Com o objetivo de padronizar os serviços da organização e manter a competitividade do negócio, muitos gestores utilizam de estratégias que geram agilidade, autonomia e redução de custos.
Um recurso bastante utilizado pelas empresas é o Centro de Serviços Compartilhados, também conhecido como CSC.
Mas o que é isso?
O CSC é uma estrutura da organização que atua como prestadora de serviços para o atendimento aos clientes internos, melhorando a qualidade das entregas, aumento da produtividade, padronização dos processos, otimização dos recursos e gerenciamento de custos.
Em outras palavras, o CSC é uma área que suporta o negócio principal da empresa, oferecendo condições para que gestores e funcionários se envolvam com os projetos estratégicos.
De maneira geral, as áreas que integram o Centro de Serviços Compartilhados são: compras, almoxarifado, manutenção, RH, TI, finanças, marketing, engenharia e contabilidade.
Implantar um sistema de CSC nas empresas não é uma tarefa muito fácil, já que exige planejamento, mapeamento dos processos, mudança de foco e engajamento entre os funcionários e a liderança. No entanto, os benefícios podem ser percebidos a médio e longo prazo.
Veja alguns:
Ao repassar as atividades de alta demanda e de complexidade baixa para o CSC, é possível desafogar setores estratégicos da organização, permitindo que o core business seja favorecido com essa mudança.
Além disso, o CSC trabalha com processos bem elaborados e de fácil assimilação, o que contribui para a redução de falhas e tempo de atendimento.
Esse é um importante benefício do Centro de Serviços Compartilhados e o mais desejado pelos empreendedores: reduzir custos sem afetar a qualidade do serviço.
Com a melhoria dos processos, o desenvolvimento da comunicação e o aumento da produtividade, a redução de custos passa a ser uma consequências desses esforços.
Como o CSC é único contato de prestação de serviços da empresa, e ele se baseia em processos pré-definidos, a comunicação tende a ser eficaz, transparente e comum a todas os funcionários. Isso traz confiabilidade ao sistema, elimina ruídos e reduz conflitos.
Qualquer tipo negócio pode ter essa estratégia implantada na organização. Afinal, não existe apenas um modelo de CSC, sendo o conceito facilmente adaptado às diversas estruturas de business.
No entanto vale lembrar que o Centro de Serviços Compartilhados tem características específicas que devem ser executadas em qualquer setor. Os principais são: padronização dos processos e serviços e centralização das atividades administrativas.
Para implementar o CSC na organização, é preciso fazer algumas considerações sobre o negócio e seguir algumas etapas:
O fato é que o Centro de Serviços Compartilhados é uma inovação e traz mudanças significativas para o negócio. Mas, para que ele seja efetivo, é preciso apostar em uma boa plataforma tecnológica. Afinal, é ela que vai edificar as estratégias propostas pela empresa.
Em outras palavras, de nada adianta ter um projeto super bem desenhado de implementação do CSC se você não tiver o apoio da tecnologia para automatizar os processos, como uso de chatbots, sistemas de autoatendimento e geração de protocolos automáticos, entre outros.
Além disso, é necessário ter uma infraestrutura de TI adequada para suportar os programas e todos os sistemas interligados.
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