Porque preciso de uma empresa de TI para suporte integral? 

Porque preciso de uma empresa de TI para suporte integral? 

Por mais que a tecnologia seja um um braço essencial em qualquer empresa, muitos gestores ainda ignoram o suporte de TI, de maneira integral, em seus negócios, acreditando que muitas demandas podem ser resolvidas pelos próprios colaboradores.

No entanto, a situação é bem mais complexa, visto que mudanças em tecnologia acontecem o tempo todo. Assim, demandam um olhar mais profissional para a resolução dos problemas.

Vamos supor que seja diagnosticada a necessidade da instalação de um service desk na empresa, por exemplo; nesse caso, não adianta apenas contratar pessoas para atender ao telefone ou responder as pessoas no chat: é preciso conhecer os processos técnicos que envolvem a operação desse tipo de suporte. 

A pergunta é: por mais preparada que sua organização seja, será que a equipe realmente pode assumir esse tipo de responsabilidade? 

A importância do suporte de TI

Ao contrário do que se pensa, o suporte em TI não serve apenas às grandes empresas. Ele é fundamental aos pequenos e médios negócios. Afinal, é uma área de apoio responsável por dar total assistência aos aos seus clientes, trabalhando na resolução de problemas, detecção de falhas e correção de panes.

De maneira geral, o suporte em TI é formado por uma equipe especializada cuja função é melhorar o ambiente digital da corporação, deixando o trabalho mais produtivo e com o mínimo de problemas possível.

A gestão tem liberdade para terceirizar esse tipo de serviço, o que sai bem mais em conta. Ter uma equipe própria dedicada à finalidade onera demais a folha de pagamento, já que é preciso arcar com salários, benefícios e encargos trabalhistas, fora todo o material de TI que precisa ser comprado.

Por outro lado, a empresa tem duas opções: fazer um contrato com uma empresa séria e em tempo integral ou apenas contratar o serviço quando necessário, no melhor estilo sob demanda. 

Mas qual é o melhor modelo?

Suporte full time ou parcial: qual a melhor opção?

Ao optar por um  serviço sob demanda, o cliente pode ver, no  primeiro momento, uma vantagem financeira, já que os custos vão refletir de acordo com a necessidade. 

Alguns exemplos de suporte parcial podem ser a terceirização de impressoras, fornecimento de computadores ou gerenciamento de servidores e sistemas, com o objetivo de garantir disponibilidade, segurança e privacidade.

O suporte em tempo integral, com um colaborador dedicado à organização, é recomendado para grandes empresas, já que aborda a terceirização completa do seu setor de TI. Através desse modelo é possível criar, desenvolver, testar, monitorar e controlar todos os serviços tecnológicos que atendem o negócio.

Nesse caso, a terceirizada precisa estar alinhada com a empresa contratante, para que o serviço oferecido esteja em conformidade com os objetivos da organização. A consultoria em TI tem expertise o suficiente para mapear as fragilidades do setor e sugerir soluções mais atrativas e com custos que se adequem ao seu orçamento.

No geral, os serviços oferecidos por uma empresa de suporte de TI incluem:

  • Monitoramento remoto;
  • Suporte remoto e presencial;
  • Fornecimento de mão de obra especializada;
  • Gestão de servidores;
  • Instalação de redes;
  • Processamento de dados;
  • Atuação na parte de segurança;
  • Backup em nuvem;
  • Consultoria e treinamentos.

Optar pelo suporte integral, com funcionário alocado na sede, dá à empresa uma tranquilidade maior na execução de suas atividades diárias. Afinal, se acontecer qualquer pane, ou mesmo um ataque de hackers que pode paralisar os sistemas, os profissionais da empresa terceirizada vão estar a postos para superar o obstáculo e recolocar os sistemas em ordem o mais rápido possível.

O atendimento full time oferece muitos benefícios e pode ter vantagens competitivas em relação ao mercado. 

Suporte parcial para pequenas empresas

Pequenas e médias empresas podem não ter uma demanda recorrente de TI, mas algo mais pontual, como melhorar um acesso à rede, colocar uma impressora para funcionar ou outra necessidade básica de TI. Para tanto, não é necessário ter um profissional alocado diariamente na sede da organização. Nesse caso, opta-se pelo suporte parcial.

Isso não quer dizer, porém, que o suporte só será dado parcialmente; na realidade, trata-se de uma prestação de serviço integral em sua necessidade, mas que ocorre apenas quando há demanda por ele. Assim, se você opta pelo suporte parcial e tem um problema grave na sua rede, a empresa terceirizada vai agir em cima desse problema em específico, e te cobrará somente por essa manutenção.

Esse modelo tem um custo-benefício excelente para quem não pode contratar um profissional dedicado e, ainda assim, não pode ficar sem um suporte de TI à disposição. 

Antes de adotar qualquer uma das opções para o seu negócio, converse com a 4Infra! Nossa equipe está pronta para te oferecer suporte em TI e te ajudar com as melhores soluções para sua empresa. 

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Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
25 de março de 2022

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