Quando o assunto é segurança nas redes sociais ou no e-mail, você provavelmente já se deparou com a expressão "autenticação de dois fatores”. Apresentada como uma estratégia de segurança de dados, esse tema pode gerar muitas dúvidas.
No e-mail, por exemplo, a autenticação acontece a partir de uma notificação que é enviada ao celular. Isso acontece no momento que você tenta acessar a conta.
Também existe uma outra modalidade que envia códigos para o número de telefone. Essa tecnologia, que está presente em tantas ferramentas e aplicativos, se torna ainda mais importante para as empresas.
De acordo com o relatório do FortiGuard Labs, em 2020 o Brasil sofreu com mais de 8,4 bilhões de tentativas de ataques. No último trimestre do ano, nos meses de outubro, novembro e dezembro, as tentativas chegaram ao valor de 5 bilhões.
Nesse cenário, manter a segurança de dados pessoais e, principalmente, de empresas é fundamental. Isso porque o vazamento ou captura de informações podem trazer grandes prejuízos.
Uma camada extra de segurança a autenticação é um recurso que pode ser usado em empresas e para usuários. Essa verificação extra ocorre quando há necessidade de logar em uma conta.
A primeira barreira de identificação ao entrar em um site ou sistema, é o usuário e senha. No caso de uma empresa, a autenticação é o login e a senha que você criou.
Com os avanços tecnológicos, cibercriminosos desenvolveram estratégias ainda mais avançadas para obter informações sigilosas. Por isso, essa primeira autenticação é insuficiente para barrar o roubo de dados.
A partir dessa necessidade, surge a autenticação adicional. Dessa maneira, o usuário prova, mais uma vez, que é ele mesmo que está acessando o site ou sistema.
É importante lembrar que, mesmo com essa camada adicional, você ainda pode ser vítima de criminosos virtuais. ser Entretanto, esse risco é muito menor se comparado ao método de autenticação único, ou seja, a opção extra ainda oferece mais segurança para o usuário.
De acordo com pesquisa divulgada pelo grupo Mz, no primeiro semestre de 2021, as notificações de ataques cibernéticos contra empresas brasileiras cresceram 220% se comparado a 2020.
As informações do levantamento são da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A instituição atua como uma agência regulada pelo Ministério da Economia.
Por isso, dentro do meio corporativo é fundamental adotar estratégias para barrar as tentativas de invasão. Dessa forma, a autenticação atua como uma barreira que evita prejuízos enormes que esse problema pode causar.
Apesar de não ser uma estratégia infalível, a autenticação de dois fatores evita danos maiores ao sistema. Isso porque, caso aconteça o vazamento de senhas, o acesso de criminosos será mais difícil.
Outra vantagem é a sensação de mais segurança para a empresa com as duas barreiras de acesso. E, caso ocorra alguma invasão, será mais fácil identificar o problema de forma mais rápida.
Vale destacar que muitas empresas sofrem com ataques na web. A ação de software malicioso inclui desde o vazamento de informações sigilosas, até mesmo a prática de ransomware, um tipo de extorsão em que as informações são bloqueadas. Para acessá-las, os criminosos exigem o pagamento de resgate.
Para autorizar a entrada em alguma conta, existem maneira de barrar o acesso de invasores. Continue lendo e conheça as principais ferramentas disponíveis na autenticação de dois fatores.
Uma das formas mais seguras é a biometria. Nela, o acesso é autorizado a partir da digital, íris ou reconhecimento facial do usuário. No mercado, existem modelos que usam até o batimento cardíaco.
O principal desafio desse tipo de autenticação está no dispositivo usado. Modelos mais antigos, por exemplo, não possuem leitores de biometria. Nesse caso, outra prática indicada é o SMS. Para isso, é enviado um código via mensagem de texto para o usuário usado no site ou aplicativo que o usuário deseja entrar.
Mais prático e fácil, o SMS facilita no dia a dia. Outra estratégia semelhante é o e-mail. Nele, é enviado um código para o endereço do usuário. Isso facilita o acesso de usuário que não estão com o aparelho cadastrado por perto. O QR code também é outra opção de autenticação de dois fatores.
O WhatsApp web, por exemplo, usa essa tecnologia. Agora que conhece as principais formas de autenticação, é o momento de colocar a mão na massa! Para quem deseja mais segurança virtual para sua empresa, fale com a equipe de especialistas da 4infra!