(031) 3195-0580
4infra

3 razões para investir em consultoria de infraestrutura em TI

3 razões para investir em consultoria de infraestrutura em TI

Quando pensamos em TI, logo vem à mente algo mais robusto e direcionado para empresas de grande porte, certo? Nada disso! A tecnologia opera em todos os tipos de organização e, independente de seu tamanho, investir em consultoria de infraestrutura em TI pode fazer a diferença.

Toda empresa que produz e recebe dados pode se valer da consultoria para escolher as ferramentas capazes de melhorar o tráfego de informações, bem como sua segurança e agilidade.

Se você tem uma pequena empresa e ainda não dispõe de consultoria de infraestrutura em TI, é hora de rever a estratégia.

Qual é o papel de uma consultoria de TI?

Consultorias são empresas especializadas em otimizar processos dentro de uma organização, a partir de sua expertise. No caso da infraestrutura em TI, a finalidade da consultoria é oferecer atendimento de análise, orientação e fornecimento de equipamentos, softwares, manutenção e profissionais especializados para o bom desempenho das funções primordiais.

Mas na prática, como isso funciona?

Vamos supor que você seja o responsável por gerir um consultório médico. Ao sermos contatados, iremos ao local para entender o que a empresa necessita e quais são suas maiores demandas.

Com as informações em mãos, é feito um projeto com todo o necessário para a montagem de infraestrutura em TI no empreendimento. Após a aprovação do cliente, é só começar a colocar a mão na massa.

Nesse serviço, a empresa contratante da consultoria não precisa dispor de funcionário interno de TI para operar e gerenciar o sistema. A própria consultoria fornece alocação de mão de obra, conforme acordado em contrato.

Vantagens de investir na consultoria de infraestrutura em TI

Não é porque a empresa tem uma equipe enxuta que a parte tecnológica deve ser tratada de forma aleatória, só com computador e internet. Existem várias estratégias passíveis de aplicação por trás de cada aparato digital, todas com um único objetivo: atribuir mais eficiência ao negócio.

Para provar o ponto, veja, abaixo, 3 razões indiscutíveis para investir em consultoria de infraestrutura de TI.

Custo-benefício

Se você já tem uma estrutura tecnológica, mesmo que simples, na sua empresa, e ela começa a te dar dor de cabeça com gastos exagerados que extrapolam o orçamento, é sinal que você precisa repensar sua estratégia.

Ao contratar uma consultoria de infraestrutura em TI, tudo é pensado de maneira a atender, na medida certa, aos objetivos da sua atividade-fim. Dessa forma, não é preciso contratar sistemas robustos, por exemplo, e um de capacidade intermediária pode te atender a contento.

Outro aspecto de bastante relevância com a contração de consultoria de infraestrutura em TI é a redução dos custos diretos que o negócio tem na contratação de funcionários. A consultoria também pode se desdobrar em terceirização – e, nesse modelo, a empresa contratante não precisa arcar com custos trabalhistas, férias, 13º salário e demais benefícios previstos em lei.

Segurança para o seu empreendimento

Engana-se quem pensa que somente as grandes empresas sofrem com ataques de hackers, roubo de senhas e outros cibercrimes. Os pequenos empreendimentos costumam ser até mais vulneráveis às ameaças cibernéticas, justamente por não investir em infraestrutura de TI.

Segurança de dados é um termo importante para qualquer empresa, independente de seu tamanho ou segmento de atividade. Nesse cenário, a consultoria de infraestrutura em TI aponta e disponibiliza os melhores e mais adequados programas, como antivírus, firewalls e outros mecanismos de segurança que vão manter os dados protegidos.

Além disso, ela é responsável por realizar manutenções preventivas, que garantem a disponibilidade dos sistemas e mantém os arquivos e dados íntegros e acessíveis para quem precisa usar.

Profissionais especializados

Quando se contrata uma consultoria de infraestrutura em TI, a empresa não precisa se preocupar com investimento na aquisição de profissionais especializados – a menos que essa seja uma recomendação da própria consultoria.

Uma das grandes vantagens dos consultores é trabalhar diretamente com terceirização. Assim, as prestadoras do serviço já possuem profissionais atualizados e especializados nas mais diversas áreas de TI, como gerenciamento de backup, servidores, rede, virtualização e outros.

 

Se o seu objetivo é garantir agilidade e competitividade à empresa, focando no crescimento contínuo de suas atividades, a saída pode estar na consultoria de infraestrutura em TI.

Pode contar com a 4Infra no processo. Somos uma consultoria que auxilia pequenas, médias e grandes empresas a adotar as melhores práticas de TI para que seus dados estejam sempre seguros e o trabalho flua com naturalidade.

 

Venha conversar com a gente para entender como podemos te ajudar!


30 de outubro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Vantagens de usar o Sharepoint para servidor de arquivos
8 de novembro de 2021
Como fazer backup para Microsoft 365?
5 de novembro de 2021
Dicas para otimizar o Microsoft 365 em pequenas empresas
3 de novembro de 2021
5 razões para investir em Fortinet
1 de novembro de 2021
1 2 3 119
chevron-down