Para acompanhar as transformações tecnológicas e otimizar os processos de TI, as empresas precisam reestruturar vários aspectos de sua operação em informação e dados. Nesse contexto, surge o Rollout em TI, solução para gerenciamento do setor que inclui a esquematização e organização do projeto de mudança tecnológica da corporação.
O Rollout em TI não é um processo simples, por assim dizer; tem um grau considerável de complexidade e exige dos gestores muita atenção aos detalhes. Mas, quando todo seu potencial é captado corretamente, contar com essa solução
é uma mão na roda.
Para te ajudar a entender melhor, desde o início, vamos começar esmiuçando seu conceito.
À medida que a empresa cresce, torna-se mais necessária a implementação, substituição ou expansão de seus sistemas gerenciais. Nesse momento de mudança, buscam-se novas tecnologias, sejam elas softwares ou hardwares. E é aí que entra o Rollout em TI, que consiste em um projeto de migração de uma tecnologia para outra.
Trata-se, então, de uma reestruturação completa, que permite a mudança feita por meio de módulos definidos na arquitetura, até que a implementação final - em sua versão completa - esteja pronta.
Um projeto de Rollout em TI envolve etapas de análise de processos, inclusive os dos já existentes, personalização e adaptação de procedimentos e diminuição dos custos totais de TI, entre outros detalhes.
Para mudar ou adaptar a infraestrutura tecnológica da empresa e começar o Rollout em TI, é preciso dispor de profissionais especializados em planejamento, análise de requisitos, implementação e pós-migração de tecnologia.
Primeiramente, na fase de planejamento, deve-se, justamente, planejar o projeto de Rollout. Ele será a base de análise de possibilidades de tecnologia para os setores da empresa, incluindo departamentos precisam ser adaptados e aperfeiçoados e, também, as metas almejadas a partir das mudanças.
Colocar a mão na massa e começar a analisar os requisitos significa que o planejamento já está sendo executado. Nessa etapa, deve-se prestar bastante atenção aos elementos que vão sofrer mudanças, identificando as dependências atuais da infraestrutura já existente.
Depois disso, passa-se à implementação. Nela, é fundamental contar com profissionais e especialistas da área tecnológica para conseguir rodar as novas tecnologias com precisão e assertividade. Além disso, também é necessário ter uma lista que detalhe tudo o que será implementado para auxiliar no processo de mudança.
Por fim, depois da mudança completa, o período pós-migração também merece atenção. Essa etapa garante que as ferramentas estão adequadas e em pleno funcionamento, sem nenhum tipo de erro.
Por essa razão, é essencial ter uma equipe de suporte contratada quando for a hora de fazer o Rollout em TI. Assim, caso algo inesperado aconteça, há com quem contar para assegurar a correção de erros e, principalmente, que as mudanças sejam bem-sucedidas à corporação.
O sucesso do Rollout em TI não é em vão: a solução traz uma série de vantagens que vale a pena considerar.
Alguns de seus principais benefícios são:
Quer saber mais sobre as soluções ideais para a sua área de TI? Entre em contato com a 4Infra! Além de um blog repleto de conteúdos ricos sobre TI corporativa, podemos te ajudar a conhecer as especificidades do setor através de uma análise personalizada do seu contexto empresarial.