(031) 3195-0580
4infra

VPS: saiba o que é e como usá-lo!

VPS: saiba o que é e como usá-lo!

Se você atua na área de TI ou costuma ler sobre o assunto, provavelmente já viu a sigla VPS. O Virtual Private Server, traduzido como servidor privado virtual, é um tipo de tecnologia que possibilita a simulação de um servidor dentro de um servidor. 

Num primeiro momento, essa definição pode parecer bem estranha e confusa. Por isso, na publicação vamos apresentar as funcionalidade do VPS e sua aplicação na área da tecnologia. 

Afinal, o que é o VPS?

Antes de apresentar suas funcionalidades, precisamos explicar alguns conceito. O servidor é um computador onde dados e outros arquivos importantes para um site ficam armazenados.

Ao visitar uma página na web, por exemplo, o navegador da página encaminha um pedido para o seu servidor. Nesse processo, são repassados os dados fundamentais para entrar no site. 

O VPS é um tipo de hospedagem de sites. Além dele, existem o do WordPress, oferecido para usuários da plataforma, a compartilhada, o cloud e a dedicada.

Na hospedagem VPS é ofertado um servidor virtual, que simula um servidor físico. Isso possibilita que a máquina seja compartilhada com outros usuários, ao mesmo tempo que, cada usuário, pode instar seu próprio software. 

Assim, podemos pensar que o VPS atua de duas formas, oferecendo um espaço virtual compartilhado e uma camada privada. De maneira prática, a hospedagem de sites com esse tipo de hospedagem é um serviço comum.

Isso porque, com o processo de virtualização, esse sistema permite num servidor de múltiplos usuários e recursos dedicados, ou seja, que são privados. Além disso, ele é uma opção de hospedagem segura e estável.

Além disso, no VPS você consegue configurar o site da sua empresa em um local seguro. Nele, há recursos garantidos, como o espaço em disco e a memória. Com isso, não é necessário compartilhar esses dados com outros usuários.   

Principais vantagens e desvantagens do VPS

Como já destacamos anteriormente, a hospedagem VPS pode ser uma boa solução para o site da sua empresa. Entretanto, devemos ter cuidado e ponderar como pode agregar ou prejudicar. 

Em situações onde há picos de tráfego de usuários, por exemplo, não existe problemas na estabilidade da página. Outro ponto importante e em destaque é que existe mais privacidade e segurança nesse serviço.  

Se comparado com servidor de hospedagem compartilhada, por exemplo, o VPS é mais rápido e confiável. Entretanto, para gerenciá-lo é necessário ter alguns conhecimentos mais técnicos. Ou seja, sua empresa precisará de profissionais capacitados para lidar com essa hospedagem.  

Além disso, a opção é mais cara se comparada a outros tipos, como a compartilhada. Em contrapartida, esse servidor proporciona uma facilidade no processo de escala, assim, se seu site crescer será mais é fácil fazer um upgrade do VPS. 

Para jogos e outros produtos que exigem um desempenho maior, o servidor se destaca em relação a outros tipos. Um bom exemplo de site com alto desempenho é o jogo Minecraft.

Dessa maneira, durante as partidas não existem problemas ligados a qualquer tipo de travamento ou até mesmo atraso. Por ter arquivos e dados protegidos de outros usuários, o servidor também proporciona mais privacidade.

Contudo, vale destacar que é importante compreender o funcionamento desse sistema. Se configurado de forma inadequada,  pode acontecer problemas graves de vulnerabilidade na segurança do sistema.

Depois entender o que é o VPS e outras questões do sistema, vale lembrar que é importante ter conhecimento técnico para ter um bom gerenciamento do site.

Para isso, a 4Infra desenvolve consultorias e outros serviços que ajudarão sua empresa. Entre em contato com nosso time e receba um atendimento especializado.

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down