Para que uma empresa funcione bem, seja de ordem pública ou privada, independentemente do segmento de atuação, é preciso investir no aprimoramento da comunicação, segurança e gerenciamento eficiente das tarefas. A infraestrutura de TI para hospitais não só é necessária como, também, pode fornecer tudo isso - e muito mais.
A infraestrutura de TI é composta por diversos elementos, como os equipamentos tecnológicos, hardwares, redes, softwares e profissionais capacitados. O trabalho consiste em desenvolver, testar, monitorar, oferecer suporte e entregar serviços de TI que supram as necessidades do ambiente em que está inserida.
Dentre suas vantagens estão o ganho na velocidade e assertividade nas tomadas de decisão, aumento da produtividade, melhoria da organização dos processos, redução de custos e aprimoramento do negócio à medida das novidades trazidas pelo mercado. Para adequar-se ao básico necessário para contar com as vantagens da infraestrutura de TI, algumas medidas mais urgentes devem ser adotadas.
À medida que o mercado se renova, colaboradores vem e vão, buscando por oportunidades de crescimento ou para movimentar negócios próprios. Sendo assim, nenhuma empresa está livre de ter de substituir um funcionário. E, quando o momento chegar, é importante que o trabalho deixado para trás possa ser continuado por um novo membro sem grandes dificuldades.
Portanto, é importante que o ambiente tecnológico construído seja compreensível e adaptável por toda equipe, podendo ser repassado ou monitorado mesmo na ausência do responsável. Quanto mais simples e flexíveis forem os processos, melhor eles serão repassados e fixados à rotina de todo o hospital.
As mudanças sistêmicas são constantes, principalmente ao registrar informações sobre pacientes e pagamentos. Quanto mais adaptável for o sistema criado para a companhia, menos a equipe de TI será solicitada para alterar o sistema, deixando-o sempre disponível para uso.
Um dos fatores de maior consideração em um hospital é a confidencialidade dos clientes. Com o recente implemento da Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD, o assunto ganhou ainda maior destaque em reuniões de investimento. Afinal, a Lei estabelece sanções financeiras para as empresas, de qualquer porte, que descumprirem as determinações de proteção, coleta e compartilhamento de dados.
Os profissionais de TI, nesse caso, devem atuar de modo a fechar brechas de invasões por hackers, compartilhamento indevido de informações entre colaboradores e vírus maliciosos. Investir tempo e recursos para aprimorar a segurança de dados do hospital também é uma maneira para transmitir confiança aos clientes, que se sentirão confortáveis em informar dados sensíveis ao prestador de serviço.
Além disso, agir preventivamente é muito menos oneroso do que tentar reverter ataques cibernéticos e recuperar a perda de informações extraviadas.
Não se trata de criar um grupo de WhatsApp ou aprimorar um sistema de bate-papo exclusivo do hospital, mas da criação de um sistema integrado, que permita que os setores troquem informações entre si, registrando e encaminhando tarefas.
Mesmo que a documentação escrita permaneça fundamental, é importante que a empresa possua um sistema que integre o trabalho do médico ao setor de marcação de consultas e retorno, deixando claros os próximos passos do paciente e organizando a agenda do consultório.
A colaboração entre os colegas de trabalho pode melhorar bastante graças aos benefícios da comunicação eficiente, trazendo ganhos à produtividade na rotina de toda a companhia.
O hospital não pode parar e a vida das pessoas depende do funcionamento daquele espaço, certo? Portanto, é inadmissível que o trabalho seja interrompido por erros sistêmicos e por um suporte lento, que demora a atender aos chamados da empresa.
Além de impactar a produtividade do setor administrativo, passar por longos períodos sem internet ou com indisponibilidade sistêmica também prejudica o fechamento de novos negócios e parcerias. Sem falar na oportunidade que os hackers enxergam ao encontrarem uma rede desprotegida.
O suporte de infraestrutura de TI para hospitais não atua como apagador de incêndios apenas, mas no mapeamento e previsão de problemas técnicos, propondo melhorias antes que o trabalho dos demais colaboradores seja interrompido pela falha.
Trocar senhas com regularidade, testar a segurança dos softwares, acompanhar a durabilidade dos equipamentos, criar e ofertar ferramentas facilitadoras do dia a dia e melhorar os processos internos e externos também fazem parte do papel do suporte de TI.
A equipe não será diariamente solicitada, mas quando necessário, é preciso contar com o suporte adequado, mantendo a segurança da operação e barrando inconvenientes tecnológicos.
Criar uma infraestrutura de TI para hospitais em sua forma completa é algo dispendioso. Ainda, administrar todo o setor também é um trabalho burocrático e que exige tempo, principalmente para selecionar e contratar talentos.
Terceirizar a TI da companhia simplifica o trabalho dos gestores, mas sem que percam o controle do que tem sido feito dentro da empresa. Com um contrato único, de pagamento fixo, firmado apenas com a prestadora de serviços, o RH recebe muito menos demandas.
Uma equipe completa é composta por técnicos, analistas, suporte e etc. Terceirizar o time permite que os problemas que surgirem sejam solucionados sem que o gestor tenha que buscar um profissional no mercado, ficando à cargo da prestadora fornecer o atendimento específico.
Caso ainda existam dúvidas sobre contratar equipe ou terceirizar a infraestrutura de TI para o hospital, acesse o blog da 4Infra e saiba mais detalhes sobre como funciona o outsourcing.