(031) 3195-0580
4infra

Boas práticas de TI para 2019

Boas práticas de TI para 2019

O setor de TI deixou de ser percebida pelo público geral como aquela área que apenas consertava computadores e instalava programas para ganhar um papel muito mais importante: o estratégico. Hoje, todas as companhias necessitam da tecnologia para expandir seus negócios e colecionar vantagens competitivas.

É impossível imaginar qualquer segmento de atuação sem a utilização de recursos digitais que agilizam processos, melhoram a qualidade do trabalho e, sobretudo, reduzem os custos das companhias.

Para que sua empresa não perca nenhuma oportunidade em 2019, atente-se nas boas práticas de TI para o ano que vem. Elas vão te dar um ótimo suporte para o planejamento empresarial.

Flexibilidade da equipe

As organizações enfrentam uma série de problemas todos os dias. É comum que elas tenham que lidar com imprevistos que as tirem totalmente de suas rotinas, ficando impossibilitadas de dar atenção às várias frentes existentes na empresa.

Como já foi dito, uma empresa não consegue funcionar sem a parte tecnológica ativa. É por isso que uma falha, em qualquer sistema, pode prejudicar muito as operações da companhia.

Ter colaboradores dedicados para essa tarefa pode representar um alto custo para a empresa, mas deslocar alguém da equipe para fazer determinadas atividades de TI pode tirar o foco do que é mais importante para a organização.

Mesmo que seu negócio seja grande, o recomendado é a terceirização de TI. Só assim sua equipe terá tempo para cuidar do core business da organização. Esse modelo oferece muitas vantagens, tais como:

    • Solução para problemas urgentes e de última hora;
    • Atualização dos softwares;
    • Entrega das tarefas dentro do prazo;
    • Cobertura de férias de colaboradores contratados;
    • Atendimento de chamados em outras localidades da empresa;
  • Aumento temporário da equipe de TI, quando for necessário.

Além do mais, a terceirização de TI ainda pode significar economia estratégica para a empresa, que pode realocar recursos de contratação definitiva de pessoal para outras prioridades.

Plano de recuperação de dados

Nenhuma empresa está livre de sofrer acidentes, sejam eles naturais, como desabamento, inundações e quaisquer desastres provocados pela força da natureza, ou incêndios, sabotagens e outros sinistros causados por falha humana.

O fato é que poucas empresas estão preparadas para restabelecer suas atividades caso algo grave aconteça com elas. A falta de um plano de recuperação de dados  pode comprometer seriamente a produtividade, os resultados e a sobrevivência da companhia.

O planejamento deve conter todas as medidas necessárias para que a organização retome suas atividades o quanto antes, com o mínimo de prejuízo possível. Contudo, não é todo colaborador que consegue montar um plano de recuperação de dados.

Para que esse documento tenha eficácia, é necessária a avaliação de um especialista, pois ele irá estudar minuciosamente as especificidades de cada empresa.

Wi-Fi corporativo

O Wi-Fi faz parte do cotidiano das pessoas e das organizações. Prova disso é o número crescente de dispositivos móveis no espaço corporativo que trabalham constantemente em redes sem fio.

Com tantos colaboradores e funcionários utilizando essa aplicação, o Wi-Fi corporativo precisa ser potente e com alto desempenho, contribuindo para a melhora da produtividade da organização.

O Wi-Fi corporativo é diferente daquele que temos em casa, já que ele precisa ser planejado, configurado e gerenciável. Além disso, o seu desempenho depende da velocidade contratada e de sua adequação à demanda.

O bom desse recurso é que, com apenas um ponto de acesso, é possível atender a vários usuários com rapidez e sem custos adicionais. No entanto, para que sua empresa possa usufruir todos os seus benefícios, é preciso fazer um bom planejamento antes de implantar essa tecnologia.

Um consultor de TI é o profissional indicado para planejar, instalar e acompanhar o funcionamento da rede corporativa.

Se você quer iniciar 2019 com boas práticas na área de TI, entre em contato com a 4infra. Nossos consultores darão todo o suporte para adequar a solução à necessidade da sua empresa.


13 de fevereiro de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down