(031) 3195-0580
4infra

Bare Metal: conheça o servidor físico! 

Bare Metal: conheça o servidor físico! 

Empresas com muitos acessos ou demandas, podem exigir serviços mais personalizados para o seu sistema. Um desses serviços são os servidores personalizados, um local onde fica armazenado dados essenciais para o bom funcionamento de uma máquina. 

Também usado como um item que garante segurança e que atua de forma integral para manter arquivos online, o servidor dedicado atua de forma mais robusta se comparado com outros tipos. 

Entretanto, antes de optar por um servidor dedicado, é importante a empresa conhecer quais opções existem hoje no mercado. A partir disso, será selecionado o modelo que fará mais sentido para o negócio. Uma dessas possibilidades é o bare metal. 

Afinal, o que é o bare metal?

Uma opção para quem deseja bons resultados em performance, o bare metal é um tipo de servidor físico. Diferente de outros modelos, ele é exclusivo para um único inquilino, o que proporciona uma melhora no desempenho e segurança. 

O termo em inglês, que é traduzido de forma literal como metal cru, o bare metal é usado na área de TI, por exemplo, para a instalação de um sistema operacional. Nesse sentido, o servidor hospeda o sistema diretamente no hardware. 

Esse processo é diferente de outras instalações que acontecem no caso de ambientes virtualizados. Isso porque, nesse caso, o sistema operacional fica hospedado em vários VMs, ou seja, em diferentes máquinas virtuais.

Por ser um sistema que evita o processamento em diversas camadas, o bare metal proporciona mais controle para o responsável pelo servidor. Outra vantagem do servidor físico é um tempo menor para acessar dados, o que garante mais velocidade ao sistema.

As vantagens do Bare Metal para os negócios

Além disso, ao ser comparado com servidores virtuais, o bare metal se destaca no desempenho de aplicações que são mais sensíveis. Outra vantagem do servidor estar na possibilidade de não compartilhar recursos com servidores de outros inquilinos. 

Com isso, é possível evitar um fenômeno conhecido como efeito do vizinho barulhento. Outra questão que se destaca é a segurança. Isso porque recursos, aplicativos e dados ficam isolados no servidor. 

Com isso, há uma melhora significativa no que diz respeito aos níveis de segurança de e informações. Além disso, outros impactos positivos acontecem na privacidade do sistema ao ser comparado com os servidores virtuais. 

Nesse sentido, para as empresas que desejam mais segurança de dados, o bare metal é um servidor que se destaca. Empreendimentos em setores que lidam com muitas informações de outros usuários,  como bancos e lojas varejistas, o servidor se destaca. 

Dessa forma, a partir desse servidor dedicado para o empreendimento, é possível proporcionar um ambiente mais seguro para as informações. Entretanto, nem todas as empresas precisam desse sistema dedicado. 

Caso seu negócio não envolva um grande volume de dados restritos como os exemplos citados acima, é indicado o ambiente virtualizado. Vale lembrar que existem diversas estratégias que irão garantir a segurança das informações. 

Para isso, é indicado procurar uma consultoria especializada que indicará as melhores soluções para sua empresa. A 4infra atua no ramo de tecnologia da informação em área como terceirização TI e segurança virtual. 

Saiba como proteger os dados da sua empresa com a 4infra. Entre em contato com nossa equipe!

 

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Phishing: saiba como evitar esse ataque 
27 de setembro de 2021
Segurança digital: 3 sinais para investir  
27 de setembro de 2021
Conheça a Data Mesh: a inovação na arquitetura de dados 
24 de setembro de 2021
Conheça o Xaas e saiba como aplicá-lo 
22 de setembro de 2021
1 2 3 114
chevron-down