(031) 3195-0580
4infra

Como escolher o firewall correto para o seu negócio?

Como escolher o firewall correto para o seu negócio?

O firewall é uma solução de segurança fundamental nos ambientes computacionais. A partir de um conjunto de regras, ele faz a análise do tráfego da rede, determinando quais as operações de transmissão e recepção de dados podem ser executadas.

Assim, contribui para evitar o ataque de agentes maliciosos, como ransomware, malware e outros.

Dada sua importância, é preciso saber bem como escolher o firewall correto para o seu negócio. Para isso, considere as necessidades e capacidades do seu ambiente de TI, como número de usuários, profissionais remotos, uso de internet e outros pontos.

Separamos algumas dicas para você levar em consideração. Acompanhe!

Considere a complexidade da rede e o porte da empresa

Empresas de pequeno porte, que possuem poucos computadores e usuários, trabalham com uma rede mais simples. Isso não quer dizer que ela não deva ser protegida de possíveis ataques cibernéticos, pelo contrário. Mas uma solução de firewall isolada e simples já consegue resolver o problema.

Há, porém, empresas de pequeno e médio porte que possuem redes mais complexas, que utilizam sistema mobile, vendedores externos, ou compartilham sistemas com filiais. As empresas de grande porte também costumam apresentar uma rede avançada.

Para esses casos, é preciso contar com soluções mais robustas, já que um firewall pode não ser capaz de protegê-las de hackers e outros ataques. O interessante é que a solução seja combinada com outros recursos (VPN, proxy web, antivírus etc.).

Atualmente, os firewalls UTM (Unified Threat Management) atendem bem à demanda, já que possuem todas as soluções de segurança. As informações são criptografadas, e as ameaças gerenciadas por um único dispositivo.

É necessário destacar também as empresas que trabalham em ambientes híbridos (infraestrutura em nuvem e física), que precisam de um firewall mais avançado para englobar servidores e aplicações da nuvem e do ambiente local.

Somente assim é possível ter um bom nível de controle e segurança de suas informações independente do ambiente que se encontram.

Avalie seus equipamentos

Os usuários da sua rede trabalham com desktop ou notebooks e laptops? Entender essa estrutura é fundamental para escolher o firewall correto para seu negócio. Isso porque o firewall pode ser baseado em hardware ou software.

Nas empresas em que os computadores raramente mudam de rede (usuários de desktop), o firewall de hardware é mais indicado. Além da configuração mais simples, ele é capaz de proteger uma rede inteira. A maioria dos roteadores de rede são ótimos exemplos de firewall de hardware.

Se a empresa possui usuários que se deslocam com frequência, o firewall de software é mais indicado para garantir a proteção dos dados em redes menos confiáveis, porque roda em computador individual. Essa solução é bem versátil.

Por fim, é possível combinar as duas opções: firewall de hardware para trabalhos em rede doméstica/corporativa e firewall de software para usuários em trânsito.

Entenda a demanda de análise

Uma empresa que possui alta demanda de análise deve adotar um firewall que não apresenta problemas de desempenho ao gerenciar os diversos serviços em um único hardware.

Os chamados firewalls NGFW (Next Generation Firewall) são soluções com performance aprimorada, ideal para uso em altas demandas.

Eles foram desenvolvidos para suprir a deficiência dos UTM, que não possuem um desempenho bom quando se ativam muitas funcionalidades, aumentando a demanda.

Assim, dependendo da sua carga de trabalho, o NGFW pode ser o firewall correto para o seu negócio.

Conte com auxílio profissional

A escolha do firewall correto para o seu negócio só será acertada com a ajuda de profissionais especialistas em TI. Eles conseguirão fazer uma análise adequada das necessidades corporativas, considerando todos os pontos anteriormente citados.

Além disso, serão responsáveis por fornecer as melhores soluções de fabricantes confiáveis e renomados no mercado e por implantar e configurar o firewall no ambiente empresarial.

Quer escolher o firewall correto para o seu negócio? Avalie sua rede, seus equipamentos, sua demanda e conte com o auxílio de profissionais capacitados para ajudá-lo! Conte conosco!

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down