Para que serve o filtro web?

Para que serve o filtro web?

 

O uso da internet tem se tornado frequente e quase obrigatório nas organizações. É praticamente impossível obter sucesso nos negócios sem o auxílio dessa poderosa ferramenta. Com ela podemos atualizar as redes sociais, estabelecer conexão com programas e servidores, fazer pesquisas, consultar dados e realizar pagamentos, entre outras utilidades oferecidas.

 

 

Devido ao acesso às diversas páginas da internet e às constantes trocas de dados, as empresas buscam soluções que protejam suas informações de ataques e furtos cibernéticos. Uma das saídas encontrada é fazer com que o uso da internet, nos diferentes setores, seja diferenciado. Ou seja, é preciso aplicar o filtro web de acordo com a expectativa de cada área ou colaborador.

 

 

A utilização liberada da web pode trazer reflexos positivos e negativos para as organizações. Tudo vai depender do tipo de negócio e, também, do grau de maturidade do funcionário.

 

 

Isso quer dizer que o acesso desregrado à internet traz consequências, como perda de tempo em páginas que não são do interesse da companhia, comprometendo a produtividade do setor. Por outro lado, pode estimular a criatividade e o desempenho de determinados colaboradores.

 

 

Nesse momento, o importante é avaliar os interesses da empresa e buscar formas de melhorar a performance e a eficiência do funcionário, atribuindo o filtro web no equilíbrio do uso da internet.

 

 

 

 

Filtro web: o conteúdo na medida certa

 

 

 

Filtro web é um software de controle de conteúdo que restringe o acesso a determinados sites que possam conter informações inadequadas ao contexto da organização e programas com características suspeitas que possam prejudicar a segurança das informações.

 

 

O acesso à internet deixa de ser feito através de um computador e passa a ser realizado através de um filtro web. Todo esse processo é executado de forma individual ou por setor, levando em consideração as demandas necessárias para o bom desenvolvimento de cada atividade.

 

 

A ferramenta garante que as solicitações sejam filtradas e atribui ao usuário todos os detalhes desse acesso, como o que pode ou não ser aberto no ambiente de trabalho – como as redes sociais, por exemplo. Ao entrar nesses sites, o funcionário irá ver na tela seu nome e alguma informação sobre a política de privacidade da companhia que impossibilita a conexão com esse tipo de conteúdo.

 

 

Em contrapartida, as organizações podem utilizar o filtro web para estipular o horário de acesso a determinadas páginas, a fim de fomentar o ócio criativo, como a liberação das redes sociais e sites de notícias no período do almoço ou em outro momento que for mais conveniente para a empresa.

 

 

 

 

Benefícios do filtro web para as organizações

 

 

 

Em uma rotina de trabalho com muitos servidores e computadores logados, a área de TI precisa agir estrategicamente para assegurar os melhores resultados para a organização.

 

 

O filtro web não apenas bloqueia conteúdos indesejados que possam dispersar a atenção dos colaboradores, mas, também, oferece benefícios que aumentam a eficácia do setor.

 

 

Veja alguns:

 

 

 

 

Aumento da produtividade

 

 

Esse talvez seja um dos principais motivos para o uso do filtro web nas organizações.  O uso indiscriminado da internet para fins pessoais desvia o foco do usuário daquilo que é realmente importante: o trabalho.

 

 

Ao bloquear páginas e sites de natureza recreativa, a tendência é que o colaborador se concentre em entregas com mais qualidade e no prazo estipulado.

 

 

 

 

Segurança

 

 

Muitos conteúdos na internet podem ser vulneráveis a entrada de vírus e malwares e isso pode trazer sérias consequências relacionadas à segurança para a empresa.

 

 

Dificultar o acesso a alguns tipos de sites ajuda na proteção da rede corporativa de ataques externos.

 

 

 

 

Proteção contra conteúdo indevido

 

 

A utilização de filtro web para impedir o download a conteúdos que são protegidos por direito autoral é uma medida preventiva que afasta a possibilidade de problemas legais para a organização.

 

 

Quando um funcionário baixa um arquivo ou programa que esteja amparado legalmente, a empresa corre o risco de responder na justiça por crimes de pirataria. Além disso, existem diversos problemas de segurança que esse tipo de conteúdo pode causar.

 

 

A segurança da rede corporativa é algo muito sério. Por isso, você não deve adiar a decisão de proteger sua companhia de possíveis vírus ou invasão que venham dos sites da internet. Quer saber como ter um filtro web para sua empresa? Entre em contato com a 4infra e converse com os nossos especialistas.

 

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
10 de maio de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Voip: o que é e como funciona | Telefonia VoIP | 4infra
30 de novembro de 2023
Conceitos fundamentais de banco de dados
29 de novembro de 2023
Wi-Fi 6 vs. Wi-Fi 6E: entendendo as diferenças
27 de novembro de 2023
Protocolos de segurança Wi-Fi: o que precisamos saber sobre isso?
24 de novembro de 2023
1 2 3 153

chevron-down