O vazamento de informações empresariais por meio de seus colaboradores é considerada uma das falhas de segurança de TI mais comuns. Se grandes empresas estão sujeitas a ataques cibernéticos e vazamentos, sua empresa também está!
São muitas as maneiras pelas quais os funcionários podem pôr em risco os dados organizacionais, motivo pelo qual o gestor deve investir em educação tecnológica e em outras medidas de prevenção. Veja a seguir!
Em qualquer negócio, existem os dados sensíveis ou críticos, que são estratégicos, considerados os ativos mais importantes da organização. Eles não podem ser acessados por qualquer pessoa, sob pena de colocar em risco informações que afetam a competitividade.
Entretanto, muitas empresas não possuem um controle de acesso eficaz, em que tais dados fiquem disponíveis somente aos colaboradores essenciais. Quando todos os funcionários possuem acesso a esses dados, a chance de vazamento de informações é ainda maior.
Isso pode ocorrer com a utilização dos dispositivos empresariais por terceiros ou desconhecidos, por exemplo.
Quando uma empresa trabalha baseada em mobilidade, muitos colaboradores possuem smartphones corporativos, logados na rede empresarial, o que facilita o acesso indevido.
No mesmo sentido, o uso de pendrives pode aumentar o risco de infecção ou cópia indevida. O vazamento de informações pelos colaboradores é muito prejudicial, e o gestor deve treinar e conscientizar cada um para que saibam de suas responsabilidades em relação à segurança da informação.
Uma atitude inocente pode ser o início do vazamento de informações pelos colaboradores. O uso da rede social expôs a vida íntima e profissional das pessoas, porque elas assim escolheram.
Basta que se publique dados sobre o trabalho e o cargo no Facebook, por exemplo, para um funcionário do alto escalão de uma empresa se tornar um alvo de valor para os ataques de hackers.
Imagine que um membro da sua equipe de TI seja o administrador do banco de dados empresarial. Ele é um alvo valoroso, e bastaria que um hacker invadisse ou contaminasse seu dispositivo para conseguir acesso ao banco de dados.
Outro tipo de ataque comum são os golpes de phishing pelo telefone, em que o criminoso se passa por alguém do suporte de TI, solicita nome de usuário e senha, ou orienta o colaborador a efetuar uma ação de “atualização do computador” ou algo semelhante.
A melhor forma de se precaver contra o vazamento de informações pelos colaboradores é ter maior domínio sobre os dados empresariais.
Felizmente, a computação em nuvem trouxe novas possibilidades de segurança da informação, uma vez que os provedores possuem uma infraestrutura técnica e global capaz de fornecer proteção em todo o ciclo de vida do processamento de dados.
E não só isso. As soluções para garantir a continuidade dos negócios em caso de ataques cibernéticos ou vazamento de dados (como o disaster recovery e o backup) também são importantes para garantir a segurança.
Ao contrário do que se pensa, o fato de os dados estarem na nuvem não implica em facilidade de roubo. Desde que a empresa tenha uma boa política de segurança da informação e eduque seus colaboradores, a nuvem possui boa segurança.
Lembre-se de que boa parte dos casos de vazamento de informações ocorre por negligência ou falta de conhecimento do usuário final no uso de tecnologia, e não há firewall que consiga suportar esse erro.
Um ponto importante para evitar o vazamento de informações pelos colaboradores é gerenciar os riscos de TI e de segurança da informação. Isso deve ser feito com o auxílio de uma consultoria em TI capaz de reconhecer as vulnerabilidades e as ameaças presentes no ambiente empresarial. A análise de redes corporativas, por exemplo, é uma ótima prática neste sentido.
Somente um especialista é capaz de entender os pontos sensíveis que colocam em risco os dados empresariais, possibilitando o trabalho para neutralizá-los por meio de ações preventivas e corretivas.
Se você quer evitar o vazamento de informações pelos colaboradores, tenha uma boa política de segurança e procure auxílio para analisar as vulnerabilidades.
Precisa de ajuda para realizar essa análise? Conte com a 4infra!