TI como diferencial competitivo para pequenas empresas

TI como diferencial competitivo para pequenas empresas

Se você pensa que está tecnologicamente alinhado com o mercado só porque a empresa tem um notebook, rede de internet e antivírus, prepare-se: sem uma boa gestão de TI, seu diferencial competitivo pode passar despercebido facilmente.

O mundo hoje gira em torno de soluções tecnológicas potentes e diferenciadas que facilitam a comunicação, geram retornos rápidos e com mais confiabilidade.

Por isso, utilizar recursos modestos – e sem um direcionamento claro de objetivos e metas – não vai fazer com que sua empresa seja competitiva no mercado.

Pequenas empresas podem e devem ter os melhores recursos tecnológicos para que sua atividade-fim seja realizada com excelência. Com a infraestrutura de TI certa, o empreendimento tem mais chances de se aprimorar e crescer em um ambiente cada vez mais inovador.

Nesse sentido, o pequeno empresário pode apostar em serviços que, embora de ponta, são acessíveis até aos orçamentos mais apertados. Estamos falando de virtualização do servidor, cloud computing, segurança em rede, nobreak, chatbots e app de vendas, entre outras soluções possíveis.

Mas não basta ter apenas os equipamentos e aplicações certas; é preciso acompanhar a tendência do mercado e fazer atualizações constantes de versões mais modernas e com mais recursos, a fim de usufruir de mais benefícios para a sua empresa.

Utilizando a gestão de TI como diferencial competitivo

Estruturar as ferramentas e processos de TI não é um trabalho fácil – e é por isso que contar com a ajuda de especialistas no assunto vai fazer toda a diferença para a realização de grandes mudanças. A consultoria em TI é o apoio estratégico que a empresa precisa para dar passos firmes e corretos no campo da inovação tecnológica voltada aos negócios.

Outra possibilidade, também realizada pelas consultorias, é a modalidade de outsourcing, ou terceirização de TI. Trata-se de uma tendência que potencializa os resultados da pequena empresa e melhora o custo-benefício relacionado às mais variadas aquisições para o setor.

Essa não é mais uma escolha, mas a realidade dos fatos. A tecnologia é fundamental em qualquer tipo ou porte de negócio. Afinal, você precisa transmitir dados, realizar vendas, gerar boletos, armazenar e proteger os dados de clientes e fornecedores – e fazer tudo isso de forma rápida e eficaz.

Uma boa consultoria de TI vai te ajudar a implementar recursos assertivos na área, automatizar processos e reduzir a incidência de erros que possam impactar negativamente sua marca. Com ela, a organização pode ter mais autonomia para realizar serviços da sua atividade-fim, em vez de focar na manutenção das informações. O resultado é mais qualidade e diferencial competitivo.

Ainda não se convenceu?

Veja mais alguns motivos de focar na gestão de TI como diferencial competitivo:

Manter o foco no que interessa

Pense na seguinte situação: um escritório de advocacia, por exemplo, tem um trabalho enorme a realizar todos os dias. É preciso seguir o andamento de processos judiciais, atender clientes, agendar audiências, preparar discursos – fora todo o serviço administrativo. Imagine se, além de fazer tudo isso, a equipe tivesse que se preocupar em atualizar sistemas ou estudar as nuances de TI para entender como melhorar seus resultados...

Manter um departamento de tecnologia em um escritório é custoso, principalmente para uma pequena empresa. A infraestrutura vai demandar profissionais especialistas e a compra de equipamentos que nada tem a ver com o core business da organização, e isso para dizer o mínimo.

Para que a empresa se dedique exclusivamente àquilo que sabe fazer, contrata-se uma consultoria de TI. Ela pode trazer inúmeros benefícios para a organização, dentre elas a responsabilidade de gerir uma área complexa e, ao mesmo tempo, indispensável às organizações.

Redução de custos

A terceirização em TI tem como principal benefício a redução de custos.

Como não será desenvolvida uma área dedicada para cuidar desse assunto, logo a empresa não terá que inserir em sua folha de despesas o pagamento de profissionais qualificados, além das obrigações trabalhistas, como férias, INSS, FGTS e 13º salário, ou a compra dos hardwares necessários para o desenvolvimento dos sistemas.

Soluções ágeis e seguras

Com a ajuda de uma consultoria em TI ou fornecedora especializada desse serviço, a empresa contratante fica mais tranquila em relação às implementações tecnológicas. Consultorias, de forma geral, possuem especialistas disponíveis em todas as áreas, propondo soluções adequadas e vantajosas para a organização.

O resultado pode ser percebido através de recursos mais ágeis, com menor custo, que geram melhoria no desempenho, produtividade e eficácia nos processos e constante atualização dos sistemas.

Melhoria na aquisição de clientes

As consultorias de TI ajudam as empresas a reduzir o custo com aquisição de novos clientes, introduzindo ferramentas automatizadas que tornam o atendimento mais rápido e inteligente.

Esses recursos são fundamentais para traçar o perfil do seu público-alvo e analisar o seu hábito de compra, instrumentos que aceleram os resultados do setor comercial.

 

Agora que você sabe que pode fazer diferença no mercado, que tal acelerar esse processo e contar com a TI como diferencial competitivo a partir de agora? Venha conhecer a 4Infra, uma consultoria de TI com foco em empresas de pequeno e médio porte. Entre em contato com a gente!

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
11 de dezembro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Empresa de Suporte em TI | 4infra
22 de novembro de 2024
Manutenção de Servidores
22 de novembro de 2024
Consultoria Power BI
22 de novembro de 2024
1 2 3 198
chevron-down