Como se recuperar de uma invasão cibernética

Como se recuperar de uma invasão cibernética

No universo tecnológico, se engana quem pensa que está totalmente livre de invasões cibernéticas. Mesmo com a instalação de antivírus e outras ferramentas de proteção, o perigo está sempre presente.

Um ataque cibernético consiste, basicamente, em qualquer tentativa de invasão ou acesso não autorizado de um dispositivo, roubo, exposição, destruição e modificação de dados ou sistemas. 

De fato, a cada dia que passa, esses ataques vêm ficando cada vez mais bem elaborados e eficientes. Para uma empresa, as invasões podem gerar tanto danos financeiros quanto a reputação da empresa - levando em consideração que a mesma pode sofrer invasões em arquivos de informações sigilosas.

Tipos de invasão cibernética 

Os ataques cibernéticos podem ser feitos de várias formas, a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo. 

Um dos mais recorrentes é o DDoS (ou Ataque de Negação de Serviço Distribuído). Nessa prática, o hacker faz com que o os computadores fiquem sobrecarregados, resultando na indisponibilidade dos recursos ao usuário, deixando-o fragilizado. 

spoofing também é outro ataque muito comum. Ele se assemelha bastante com o estelionato no mundo não-digital. Nele, o invasor desenvolve um endereço de IP falso - se passando por uma fonte confiável - e faz alterações que interferem na comunicação entre servidores e que geram ataques diretos à memória, como o DMA ou invasões diretas aos dados.

Prejuízos causados por invasões cibernéticas 

Essas invasões no meio corporativo podem gerar incontáveis prejuízos na segurança da empresa. O primeiro deles diz respeito ao risco da perda de dados essenciais para a corporação. 

Quando uma empresa perde informações importantes ela está sujeita a lidar com altos custos financeiros para a recuperação desses materiais - principalmente se não tiver um serviço de backup

Isso leva a outro prejuízo que as invasões trazem: os danos à imagem da empresa. Depois que uma corporação passa por esse tipo de situação, os clientes, geralmente, se sentem inseguros em confiar nos serviços disponibilizados e informações compartilhadas por ela. Com isso, as empresas precisam lidar com mais um problema, dessa vez relacionado à crise de imagem.

Também existe o risco do vazamento de dados de clientes ou projetos. Quando o invasor adentra o sistema, ele consegue ter acesso à informações pessoais dos clientes ou a detalhes dos materiais. Em 2011, por exemplo, a PlayStation sofreu uma invasão por hackers na qual dados de cerca de 78 milhões de usuários foram furtados - dentre eles, os números de cartão de crédito.

Esses ataques inesperados geram inúmeros prejuízos. Mas, existe uma forma de lidar com essa situação.

Como se recuperar de uma invasão cibernética? 

É possível evitar que ataques cibernéticos aconteçam; porém, quando isso ocorre, é preciso ter estratégias de recuperação em mente. 

Ter um plano de recuperação de desastres feito por uma consultoria de TI é o primeiro passo. Esse plano abrange não somente as invasões, mas, também, acidentes causados por acontecimentos naturais - tais como falha de energia, terremotos, enchentes, etc. 

É recomendado estar sempre revisando e atualizando o plano de recuperação de desastres da sua empresa, fazendo as alterações e cumprindo com os requerimentos necessários. 


Além da estratégia de recuperação, é considerável ter também um plano de comunicação - entre si e com os cliente. Mas de que de se trata esse plano? 

Um plano de comunicação serve para definir a melhor forma de comunicar os acontecimentos aos colaboradores e às áreas subordinadas. Ocultar o ocorrido ou disponibilizar informações vagas pode gerar um impacto ainda mais negativo para toda a situação da empresa -  pior do que a própria invasão.

Tenha consciência do que resultou no erro e tente fazer o máximo possível para reconciliar e estabilizar toda a situação. 

Quer garantir a máxima proteção para a sua empresa contra invasões cibernéticas?  A 4Infra Consultoria em TI te ajuda, oferecendo inúmeros serviços de segurança de TI corporativo. Entre em contato com a nossa equipe e escolha a melhor opção! 

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
6 de abril de 2020

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