Auditoria de TI: saiba como funciona

Auditoria de TI: saiba como funciona

A área de TI desempenha um papel crítico em ambientes empresariais. Dessa forma, as políticas de gestão devem passar por revisões constantes, reavaliando o seu papel e a necessidade de criar fluxos de trabalho mais eficientes, integrados, seguros e inovadores.

Para tornar esse processo mais eficaz, muitas empresas optam por um serviço de auditoria de TI. Ele cataloga boas práticas, avalia processos e rotinas do negócio. Além de encontrar pontos que necessitam de melhoria, essa solução dá ao negócio mais capacidade para reduzir custos e melhorar o seu nível de competitividade.

Se você quer saber mais sobre como a auditoria de TI pode melhorar as rotinas empresariais, veja o nosso post de hoje!

A auditoria de TI

A auditoria conhecida pelos empresários é a auditoria de demonstração financeira, que objetiva avaliar se uma organização está aderindo às práticas contábeis padrão. Porém, a auditoria de TI tem um propósito diferente: avaliar o design e a eficácia do controle interno do sistema.

Isso inclui protocolos de eficiência e segurança, processos de desenvolvimento e governança ou supervisão de TI. A instalação de controles é necessária, mas não é suficiente para fornecer segurança adequada. As pessoas responsáveis ​​pela segurança devem considerar se os controles estão instalados conforme o previsto, se eles são efetivos ou se alguma violação de segurança ocorreu.

As principais funções de uma auditoria de TI são avaliar os sistemas que estão no local para proteger as informações de uma organização. Sua infraestrutura e seus recursos de TI são capazes de proteger seus ativos de informação e fornecer informações adequadas para as partes autorizadas? Isso é avaliado pela auditoria.

De forma simples, a auditoria de TI tem como objetivo avaliar o seguinte:

  • Disponibilidade: os sistemas informáticos da organização estarão disponíveis para o negócio em todos os momentos quando necessário?
  • Segurança e confidencialidade: as informações nos sistemas serão divulgadas apenas para usuários autorizados?
  • Integridade: as informações fornecidas pelo sistema sempre serão precisas, confiáveis ​​e oportunas?

Desta forma, a auditoria espera avaliar o risco para um dos patrimônios mais valiosos da empresa - suas informações - e estabelecer métodos para minimizar esses riscos.

Análise de processos

Toda empresa possui rotinas, políticas de governanças e processos na área de TI. O auditor analisará esses processos para levantar, agrupar e avaliar dados que possam identificar falhas e pontos que necessitam de aprimoramento.

Alguns fatores, por exemplo, impactam no desempenho das soluções de TI e em sua integração com processos internos empresariais. A auditoria avalia o uso eficaz dos recursos, tentando alinhar rotinas e padrões de segurança. Por isso, ela é uma grande aliada na estratégia da empresa.

Avaliação das informações

Os processos analisados geram informações que dizem respeito a pontos críticos, a políticas e abordagens de operação da empresa. A análise desses dados permite que a auditoria de TI alinhe as práticas com padrões internacionais, o que reduz falhas e custos operacionais, e aumenta a produtividade e a eficiência.

As informações também conseguem verificar quais as rotinas mais vulneráveis, os usuários com privilégios indevidos, dentre outros pontos interessantes.

Identificação de benefícios

Como a auditoria de TI consegue identificar os pontos que devem ser aprimorados, ela consegue também enxergar uma brecha onde há benefícios na área de tecnologia. Assim, é possível direcionar melhor os recursos e investir em novas tendências.

Isso aumenta significativamente  competitividade e a eficiência da empresa. E é também o que permite elaborar objetivos a longo prazo com dados precisos e auditados.

Reconhecimento da empresa no mercado

Um grande benefício da auditoria de TI para uma empresa é o reconhecimento que ela passa a ter no mercado. Uma empresa auditada é vista como um negócio que possui processos internos alinhados com os padrões internacionais. É, portanto, um fator estratégico.

Considerando que a área de TI é fundamental em qualquer negócio, de qualquer porte, a auditoria está no centro das estratégias empresariais. Se ela se alinha com os demais setores, permite um desempenho global do negócio muito mais eficiente, o que também aumenta o reconhecimento da empresa no mercado.

A auditoria de TI, quando feita por profissionais capacitados e especializados, é uma importante ferramenta para alinhar os processos internos e garantir a segurança da informação. É importante que a empresa conte com uma consultoria de TI para fazer essa análise e se posicionar melhor no mercado.

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
20 de março de 2018

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