Um gestor eficiente sabe que, em algumas situações, será necessário tomar a linha de frente na hora organizar o seu negócio. Isso pode ser verdade na hora de configurar uma telefonia IP em pequenas e médias empresas sem uma estrutura de TI diversificada ou caso não haja outsourcing de algumas funções.
Hoje, vamos ensinar o passo a passo inicial sobre como configurar uma telefonia IP no seu negócio, entendendo como funciona e quais os benefícios.
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Telefonia IP é uma tecnologia que, de maneira bem resumida, conecta a rede de telefonia à internet, ao invés de uma provedora. Isso economiza dinheiro no final do mês e abre inúmeras possibilidades de gestão e automatização de serviços, como múltiplas linhas, atendimento automático, etc.
Antes de se preparar para fazer a mudança para uma telefonia VOIP, é necessário definir alguns pontos importantes para que a implementação seja mais efetiva e não te gere retrabalhos na hora de configurar uma telefonia IP.
Servidores SIP são componentes ligados a um PABX IP e lidam com o gerenciamento de ligações dentro da sua rede. Apesar de ser considerado um dos elementos mais importantes de um sistema VOIP, é uma ferramenta apenas gerencial.
Ou seja, o servidor SIP não transmite ou recebe dados, apenas direciona os canais e maneja para onde as informações devem ir. Contudo, servidores com alto volume de tráfego podem separar os servidores de mídia para máquinas diferentes (enquanto o padrão é residirem no mesmo local).
Para escolher o melhor provedor SIP, foque nos seguintes aspectos:
PABX IP oferece quatro possibilidades, e cada uma delas oferece pontos positivos e negativos, tudo depende da necessidade e da infraestrutura oferecida. O PABX é o sistema que realiza as ligações e gerencia as chamadas de fato. Dentre as opções estão:
Opera através de linhas telefônicas e usa telefones tradicionais para realizar as ligações. Apesar de ser o mais simples, exige instalação técnica correta e depende de profissionais qualificados para isso.
Usam uma interface IP no computador para gerenciar as ligações. A interface digital permite funções como correio de voz, entrega de mensagens pré-programadas e transcrição de correio de voz para SMS. Por ser digital, demanda uma boa conexão com a internet.
Similar ao virtual em sua estrutura, além de se caracterizar por características como entroncamento digital de chamadas e o uso de discagem direta para ramal. Demanda mão de obra especializada e oferece altos custos de manutenção, contudo.
Alia o melhor das tecnologias acima em um sistema que aproveita os benefícios de cada um dos PABXs listados. A integração de sistemas garante uma infraestrutura em telefonia VOIP mais robusta e planejada. Ainda assim, é necessário auxílio técnico especializado para configurar uma telefonia IP dessas.
Assim como a escolha do PABX, é necessário entender que cada opção oferece vantagens e desvantagens entre si.
Servidores internos oferecem a vantagem de maior controle das informações e no gerenciamento das máquinas. Além disso, no caso de queda da internet, as funções não são completamente interrompidas e algumas aplicações rodam internamente. O custo para crescer conforme a demanda, contudo, é alto.
No caso de servidores na nuvem, há maior segurança na criptografia das informações e o benefício da escalabilidade, muito útil caso seu negócio esteja em crescimento acelerado. Não precisar de servidores internos, contudo, reforça a necessidade de um bom provedor de internet.
O último passo é o aparelho de comunicação em si, e nele residem diferenças consideráveis. Aparelhos de telefonia tradicionais não funcionam com os sistemas de telefonia VOIP.
Por isso, para configurar uma telefonia IP é necessário antes decidir entre um investimento em Telefones IP, que podem sair caros dependendo do volume ou os chamados Softphones.
Os telefones IP podem ser considerados o último passo no seu processo de transformação digital para telefonia. Esses são os aparelhos físicos que se conectam ao sistema de chamadas e podem efetuar todas as funções programadas. Contudo, como dito anteriormente, sua aquisição pode ficar fora do orçamento.
Isso leva a uma segunda alternativa, os chamados softphones, que são softwares simulando os telefones dentro de uma máquina, com todas as suas funções disponíveis. Softphones exercem todas as funções de um telefone VOIP, mas são virtuais, além de possuírem versões gratuitas.
A desvantagem é, entretanto, que dependem de conexão com a internet e são limitados pelo desempenho de hardware - o que volta ao problema inicial de infraestrutura.
Assim, para configurar uma telefonia IP na sua empresa, é preciso levar todos esses pontos em consideração antes de tomar uma decisão. A melhor maneira de definir o que é mais vantajoso para o seu negócio é através de um serviço terceirizado, como o que a 4infra oferece. Fale com um de nossos atendentes.
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