(031) 3195-0580
4infra

TI como diferencial competitivo para pequenas empresas

TI como diferencial competitivo para pequenas empresas

Se você pensa que está tecnologicamente alinhado com o mercado só porque a empresa tem um notebook, rede de internet e antivírus, prepare-se: sem uma boa gestão de TI, seu diferencial competitivo pode passar despercebido facilmente.

O mundo hoje gira em torno de soluções tecnológicas potentes e diferenciadas que facilitam a comunicação, geram retornos rápidos e com mais confiabilidade.

Por isso, utilizar recursos modestos – e sem um direcionamento claro de objetivos e metas – não vai fazer com que sua empresa seja competitiva no mercado.

Pequenas empresas podem e devem ter os melhores recursos tecnológicos para que sua atividade-fim seja realizada com excelência. Com a infraestrutura de TI certa, o empreendimento tem mais chances de se aprimorar e crescer em um ambiente cada vez mais inovador.

Nesse sentido, o pequeno empresário pode apostar em serviços que, embora de ponta, são acessíveis até aos orçamentos mais apertados. Estamos falando de virtualização do servidor, cloud computing, segurança em rede, nobreak, chatbots e app de vendas, entre outras soluções possíveis.

Mas não basta ter apenas os equipamentos e aplicações certas; é preciso acompanhar a tendência do mercado e fazer atualizações constantes de versões mais modernas e com mais recursos, a fim de usufruir de mais benefícios para a sua empresa.

Utilizando a gestão de TI como diferencial competitivo

Estruturar as ferramentas e processos de TI não é um trabalho fácil – e é por isso que contar com a ajuda de especialistas no assunto vai fazer toda a diferença para a realização de grandes mudanças. A consultoria em TI é o apoio estratégico que a empresa precisa para dar passos firmes e corretos no campo da inovação tecnológica voltada aos negócios.

Outra possibilidade, também realizada pelas consultorias, é a modalidade de outsourcing, ou terceirização de TI. Trata-se de uma tendência que potencializa os resultados da pequena empresa e melhora o custo-benefício relacionado às mais variadas aquisições para o setor.

Essa não é mais uma escolha, mas a realidade dos fatos. A tecnologia é fundamental em qualquer tipo ou porte de negócio. Afinal, você precisa transmitir dados, realizar vendas, gerar boletos, armazenar e proteger os dados de clientes e fornecedores – e fazer tudo isso de forma rápida e eficaz.

Uma boa consultoria de TI vai te ajudar a implementar recursos assertivos na área, automatizar processos e reduzir a incidência de erros que possam impactar negativamente sua marca. Com ela, a organização pode ter mais autonomia para realizar serviços da sua atividade-fim, em vez de focar na manutenção das informações. O resultado é mais qualidade e diferencial competitivo.

Ainda não se convenceu?

Veja mais alguns motivos de focar na gestão de TI como diferencial competitivo:

Manter o foco no que interessa

Pense na seguinte situação: um escritório de advocacia, por exemplo, tem um trabalho enorme a realizar todos os dias. É preciso seguir o andamento de processos judiciais, atender clientes, agendar audiências, preparar discursos – fora todo o serviço administrativo. Imagine se, além de fazer tudo isso, a equipe tivesse que se preocupar em atualizar sistemas ou estudar as nuances de TI para entender como melhorar seus resultados...

Manter um departamento de tecnologia em um escritório é custoso, principalmente para uma pequena empresa. A infraestrutura vai demandar profissionais especialistas e a compra de equipamentos que nada tem a ver com o core business da organização, e isso para dizer o mínimo.

Para que a empresa se dedique exclusivamente àquilo que sabe fazer, contrata-se uma consultoria de TI. Ela pode trazer inúmeros benefícios para a organização, dentre elas a responsabilidade de gerir uma área complexa e, ao mesmo tempo, indispensável às organizações.

Redução de custos

A terceirização em TI tem como principal benefício a redução de custos.

Como não será desenvolvida uma área dedicada para cuidar desse assunto, logo a empresa não terá que inserir em sua folha de despesas o pagamento de profissionais qualificados, além das obrigações trabalhistas, como férias, INSS, FGTS e 13º salário, ou a compra dos hardwares necessários para o desenvolvimento dos sistemas.

Soluções ágeis e seguras

Com a ajuda de uma consultoria em TI ou fornecedora especializada desse serviço, a empresa contratante fica mais tranquila em relação às implementações tecnológicas. Consultorias, de forma geral, possuem especialistas disponíveis em todas as áreas, propondo soluções adequadas e vantajosas para a organização.

O resultado pode ser percebido através de recursos mais ágeis, com menor custo, que geram melhoria no desempenho, produtividade e eficácia nos processos e constante atualização dos sistemas.

Melhoria na aquisição de clientes

As consultorias de TI ajudam as empresas a reduzir o custo com aquisição de novos clientes, introduzindo ferramentas automatizadas que tornam o atendimento mais rápido e inteligente.

Esses recursos são fundamentais para traçar o perfil do seu público-alvo e analisar o seu hábito de compra, instrumentos que aceleram os resultados do setor comercial.

 

Agora que você sabe que pode fazer diferença no mercado, que tal acelerar esse processo e contar com a TI como diferencial competitivo a partir de agora? Venha conhecer a 4Infra, uma consultoria de TI com foco em empresas de pequeno e médio porte. Entre em contato com a gente!


11 de dezembro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down