Nos últimos anos, o que mais se ouve falar no mundo corporativo é o termo “redução de custos”. Os altos gastos com funcionários, compras de materiais e matérias-primas, em muitos casos, podem impactar o orçamento de forma indelével.
Para equilibrar as contas, a maioria dos negócios busca soluções para diminuir os gastos. Uma delas é a terceirização de serviços de TI. Empresas de pequeno e médio porte têm utilizado essa modalidade, e não somente para enxugar custos, mas, também, para otimizar processos.
Mas a pergunta que fica é: será que para as grandes organizações ela vale a pena?
A terceirização é uma subcontratação de serviços e mão de obra. Trata-se da contratação de alguém ou alguma empresa que vai trabalhar e gerar resultados para a contratante, sem que haja vínculo empregatício.
Assim, a modalidade comumente é aplicada na execução de atividades auxiliares, ou atividades-meio, que não fazem parte do negócio principal. Por exemplo: uma fábrica de refrigerante precisa de manutenção de equipamentos, desenvolvimento de softwares, call Center e suporte técnico, mas nenhuma dessas atividades é seu produto final.
Uma outra possibilidade para as grandes empresas é a terceirização como braço estratégico para a tomada de decisões. Através dela, uma consultoria especializada assume responsabilidades significativas para que os processos da empresa transcorram sem problemas, gerando otimização na produção de seus bens e serviços.
A terceirização de TI é válida porque as necessidades de gerenciamento de dados de uma grande organização tendem a ser dinâmicas, mudando muito rapidamente. Nesse sentido, é importante trabalhar em parceria com uma consultoria de TI que seja capaz de determinar os níveis de segurança e toda a estratégia tecnológica, conforme as necessidades do negócio.
A área de TI é um ambiente complexo, que envolve redes de servidores, softwares e hardwares funcionando 24 horas por dia para permitir o pleno funcionamento dos importantes fluxos de trabalho do negócio.
Mesmo para uma empresa que contemple recursos satisfatórios no orçamento para as atividades de TI, a terceirização é válida pelos benefícios de longo prazo. Veja os principais:
Esse talvez seja o principal motivo para implantar a terceirização de TI em uma grande empresa. Afinal, essas corporações costumam ter custos operacionais altos, e a redução de gastos gera um fôlego a mais para a viabilização de outros investimentos.
A fábrica de refrigerantes, que utilizamos no exemplo anterior, vai (e deve) focar na produção de refrigerantes e no desenvolvimento de novos produtos, e não na instalação de rede de internet – que, embora seja indispensável, não é o que a fábrica nasceu para fazer.
A terceirização de TI age diretamente nos cortes de custos, reduzindo pagamentos de funcionários e diminuindo a quantidade de aquisição de equipamentos, como servidores, notebooks e desktops, que tem alto valor e são extremamente necessários ao funcionamento dos trabalhos.
Se o seu negócio não é TI, ter seu próprio Data Center e equipe de suporte pode ser uma desvantagem. Afinal, é muito mais difícil manter esse time, e ter parâmetros para selecionar e treinar equipe de TI que vai atender todas as demandas corporativas, do que contratar uma empresa especialista no assunto.
Empresas de grande porte terceirizam serviços de TI para:
- gerenciar suas competências;
- focar os esforços internos em atividades estratégicas;
- não quebrar a cabeça com problemas tecnológicos.
Além disso, é indispensável ter critério na segurança da informação, já que, nas grandes empresas, o número de ocorrências de tentativa de invasão acaba sendo maior. Por isso, os serviços de terceirização de TI são aplicáveis a esse nicho, já que oferecem suporte 24 horas, 7 dias por semana.
Uma empresa de consultoria cuja única competência é fornecer o melhor serviço de TI vai garantir que seus profissionais sejam capacitados e certificados nas soluções mais recentes do mercado.
Pela variedade de problemas que uma grande empresa pode vir a ter, ela encontra no fornecedor de serviços de TI uma equipe de especialistas que podem ser mais efetivos na resolução de obstáculos nas mais diversas áreas da tecnologia da informação.
Portanto, a terceirização de TI para as grandes empresas vale a pena.
No entanto, para usufruir dos benefícios, a empresa precisa estar internamente alinhada quanto a seus objetivos e metas, já que terceirizar TI é possível a algumas funções, mas, sem estratégia definida, o tiro pode sair pela culatra.
Assim, é importante ter um planejamento antes de contratar a solução de TI. E, se você não sabe nem por onde começá-lo, não se preocupe: a 4Infra está à disposição para te ajudar em todas as etapas do desenvolvimento do seu projeto de informação.