(031) 3195-0580
4infra

Qual o melhor backup em nuvem para a pequena empresa?

Qual o melhor backup em nuvem para a pequena empresa?

Uma das melhores soluções tecnológicas criada nos últimos tempos é o backup em nuvem. Com ele, as informações mais importantes e sigilosas do seu negócio ficam seguras e podem ser acessadas de qualquer lugar.

E a gestão não precisa ficar preocupada com a proteção dos dados todas as vezes que tiver um incidente no espaço físico da organização, como pico de energia, queda de equipamentos ou até mesmo roubo de notebooks. A nuvem salva tudo!

Entenda o que é backup em nuvem

O backup em nuvem, também conhecido como cloud backup, é um serviço de armazenamento remoto. Geralmente fica em ambiente contratado de um fornecedor de serviços e funciona como um replicador virtual de informações importantes.

Na maneira tradicional de armazenamento, faziam-se inúmeras cópias de segurança em CDs, pendrives e HDs externos. Hoje, com o backup em nuvem, todos os dados do computador ficam salvos em vários servidores remotos, através da internet. Ou seja, mesmo que o computador seja extraviado, que o prédio pegue fogo ou que todos os dispositivos sejam perdidos em uma enchente (não queremos que aconteça nunca, mas vai saber!), suas informações vitais vão estar protegidas.

Além da segurança, o backup em nuvem traz uma série de outros benefícios  para as empresas, como:

  • Backups automáticos que sincronizam e atualizam constantemente os dados;
  • Acesso a qualquer momento e em qualquer lugar do mundo;
  • Gastos proporcionais à quantidade de recursos utilizados;
  • Capacidade de expansão;
  • Menor custo com instalação e manutenção de sistemas.

Não é novidade que o backup em nuvem serve de atalho para o aprimoramento do setor de TI, certo? No entanto, a dúvida que fica é: para usufruir de todos esses benefícios, qual a melhor tecnologia em nuvem que agrega valor à pequena empresa?

O mercado oferece muitas opções de ferramentas de cloud backup. Aqui, iremos listar aquelas que consideramos as melhores para o mundo corporativo focado em PMEs.

Google Drive

Esse é um serviço de armazenamento e sincronização da Google que oferece acesso seguro e criptografado aos arquivos. Todos os itens compartilhados são verificados automaticamente e removidos quando detectado malware, spam, ransware ou phishing.

O armazenamento é gratuito até 15 GB, o que pode ser o suficiente para um pequeno negócio. Contudo, esse espaço também abriga informações de outros serviços, como Gmail e Google Fotos. Se precisar de mais armazenamento, é preciso fazer um plano de assinatura no Google One, escolhendo entre as opções de 100 GB, 200 GB e 2TB. 

OneDrive

Essa plataforma de serviço em nuvem da Microsoft faz backup automático de fotos e vídeos do seu telefone, recebe notificação quando um documento compartilhado é editado, acessa pastas inteiras no aplicativo sem estar online e marca, assina e envia documentos diretamente do aplicativo móvel do OneDrive.

A plataforma oferece gratuitamente 5 GB de armazenamento em nuvem, mas a empresa pode fazer uma assinatura do Microsoft 365 e obter 1TB de espaço.

iCloud

O iCloud da Apple possui integração com as demais ferramentas da marca, disponibilizando um espaço de 5GB gratuitamente. 

Dentre as muitas vantagens da tecnologia está a autenticação de dois fatores, uma proteção extra que permite que só você acesse sua conta. Em outras palavras, a conexão com os dados fica restrita a aparelhos da sua confiança, como o seu iPhone, Mac ou iPad.

Mega

Outro serviço de armazenamento em nuvem, considerado um dos melhores para PMEs, é o Mega. Nele, as informações são criptografadas de ponta a ponta, com links protegidos por senha e suporte à disposição 24 horas por dia, 7 dias na semana, entre outros benefícios.       

Um dos diferenciais do Mega é a capacidade de armazenamento gratuito de 20GB para todos os usuários, oferecendo planos pagos para quem deseja limites bem maiores.

Além dessas, existem outras ferramentas no mercado com características semelhantes, como Azuri, Dropbox e Acronis. De qualquer forma, não é por falta de opções que sua pequena empresa vai deixar de aderir ao backup em nuvem.

A escolha vai depender do orçamento da organização, do sistema de proteção da ferramenta, frequência dos backups, se os sistemas de escalabilidade são ideais para o crescimento do seu negócio e se os recursos disponíveis atendem às suas demandas.

Muitas vezes, um pequeno negócio não possui uma visão de TI necessária para contratar serviços de Backup, focando muito mais na questão dos valores financeiros.

O recomendável é contar com uma consultoria de TI, como a 4Infra, para fazer essa avaliação e propor uma solução que atenda, de forma eficiente, as suas demandas.

Venha conversar com nossos especialistas e encontre o backup em nuvem ideal para a sua empresa!


27 de outubro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Vantagens de usar o Sharepoint para servidor de arquivos
8 de novembro de 2021
Como fazer backup para Microsoft 365?
5 de novembro de 2021
Dicas para otimizar o Microsoft 365 em pequenas empresas
3 de novembro de 2021
5 razões para investir em Fortinet
1 de novembro de 2021
1 2 3 119
chevron-down