As informações de uma empresa são o que ela tem de mais importante. Afinal, é através delas que os gestores avaliam cenários e tomam suas decisões. Por isso o SGBD é a ferramenta que você precisa para o seu negócio.
Você sabe o que é ou já ouvir falar dessa sigla?
SGBD é a sigla em inglês de Data Base Management System, ou Sistema Gerenciador de Banco de Dados, em tradução para o português. Trata-se de um conjunto de software que gerencia uma base de dados, sendo responsável pelo controle, acesso, organização e proteção das informações da sua empresa.
O objetivo principal desse recurso é retirar da aplicação do cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, além de manipular e organizar os dados, permitindo que eles se tornem apenas uma referência.
Utilizada por inúmeras empresas, o SGBD é uma maneira de centralizar todos os dados em um único lugar, facilitando a consulta e também a proteção das informações.
De maneira geral, um banco de dados requer um programa de software específico e abrangente. Um SGBD funciona como uma interface entre o banco de dados e os usuários. Com isso, é possível armazenar, recuperar, atualizar e gerenciar o modo como as informações são organizadas e otimizadas.
Ao utilizar esse recurso, o usuário tem as condições necessárias para criar seu próprio banco de dados, levando em conta as demandas da organização. Para isso, você pode utilizar inúmeros tipos de SGBD, conforme abaixo:
É um tipo de banco de dados que armazena e fornece acesso a dados relacionados entre si. São baseados em modelos intuitivos e diretos de representar dados em tabelas.
Com isso, cada linha é um registro com uma ID exclusiva chamada chave. As colunas contêm atributos dos dados e cada registro possui um valor para cada atributo, o que facilita o estabelecimento das relações entre os pontos de dados.
É qualquer banco de dados que não segue o tipo fornecido pelos sistemas tradicionais de gerenciamento de banco de dados relacionais.
Utilizam diversos modelos de dados, incluindo documentos, gráficos, chaves-valor e colunares. São amplamente reconhecidos pela facilidade em seu desenvolvimento, desempenho escalável, alta disponibilidade e resiliência.
Modelo hierárquico consiste em uma coleção de registros que são conectados uns aos outros por meio de ligações, fundamentando a sua base de dados em um padrão de entidades e relacionamentos.
Possui uma organização semelhante ao hierárquico, mas com uma infraestrutura mais completa, sendo a principal diferença entre eles o fato de não existir restrição hierárquica no modelo de rede.
É um modelo que permite a organização dos dados em uma estrutura formada por muitas listas e um conjunto complexo de ligações.
Nesse modelo as funcionalidades de orientação a objetos são integradas aos bancos de dados onde cada informação é armazenada em forma de objeto e seus registros em forma de lista.
Pelas descrições de suas funcionalidades é possível perceber que a ferramenta é imprescindível em todos os portes de negócio, já que o sistema é um dos mais adequados para tratamento de dados.
Veja as vantagens de implantar um SGBD em sua organização!
Para entender um pouco mais sobre Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados e contratar o serviço para a sua empresa, entre em contato com a 4Infra e vamos discutir sobre a melhor opção para o seu negócio.