(031) 3195-0580
4infra

Como o Power BI potencializa as decisões comerciais

Como o Power BI potencializa as decisões comerciais

Já parou para avaliar a quantidade de informações que as empresas manipulam diariamente? Com o passar do tempo, esse número aumenta consideravelmente, tornando praticamente inviável o controle em planilhas eletrônicas.

As organizações precisam manter o foco no resultado de suas atividades-fim, sem ficar horas e horas na busca de informações em tabelas, papéis ou outras fontes de consulta.

É aí que queremos chegar: para dar um jeito nessa demanda, eis que surge o Power BI, ferramenta da Microsoft que organiza os dados de maneira simples, ágil e inteligente.

O que vem a ser o Power BI?

O Power BI é uma solução da Microsoft voltada para o conceito de Business Intelligence com o objetivo de coletar, tratar e organizar todos os dados de uma organização. A partir daí, garante-se a interpretação adequada de grandes volumes de informação.

A plataforma avalia e visualiza dados com a finalidade de apoiar as decisões corporativas. Sendo assim, ela conecta os dados utilizando uma aplicação unificada e escalonável para BI (Business Inteligence) empresarial e por self-service, ajudando o usuário a obter insights mais aprofundados sobre os dados.

Um dos diferenciais da ferramenta é que ela transforma os dados em algo visual, coerente e com métricas, consolidando informações que se encontram em diversas fontes, como o Excel e arquivos em nuvem.

Em outras palavras, o Power BI é uma aplicação de análise de dados que combina diferentes softwares, apps e conectores para cruzar referências de diferentes fontes e convertê-las em informações específicas e coerentes. 

Por que o Power BI melhora a tomada de decisão?

Na hora de tomar uma decisão ou fechar um negócio comercial, em que você se baseia: dados pregressos ou achismo e esperança? Pelo bem da sua empresa, esperamos que seja a primeira opção! Não é possível vender, comprar, assinar contratos, modificar processos, aumentar ou diminuir o quadro de pessoal, entre tantas outras atribuições, com base em informações pontuais ou no pensamento desejoso que tudo dê certo.

Uma boa gestão necessita de elementos sólidos para lidar com as mudanças rápidas do mercado, garantindo decisões mais acertadas para o negócio. Nesse sentido, o Power BI é a ferramenta que vai respaldar suas deliberações, auxiliando  o desenvolvimento e sucesso da empresa.

Isso é possível porque a aplicação faz parte de um sistema confiável e versátil que se conecta aos conteúdos salvos em nuvem, como Google Analytics, SalesForce, Facebook e Mailchimp. Juntas, as ferramentas agregam dinamismo à rotina de trabalho e contribuem para a solução imediata de questões corporativas.

Por ser uma aplicação que integra várias outras desenvolvidas pela Microsoft, o Power BI oferece algumas vantagens para a gestão de negócios.

Vamos a elas: 

Visualização dos dados

Analisar dados é uma tarefa complexa; é preciso ter a noção do todo para chegar nos detalhes. Quando se trabalha com ferramentas isoladas, com cada uma fornecendo uma referência, e com pouca ou nenhuma interação, é bem provável que o diagnóstico final não seja tão satisfatório quanto se espera.

O Power BI traz o melhor dos dois mundos: estatística e interatividade. Isso porque o software torna mais fácil a interpretação dos dados, pois possibilita a visualização e cruzamento de dados em diferentes plataformas.

Dessa maneira, se você comercializa determinado produto para vários países, por exemplo, é mais fácil fazer o comparativo ao acessar o mapa com os dados de vendas do último trimestre. Ainda é possível abrir as informações por continente e até mesmo por país, caso seja necessário. 

Essa visualização contribui para uma tomada de decisão mais assertiva, permitindo ao gestor ver com mais clareza as oportunidades e vulnerabilidades de cada região.

Alcance de bons resultados

Erros na interpretação de dados é mais comum do que a gente pensa - e podem ser fatais para os negócios. Quantos exemplos temos de organizações que falharam na análise das informações e depois tiveram que arcar com altos prejuízos financeiros e de imagem?

Por ser uma ferramenta que faz análise de dados vindos de outros sistemas, o Power BI da Microsoft reduz bastante as chances de falhas, que passam a ser quase inexistentes. 

Assim, aumenta-se a probabilidade de alcance de ótimos resultados.

Permite melhor experiência no processamento de dados

O Power BI não se comporta como outras plataformas ao se deparar com uma grande quantidade de informações. Ele processa os dados com mais rapidez e sem as dificuldades apresentadas por outras soluções.

Dessa forma, o sistema permite que o usuário obtenha insights de dados, transformando-os em ações concretas para a tomada de decisão. Isso só é possível graças aos recursos personalizados capazes de criar painéis e gráficos que ajudam as empresas a entender melhor o mercado.

O Power BI é a plataforma do momento, sendo utilizada por inúmeras organizações do Brasil e do mundo, não apenas por fazer análises confiáveis, mas, também, por dispor de recursos que mantêm os dados em segurança. Alguns exemplos são o rótulo de confidencialidade, criptografia de ponta a ponta e monitoramento de acesso em tempo real.

Quer saber mais sobre as inovações no mundo da tecnologia? Acompanhe o blog da 4Infra e conte com a gente para incrementar seu setor de tecnologia da informação! 


11 de outubro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Vantagens de usar o Sharepoint para servidor de arquivos
8 de novembro de 2021
Como fazer backup para Microsoft 365?
5 de novembro de 2021
Dicas para otimizar o Microsoft 365 em pequenas empresas
3 de novembro de 2021
5 razões para investir em Fortinet
1 de novembro de 2021
1 2 3 119
chevron-down