse modelo em TI, é ideal fazer um diagnóstico das reais necessidades da empresa, para entender como elas poderiam ser sanadas com o modelo.

Um planejamento bem feito garante que os custos do modelo estarão dentro do orçamento e atenderão aos objetivos da companhia. O planejamento também auxilia com imprevistos e prevê necessidades não atendidas previamente. 

A hiperconvergência é um modelo otimizado, seguro, econômico e escalável. É uma excelente solução para armazenamento de dados em T.I e permite uma melhor gestão dos recursos, seja tempo, dinheiro ou esforço por parte dos servidores. Com ela, é possível garantir que os funcionários estarão preocupados apenas com tarefas estratégicas da empresa. 

 

Se você tem interesse em adotar o modelo de hiperconvergência para sua empresa, converse com a 4Infra! Podemos te ajudar a planejar e escolher a melhor solução para seu negócio. 

 

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down