(031) 3195-0580
4infra

Por que toda empresa deveria ter um plano de recuperação de dados

Por que toda empresa deveria ter um plano de recuperação de dados

O ponto chave para recuperar os dados da sua empresa é a preparação. Para isso é preciso elaborar um plano com documentação abrangente e ações claras que serão adotadas em um momento de desastre na organização.

Provavelmente você já conhece o conceito e sabe que a falta desse documento pode impactar, e muito, o seu negócio. Mas, mesmo assim, queremos reforçar esse tema – que, muitas vezes, é deixado de lados pelos gestores.

A informação é um bem essencial a toda empresa. Ela é a base para a tomada de decisão, desenvolvimento de pesquisas e implementação de processos, dentre outros objetivos.

Uma instituição depende fortemente de tecnologias e sistemas automatizados para poder funcionar. Contudo, a sua parada, nem que seja por pouco tempo, pode provocar prejuízos relevantes em todas as áreas. Imagine perder todos os  dados de uma hora para a outra, por falta de conhecimento ou descuido. Isso significaria a ruína do negócio.

É por isso que as organizações não podem deixar de ter um plano de recuperação de dados. Ele, com toda certeza, vai garantir a sobrevivência do seu projeto empresarial.

Como os desastres afetam o patrimônio da empresa

Quando colocados frente aos potenciais perigos e fragilidades do ramo da TI, muitos executivos costumam pensar: “isso nunca vai acontecer com a minha empresa”.  Se você estiver preparado, provavelmente não. Caso contrário, é melhor não pagar pra ver.

Acidentes são passíveis de acontecer a qualquer momento – e, por isso mesmo, são chamados “acidentes” –, causando danos irreparáveis às organizações. Por exemplo: se há uma falha na rede elétrica e a área de TI, por algum motivo, não configurou o backup na nuvem, todas as informações do servidor estarão perdidas.

Desastres como esse impactam diretamente na saúde financeira da empresa, gerando perda de produtividade, queda da receita e falta de confiança dos acionistas e clientes.

Portanto, não importa o tamanho ou o tipo de atividade que sua empresa realiza, o fato é que ela manipula milhares de informações todos os dias, como pedidos de clientes, documentos burocráticos, movimentações bancárias e uma série de dados que dão sustentação ao negócio – e a equipe de TI precisa zelar pelo bom funcionamento dessas informações.

Garantir que elas estejam sempre disponíveis, seguras e íntegras é a melhor forma de evitar transtornos, prejuízos e danos à reputação da companhia. Por isso, repetimos: a saída para essa questão está no plano de recuperação de dados.

Benefícios do plano de recuperação de dados

O plano de recuperação de dados é a principal ferramenta para proteger a infraestrutura de TI e estabilizar a instituição em caso de desastres, tais como falha de energia, terremoto, ataques cibernéticos e roubos de dados, entre muitos outros.

Veja os benefícios que ele gera para a organização:

  •      Minimiza a interrupção das operações;
  •      Diminui o risco de atrasos nas entregas;
  •      Garante o nível de segurança dos dados;
  •      Assegura sistemas de backups confiáveis;
  •      Aumenta a velocidade na restauração das operações.

Porém, qualquer empresa que se prepara para recuperar dados deve levar em consideração, principalmente, a questão financeira.

Perder dados é perder dinheiro. Por mais que os executivos considerem alto o investimento para contratar esse tipo de serviço, a perda monetária em um possível desastre será bem maior.

Imagine o desaparecimento dos pedidos dos seus clientes. Se você não tem essa informação, logo não terá entrega, nem recebimento de fatura e, consequentemente, não haverá receita.

Ao contratar um plano de recuperação de dados, o gestor deve avaliar os seguintes itens:

Prevenção

Medidas de segurança que possam interromper os desastres antes que ocorram. O backup na nuvem é uma dessas medidas, evitando a vulnerabilidade das informações em possíveis acidentes.

Antecipação

Planejar e desenvolver ações pertinentes para lidar com sinistros inevitáveis, como um ataque de hackers.

Mitigação

Gerenciar os desastres no momento de sua ocorrência, de forma a minimizar os impactos negativos.

Para montar um plano de recuperação de dados é necessária a avaliação de um especialista, visto que cada empresa tem a sua especificidade, que precisa ser estudada minuciosamente.

É o tipo de serviço que não tem preço fixo, justamente porque irá variar de acordo com os tipos de dispositivos de armazenamento de dados e a multiplicidade de problemas que poderiam afetá-los, além do volume de informação gerada diariamente.

Proteger as informações da sua empresa é uma questão de estratégia e sobrevivência do negócio. Uma consultoria de TI é essencial para direcionar o plano de recuperação de dados.

Quer conhecer o trabalho da 4Infra? Entre em contato com a gente.


5 de dezembro de 2018

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down