(031) 3195-0580
4infra

Qual Nobreak escolher para a empresa?

Qual Nobreak escolher para a empresa?

O nobreak é um tipo de aparelho que atua como segunda fonte de energia para dispositivos eletrônicos. Quando há queda de energia, por exemplo, ele evita que os computadores sejam desligados bem no meio de um processo importante.

Também chamado de UPS, o nobreak fica encarregado pela pureza e regulagem da voltagem da corrente elétrica conectada à diversos tipos de aparelhos. Apesar de apresentar funções parecidas, estabilizadores e filtros de linha são relativamente inferiores quando acionados durante a interrupção de energia.

Outro benefício dessa tecnologia é a amostragem da porcentagem da bateria dos equipamentos que estão conectados ao nobreak. Quando o fornecimento de energia é esgotado e o UPS passa a funcionar como fonte, o tempo em que ele consegue manter ligado outro aparelho é revelado em seu visor, de acordo com a quantidade de aparelhos ligados a ele.

Mesmo com uma duração pequena de bateria, de no máximo 5 minutos para computadores, o nobreak possibilita que os arquivos sejam salvos e fechados antes do desligamento total do dispositivo. Em geral, a bateria desse compartimento só precisa ser trocada a cada três anos, o que é um bom investimento para quem precisa desse tipo de segurança.

Para uso doméstico, o equipamento também oferece vantagem. Afinal, o desligamento brusco dos dispositivos eletrônicos por falta de energia elétrica pode acarretar em queima total dos aparelhos.

Os modelos mais indicados de Nobreak

Para atender à diferentes finalidades, existem três tipos de nobreak à venda: os semi senoidais, senoidais e de dupla conversão. Antes de adquirir um dos modelos, o melhor a se fazer é conhecer exatamente de que maneira os equipamentos serão úteis às suas necessidades. Veja:

Nobreaks semi senoidais

Os semi senoidais são indicados para dispositivos mais simples ou de uso caseiro, como notebooks, modens, Wi-Fi, sistemas de alarme, switches, sistemas de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) e sensores de monitoramento, por exemplo.

Nobreaks senoidais

Já os senoidais constroem ondas de energia mais puras, parecidas com as da rede elétrica tradicional. Por isso, a indicação desse modelo é orientada para aparelhos mais delicados, como os computadores gamers, Smart TVs e eletrônicos com indutores e lâmpadas.

Nobreaks de dupla conversão

Os nobreaks de dupla conversão são de uso ainda mais específico, indicados principalmente para máquinas muito frágeis às mudanças de energia e que não podem, nem por um momento, passar por inconstâncias mínimas de energia.

O modelo, também conhecido como online, é amplamente utilizado para garantir a estabilidade em servidores de volume expressivo, equipamentos musicais e médicos e os plotters (impressoras de grande dimensão).

Mesmo escolhendo o modelo que melhor atende às suas necessidades, a avaliação por um especialista no assunto é fortemente recomendada. Isso porque alguns fornecedores não entregam o aparelho com a mesma qualidade descrita na embalagem. Por tanto, fique atento e faça os testes necessários.

Como escolher o modelo ideal?

Para identificar corretamente qual a necessidade de uso de um nobreak e escolher assertivamente um modelo pra chamar de seu, alguns pontos devem ser observados, como em uma espécie de check list. Veja só:

  • Localização do aparelho (cidade). Ponto importante para identificar se distribuição é delta ou estrela e qual o tipo de instalação;
  • Carga em Watts das tomadas;
  • A tensão tanto de entrada quanto de saída;
  • O tempo de autonomia do comprador;
  • Quantidade de dispositivos eletrônicos conectados ao UPS;
  • Presença de geradores de energia no local e a condição do equipamento.

Para realização do projeto de compra de um nobreak, converse com quem entende do assunto, consulte um especialista na área de TI. A 4Infra oferece consultoria para implementação de iniciativas como essa. Então entre em contato conosco e vamos conversar!


17 de julho de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down