(031) 3195-0580
4infra

O que é melhor para minha empresa: cabo ou WiFi?

O que é melhor para minha empresa: cabo ou WiFi?

A tecnologia tem trazido inúmeras facilidades para o ambiente empresarial, melhorando a performance e a produtividade dos negócios. Porém, as escolhas entre um recurso e outro tornam-se complicadas, uma vez que a opção inadequada pode aumentar os custos e prejudicar o andamento das atividades.

Na hora de definir o tipo de  conexão, há sempre um impasse entre a rede de cabo ou WiFi. Afinal é preciso atender a empresa como um todo e as demandas específicas de colaboradores.

Antes de tomar qualquer tipo de decisão, é preciso fazer um comparativo das duas modalidades, explorando os principais pontos fortes e fracos de cada uma das conexões. Com tais informações, é possível fazer escolhas mais conscientes e de acordo com as necessidades do negócio.

Rede cabeada

A conexão por cabos é bastante utilizada nas corporações, mesmo com o avanço do WiFi. Esse tipo de rede conecta apenas os computadores da empresa à internet através de um sistema de cabos, compartilhando informações com outros dispositivos conectados à mesma rede.

Uma das vantagens da conexão por cabo é que ela oferece rapidez na troca de dados, sendo a mais indicada para atividades que consumam maior capacidade de rede, como videochamada, impressões ou edição de imagens. Além disso, sofre menos com instabilidade causadas por fatores  externos, como paredes e móveis,   como acontece com a rede WiFi.

A rede cabeada se sobressai por ter mais segurança no tráfego de informações, já que exige presença física para o acesso, ao contrário do WiFi que funciona por meio de senha.

Embora a conexão a cabo tenha muitas vantagens, seu custo de instalação é mais alto, já que precisa fazer o cabeamento em todo o escritório ou empresa. Além disso, a modalidade possui menor flexibilidade, afinal, os equipamentos precisam estar, obrigatoriamente, ligados a um ponto de acesso.

Rede sem fio

A vantagem da rede sem fio, popularmente conhecida como WiFi, é a sua flexibilidade, o que traz mais praticidade à empresa e seus usuários. Isso quer dizer que existe liberdade em acessar a internet de qualquer dispositivo móvel (notebook, celular) e de qualquer lugar do escritório, evitando que o colaborador fique preso à sua estação de trabalho o tempo todo.

Outro ponto positivo é que sua infraestrutura não requer obras mirabolantes em comparação à rede cabeada, o que reduz bastante o custo com implantação. No entanto, quem precisa utilizar serviços de streaming ou fazer download de arquivos muito grandes deve contar com uma rede sem fio bem estruturada e dimensionada.

Assim, desde que seja muito bem feito o projeto de site survey e dimensionamento dos equipamentos para essa finalidade, com mapa de calor dos usuários, ela vai funcionar perfeitamente em qualquer ambiente.

Embora tenha uma velocidade de 6,5 Gbps, maior que a rede cabeada, seu potencial não é totalmente explorado, em virtude do alto número de conexões e as interferências que, normalmente, acontecem nesse modelo.

A qualidade da internet sem fio pode ser comprometida pelo posicionamento do access point. Isso porque o sinal do WiFi é uma onda de rádio que sofre mudanças em sua intensidade, conforme a distância entre o roteador e os dispositivos conectados. Quanto mais distante, menor a velocidade.

Nesse caso, seria interessante fazer um projeto, via consultoria de TI, para entender as interferências e alocar mais de um roteador, dependendo dos resultados dos estudos. 

Um ponto que merece atenção no WiFi é a questão da segurança, já que nessa rede não temos tanto controle quanto em uma rede cabeada, que exige a presença física para o acesso à rede. A conexão sem fio depende de senhas para a sua proteção, que podem ser quebradas facilmente se empresa e usuários não tomarem as devidas precauções, como  senhas mais complexas e autenticação multifator, entre outros.

Qual a melhor opção?

Diante das vantagens e desvantagens da rede cabeada e do WiFi é preciso que a gestão avalie com cuidado, levando em consideração os objetivos e demandas da empresa.

Acontece que existem situações em que a conexão sem fio pode ser mais apropriada. Porém, se o seu negócio transfere documentos pesados com frequência, necessitando de mais estabilidade para concluir o download, a rede cabeada é a mais apropriada.

Também existe a possibilidade de se ter as duas, uma forma de garantir a flexibilidade e constância da conexão ao  mesmo tempo. No entanto, é preciso considerar qual opção é mais vantajosa para o seu tipo de negócio.

Para te ajudar nesse dilema, conte com a 4Infra. Nossos consultores estão aptos a fazer um diagnóstico da sua empresa e sugerir a melhor alternativa de conexão com a internet. Entre em contato com a gente, e vamos conversar!


16 de março de 2022

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Como não cair em fraude com boleto bancário
18 de maio de 2022
Como planejar o design da arquitetura de segurança?
11 de maio de 2022
10 riscos de uma rede ineficiente
4 de maio de 2022
Dados criptografados: heróis ou vilões?
2 de maio de 2022
1 2 3 138

Contato

Telefone:

(31) 3195-0580
Endereço:

Rua Marechal Foch, 41, Pilotis
B. Grajaú / Belo Horizonte / MG
Funcionamento:

Seg - Sex: 8h às 18h

Assine nosso Newsletter

chevron-down