(031) 3195-0580
4infra

Como escolher um Data Center?

Como escolher um Data Center?

Data Center é um ambiente projetado e construído para abrigar servidores e outros componentes de TI, como switches e roteadores de dados. É aqui que estão concentrados os sistemas computacionais de uma empresa - telecomunicações, infraestrutura e rede, armazenamento de dados, fornecimento de energia, refrigeração, entre outros.

O objetivo principal do centro de processamento de dados é garantir que os equipamentos que rodam sistemas importantes para a empresa, como ERP, fique sempre disponível.

Por ser algo mais complexo, muitas empresas não sabem, ao certo, como escolher o Data Center. Afinal, para que ele funcione de maneira a atender as necessidades do negócio é preciso avaliar questões que possam impedir a eficiência dos serviços que serão entregues, como nível de segurança, flexibilidade para oferecer soluções personalizadas e servidores dedicados.

A verdade é uma só: toda essa megaestrutura precisa ser muito eficiente para suportar as demandas corporativas e colaborar para o atingimento das metas e objetivos traçados pela organização.

A importância de escolher um bom Data Center

Adquirir a solução adequada para a sua empresa exige cuidado por parte da TI, pois o Data Center faz parte da estratégia do negócio, gerando benefícios que levam à vantagem competitiva.

Dessa forma, não adianta ter o mais robusto e completo software de vendas, por exemplo, se o Data Center não é capaz de deixar a ferramenta disponível ou não suportar armazenamento em nuvem.

Sendo assim, o modelo do Data Center escolhido vai influenciar diretamente do funcionamento de todos os recursos de TI, tais como sistemas, aplicativos e softwares.

Por isso a necessidade de escolher modelo com requisitos indispensáveis para montar um Data Center eficiente para o negócio. Veja!

Certificação

Um dos fatores a ser considerado na hora de contratar um sistema de Data Center é avaliar as suas certificações, ou seja, comprovações que determinam o seu nível de excelência.

Seguir boas práticas em governança de TI é um fator decisivo na escolha da solução. Isso porque o Data Center deve ser atestado por certificações reconhecidas internacionalmente, como ISO 27000, PCI DSS, SSAE 16 e TIER.

Essa última é concedida pelo Uptime Institute aos data centers que cumprem todos os aspectos exigidos por meio de uma avaliação local, no que diz respeito aos fundamentos de arquitetura.

Sendo assim, a certificação avalia a estrutura do Data Center e o classifica quanto à sua disponibilidade e redundância.

Escalabilidade

Esse fator diz respeito à flexibilidade do Data Center. Ou seja, se ele atende as necessidades dos usuários de uma forma pronta e engessada ou se molda às demandas personalizadas.

A escalabilidade permite que espaços adicionais sejam inseridos no sistema, possibilitando mais conectividade, suporte e crescimento orgânico do negócio.

Suporte

Antes de adquirir um Data Center, avalie as condições de suporte oferecido: atendimento por chat, telefone e service desk deve ser, preferencialmente, 24 horas nos 7 dias da semana.

Disponibilidade

Uma funcionalidade que não pode faltar em um Data Center é a disponibilidade.  Por isso, o provedor deve manter o ambiente bem monitorado e a redundância de componentes essenciais para o seu funcionamento, como energia elétrica e redes de internet.

Solução em nuvem

A melhor opção é o Data Center que roda 100% na nuvem. Isso quer dizer que não é necessário ter uma estrutura física para montar a solução. O modelo virtual é feito por meio de links de comunicação e contratado  via empresa de terceirização de TI.

A solução em nuvem atende às demandas de todos os tipos e tamanhos de negócio, pois ela se adequa às necessidades de cada empresa, trazendo as seguintes vantagens:

  • redução de custos com infraestrutura;
  • utilização de tecnologias modernas e seguras;
  • risco reduzido de indisponibilidade do sistema;
  • maior mobilidade e elasticidade.

Sabemos que não é fácil decidir e avaliar qual a melhor opção a ser implantada. Por isso, a 4Infra se coloca à disposição para te ajudar a definir o modelo ideal para as necessidades do seu negócio.

Entre em contato com a gente e converse com os nossos consultores!


14 de outubro de 2020

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down