(031) 3195-0580
4infra

Como proteger ataques cibernéticos na nuvem?

Como proteger ataques cibernéticos na nuvem?

Ataques cibernéticos em serviços de nuvem são bastante comuns e podem causar danos significativos à segurança das informações empresariais. Segundo relatório da Sophos de 2020, “The State of Cloud Security 2020”, sete em cada 10 empresas já sofreram ataques em nuvem. Essa, entretanto, não precisa ser uma realidade da sua empresa. 

As principais fontes de ataques são via malwares, ransomwares e cryptojacking. Outras fontes de ataques cibernéticos vem de brechas de configuração nos serviços em nuvem e roubos de credenciais por phishing e falhas em engenharia social.

Se você utiliza serviços em Dropbox, Office e G Suíte, deve redobrar os cuidados, já que esses são os serviços de nuvem mais visados por hackers. 

O prejuízo causado por ataques cibernéticos não é apenas na reputação do negócio, mas sim financeiro. Com informações empresariais vazadas, o prejuízo chega a ficar na casa dos milhares de reais, comprometendo todo o orçamento da empresa e prejudicando o lucro. 

Ou seja, aprender a prevenir sua empresa de ataques cibernéticos em nuvem é essencial para o bom andamento do negócio. De nada adianta os resultados de vendas serem expressivos se os gargalos de segurança afetam a performance da empresa. 

Fatores que facilitam ataques cibernéticos

O relatório da Sophos também aponta que as principais falhas de segurança vêm de dentro da empresa. De acordo com o levantamento, 91% das empresas não segmentam a escolha de privilégios dos usuários, o que pode contribuir para os ataques.

Além disso, a maioria dos negócios não criptografa os dados, serviços de armazenamento e banco de dados. A criptografia consiste na construção e análise de protocolos que reforçam a segurança de comunicações. 

Dados criptografados são bem mais seguros e difíceis de serem vazados. Hoje em dia, grandes empresas já utilizam a criptografia para garantir a segurança de suas informações privadas. É o caso, por exemplo, do WhatsApp. 

Outro fator que facilita o trabalho dos hackers é que grande parte dos colaboradores das empresas não ativam a identificação de dois fatores de seus logins. Isso facilita o acesso a todas as plataformas e o risco à segurança é dobrado. 

Como prevenir ataques cibernéticos na nuvem? 

Você já percebeu que para garantir a segurança das informações de sua empresa é preciso dificultar o trabalho dos hackers. 

Para começar, é ideal fazer uma análise diagnóstica da empresa e identificar se ela está realmente segura contra ciberataques. Com o diagnóstico feito, é possível buscar melhorias e reforçar a segurança como um todo. 

O trabalho de dificultar o trabalho dos hackers começa dentro da empresa, com treinamento dos colaboradores e boas práticas de segurança de dados. Algumas dicas podem ajudar a prevenir falhas nas nuvens:

  • evite senhas óbvias;
  • ative a identificação em dois fatores;
  • criptografe os dados;
  • mantenha mais do que um único backup;
  • desconecte aplicativos da nuvem;
  • ative outros recursos de segurança oferecidos pela nuvem.

Você também pode contar com a ajuda de especialistas, que farão um diagnóstico na segurança dos dados e buscarão as melhores soluções para evitar ataques cibernéticos na nuvem.

Contar com suporte especializado poupa tempo, energia e dinheiro. Fica mais fácil tomar decisões assertivas e que realmente atuarão no problema. 

A segurança de seus dados é coisa séria. Por isso, conte com a 4infra Consultoria em TI. Nossos profissionais estão prontos para atender às suas necessidades de maneira personalizada.

Com seus dados seguros, você pode se concentrar em otimizar a performance empresarial, trabalhar com mais estratégia e praticidade e economizar recursos. 

Entre em contato e agende um horário para conhecer nossos serviços agora! 

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down