A tecnologia é peça fundamental para o bom desempenho de uma empresa. Assim como os outros setores que fazem parte da engrenagem empresarial, o da tecnologia da informação também demanda constantes melhorias e investimento, especialmente quando falamos em otimizar os processos de TI.
Por meio da otimização de processos é possível reduzir o tempo de execução das tarefas, aproveitar melhor os recursos disponíveis, melhorar o resultado do negócio e diminuir gastos desnecessários.
Dessa maneira, as ferramentas para otimizar os processos de TI trabalham na busca pela eficiência operacional, respondendo às demandas do mercado e trazendo expressivo custo-benefício às organizações.
A grande questão é: como fazer isso? Qual ferramenta utilizar?
Antes de falar, de fato, como otimizar os processos de TI da sua empresa, é preciso entender o significado desse termo.
Em linhas gerais, a otimização de processos é um conjunto de ações com o propósito de melhorar o desempenho das equipes nas atividades realizadas em uma rotina organizacional.
Em outras palavras, trata-se de um método que visa reconhecer os pontos de operação que podem ser melhorados. A partir daí, o objetivo passa a ser otimizar o desempenho geral da empresa, colocando-a em posição de destaque no mercado.
A otimização de processos é uma primeira etapa na melhoria de uma corporação, e pode ser classificada como a forma de estudar viabilidades para setores e etapas de operação. Depois que esse processo é finalizado, e a empresa tem os pontos de atenção determinados, ações práticas podem - e devem - ser tomadas.
Em mercados cada vez mais competitivos, nenhuma empresa pode correr o risco de não ocupar uma posição de destaque junto a seu público. É por esse motivo, dentre tantos outros, que otimizar os processos de TI é importante.
Ok, mas como colocar essa otimização em prática?
Para responder a essa pergunta, separamos dicas infalíveis para que a TI da sua empresa consiga se sobressair em relação à TI da concorrência.
O ponto de partida para otimizar os processos de TI é examinar o que foi e tem sido feito nesse quesito - dando ênfase às ações mais atuais. Em outras palavras, é preciso identificar todos os processos que são realizados dentro da empresa, desde as tarefas setoriais até a operação de mercado, em que a TI atua diretamente.
Para tanto, é interessante fazer uma análise geral de todas as atividades realizadas pelos colaboradores, bem como dos sistemas automatizados, já que ambos influenciam no desempenho final.
Assim você terá um panorama geral de quantos recursos (financeiros e humanos) cada setor demanda, as atividades que afetam positivamente a empresa e os pontos e gargalos que atrasam esse processo.
Os responsáveis pela TI da sua empresa devem falar muito sobre armazenamento em nuvem - e eles têm um bom motivo para isso. São inúmeros os benefícios que a nuvem traz para a otimização dos processos.
As soluções de nuvem permitem que os colaboradores acessem o trabalho de qualquer lugar, inclusive fora da sede da empresa. Elas também facilitam a colaboração entre os times e aceleram integrações nos serviços.
Seu controle de versões de backup também torna mais rápido o processo de recuperação de desastres.
Depois que a análise interna é feita, relatando os processos da empresa em detalhes, é hora de fazer as mudanças cabíveis a cada contexto. Dica: trabalhe nesse ponto de forma persistente, pois o foco e a riqueza de detalhes vão te ajudar a obter bons resultados.
O objetivo principal é fazer com que as tarefas evoluam para um nível maior de desempenho, no qual falhas anteriores e gastos desnecessários sejam reduzidos - ou eliminados completamente.
Analisar o desempenho dos colaboradores permite que o gestor tenha um panorama geral de como cada setor está funcionando - e como isso influencia no bom funcionamento da empresa no geral.
Com essa métrica, problemas que vão desde a infraestrutura da corporação até o comportamento dos funcionários são mais facilmente identificados. Dessa forma, é possível tomar medidas rápidas e eficientes para corrigi-los.
É importante que o gestor desenvolva um indicador de desempenho que seja compatível a cada setor, visando suas particularidades de funcionamento, metas e objetivos.
A última dica para otimizar os processos de TI da sua empresa é terceirizar os serviços desse setor. A terceirização é a possibilidade de trazer, para o seio da empresa, profissionais qualificados e inovações para a área de TI - sem pesar no bolso.
Quem fornece esse tipo de serviço está pronto para exercer, de maneira eficiente, melhorias e adaptações nas soluções de tecnologia, além de desenvolver ambientes para que a infraestrutura de TI alcance um desempenho excelente.
Com isso, é possível otimizar o setor de TI, tornando-o mais ágil e produtivo.
Está pensando em terceirizar os processos de TI? Conte com a gente! A 4Infra está disponível para te ajudar em todo o setor de tecnologia da informação.
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