Roteador Wireless - o que fazer em caso de problemas

Roteador Wireless - o que fazer em caso de problemas

O wi-fi corporativo pode apresentar problemas que o gestor deve identificar imediatamente. Não é possível, em um mercado tão competitivo, ficar offline e deixar toda a equipe sem produzir. Em muitos casos, o problema está no roteador wireless, que pode desconfigurar em determinadas situações.

Por isso, é importante ter conhecimento sobre como configurá-lo e retomar as atividades do negócio. Veja a seguir!

 

 

Configurando um Roteador Wireless em caso de problemas

 

Roteador Wireless - o que fazer em caso de problemas

O primeiro passo quando o gestor de uma pequena empresa se depara com problemas no Roteador Wireless é verificar os cabos conectados de energia e de Ethernet. O equipamento que para de transmitir sinal Wi-Fi ou está desligado pode estar somente desconectado, seja por algum acidente no manuseio do aparelho. Se está tudo certo com os cabos, siga as etapas seguintes.

 

Reinicie as configurações do roteador

O roteador parou de funcionar? Suas luzes estão piscando, e o sinal Wi-Fi não está sendo transmitido? Tentar recuperar o equipamento resetando suas configurações. Há roteadores que já vêm com um botão na parte traseira, que permitem a formatação simplificada. Com essa medida, o roteador ficará como se estivesse novo, com as configurações de fábrica. Assim, o usuário poderá reconfigurá-lo da melhor forma, claro que é necessário um conhecimento mínimo para redefinir as configurações do roteador.

Entretanto, essa medida não resolverá a questão se o problema for físico (peças e antenas).

 

Atualize o firmware

Firmware é um programa que controla as funções básicas do roteador. Pode ser que o problema esteja exatamente nele, e atualizá-lo pode ser a saída para recuperar seu equipamento. O fabricante do roteador pode ter liberado algum ajuste para resolver bugs ou medidas de compatibilidade de sistema.

Para atualizá-lo, acesse as configurações do modelo ou o número de IP para ter as informações completas sobre a versão do firmware. No site do fabricante, é possível encontrar o download do arquivo atualizado. É só seguir os passos expostos.

 

Mude o canal wireless

Seu Roteador Wireless pode apresentar problemas com a grande quantidade de roteadores sem fio nas proximidades. Isso causa mútua interferência, porque é comum que eles enviem sinais na mesma frequência. Por isso, mudar o canal Wireless pode ser a resposta para a questão.

 

Mude o roteador de lugar

Você sabia que alguns objetos podem bloquear o sinal da rede sem fio? Metal, microondas e alguns telefones sem fio são bons exemplos. Por isso, uma medida simples é reposicionar seu roteador. Lembre-se de que a antena do aparelho deve estar na posição vertical para oferecer uma área de cobertura maior.

 

 

Configurações de instalação corretas

Se nenhuma dessas medidas foi eficiente para resolver o problema do seu Roteador Wireless, é preciso se atentar às configurações de instalação utilizadas. A dica ao reiniciá-las é exatamente para o caso de desconfiguração do equipamento. Para configurar corretamente, você deve:

  • Verificar o endereço de IP do dispositivo (manual do aparelho ou adesivo colado embaixo da peça);
  • Digitar o endereço de IP no navegador;
  • Digitar o nome de usuário e a senha padrão definidos pelo fabricante;
  • Em caso de primeira conexão do modem ao computador, a configuração é automática;
  • Se desejar, você pode configurar a conexão Wi-Fi.

 

Problemas na internet

O problema com seu roteador wireless persiste? Investigue sua conexão com a internet. As luzes indicativas de “Wi-Fi” e Internet estão ativas (luzes estáticas) ou tentando conexão (piscando)? Faça um teste de conexão com o cabo Ethernet ligado diretamente no computador. Depois, desligue o roteador por 30 segundos e ligue-o novamente.

Um roteador wireless pode parecer um equipamento de simples instalação na rede corporativa, até que o primeiro problema apareça. Essas dicas podem resolver as questões, mas é muito importante que a empresa possua uma equipe de TI remota pronta para ajudá-la na resolução desses problemas. Assim, o sistema é mantido sempre disponível, contribuindo para a produtividade e o lucro do negócio.Precisa de assistência remota? Converse com a 4infra!

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

chevron-down