O uso da internet tem se tornado frequente e quase obrigatório nas organizações. É praticamente impossível obter sucesso nos negócios sem o auxílio dessa poderosa ferramenta. Com ela podemos atualizar as redes sociais, estabelecer conexão com programas e servidores, fazer pesquisas, consultar dados e realizar pagamentos, entre outras utilidades oferecidas.
Devido ao acesso às diversas páginas da internet e às constantes trocas de dados, as empresas buscam soluções que protejam suas informações de ataques e furtos cibernéticos. Uma das saídas encontrada é fazer com que o uso da internet, nos diferentes setores, seja diferenciado. Ou seja, é preciso aplicar o filtro web de acordo com a expectativa de cada área ou colaborador.
A utilização liberada da web pode trazer reflexos positivos e negativos para as organizações. Tudo vai depender do tipo de negócio e, também, do grau de maturidade do funcionário.
Isso quer dizer que o acesso desregrado à internet traz consequências, como perda de tempo em páginas que não são do interesse da companhia, comprometendo a produtividade do setor. Por outro lado, pode estimular a criatividade e o desempenho de determinados colaboradores.
Nesse momento, o importante é avaliar os interesses da empresa e buscar formas de melhorar a performance e a eficiência do funcionário, atribuindo o filtro web no equilíbrio do uso da internet.
Filtro web é um software de controle de conteúdo que restringe o acesso a determinados sites que possam conter informações inadequadas ao contexto da organização e programas com características suspeitas que possam prejudicar a segurança das informações.
O acesso à internet deixa de ser feito através de um computador e passa a ser realizado através de um filtro web. Todo esse processo é executado de forma individual ou por setor, levando em consideração as demandas necessárias para o bom desenvolvimento de cada atividade.
A ferramenta garante que as solicitações sejam filtradas e atribui ao usuário todos os detalhes desse acesso, como o que pode ou não ser aberto no ambiente de trabalho – como as redes sociais, por exemplo. Ao entrar nesses sites, o funcionário irá ver na tela seu nome e alguma informação sobre a política de privacidade da companhia que impossibilita a conexão com esse tipo de conteúdo.
Em contrapartida, as organizações podem utilizar o filtro web para estipular o horário de acesso a determinadas páginas, a fim de fomentar o ócio criativo, como a liberação das redes sociais e sites de notícias no período do almoço ou em outro momento que for mais conveniente para a empresa.
Em uma rotina de trabalho com muitos servidores e computadores logados, a área de TI precisa agir estrategicamente para assegurar os melhores resultados para a organização.
O filtro web não apenas bloqueia conteúdos indesejados que possam dispersar a atenção dos colaboradores, mas, também, oferece benefícios que aumentam a eficácia do setor.
Veja alguns:
Esse talvez seja um dos principais motivos para o uso do filtro web nas organizações. O uso indiscriminado da internet para fins pessoais desvia o foco do usuário daquilo que é realmente importante: o trabalho.
Ao bloquear páginas e sites de natureza recreativa, a tendência é que o colaborador se concentre em entregas com mais qualidade e no prazo estipulado.
Muitos conteúdos na internet podem ser vulneráveis a entrada de vírus e malwares e isso pode trazer sérias consequências relacionadas à segurança para a empresa.
Dificultar o acesso a alguns tipos de sites ajuda na proteção da rede corporativa de ataques externos.
A utilização de filtro web para impedir o download a conteúdos que são protegidos por direito autoral é uma medida preventiva que afasta a possibilidade de problemas legais para a organização.
Quando um funcionário baixa um arquivo ou programa que esteja amparado legalmente, a empresa corre o risco de responder na justiça por crimes de pirataria. Além disso, existem diversos problemas de segurança que esse tipo de conteúdo pode causar.
A segurança da rede corporativa é algo muito sério. Por isso, você não deve adiar a decisão de proteger sua companhia de possíveis vírus ou invasão que venham dos sites da internet. Quer saber como ter um filtro web para sua empresa? Entre em contato com a 4infra e converse com os nossos especialistas.