(031) 3195-0580
4infra

Como montar seu orçamento de TI com eficácia

Como montar seu orçamento de TI com eficácia

Fazer planejamento com previsão de orçamento de TI é a melhor decisão para que sua empresa se sustente no mercado de forma saudável. Contudo, nem sempre é fácil colocar tudo na ponta do lápis...

Nesse contexto, a área de TI vem se tornando cada vez mais estratégica dentro das organizações, sendo de fundamental importância contemplar, de forma estruturada, o orçamento desse departamento. Afinal, fazer a previsão orçamentária da tecnologia da informação garante saúde financeira, principalmente na entrega de projetos, cujo volumes de informações e de processos costumam ser maiores.

Mesmo trazendo tanto benefício, muitas organizações esbarram nas dificuldades na hora de realizar o orçamento de TI, em virtude de não conseguirem entender a diferença entre o que se coloca na planilha e a realidade, se esquecendo, por exemplo, de incluir depreciação e imprevistos.

Para que não haja erros no planejamento, listamos algumas dicas para montar seu orçamento de TI com eficácia.

Defina objetivos

Antes de partir para os números, é preciso definir os objetivos da empresa, já que o orçamento deve refletir essa realidade. Não adianta um escritório de representação com um faturamento baixo querer implantar softwares robustos ou servidores com grande capacidade de armazenamento. Você vai empatar uma verba que poderia ser usada para outras frentes.

Esse é um momento em que o gestor precisa ser realista e espelhar com clareza o que é necessário para manter o negócio funcionando. Então, tenha em mente que o planejamento adequado vai garantir que a empresa atue com eficiência nos próximos anos.

Fazer estimativa dos custos é a melhor maneira de reduzir gastos e garantir que o caixa não fecha no vermelho.

Levantamento de dados

Essa etapa é crucial. Colete todos os dados possíveis para iniciar o orçamento, tais como objetivos, necessidades da empresa que precisam ser supridas, recursos existentes e sistemas de TI que podem ajudar a empresa a aperfeiçoar o negócio para os próximos anos.

Dessa maneira, reúna com sua equipe, levante os custos da organização, avalie a possibilidade de contratar novos profissionais e gastos com aquisição de equipamentos. Inclua quantas informações forem necessárias para montar um orçamento de TI completo, levando em consideração o tempo para realização de cada projeto.

Considere todos os gastos

Para um orçamento fidedigno, considere tudo que gera gastos para a empresa. Nada pode ficar de fora dessa planilha, incluindo desde a conta de luz até a compra de equipamentos e folha de pagamento.

O mais importante é não deixar nada para trás, somando computadores, pagamentos a consultorias de TI, treinamentos e todos os serviços relativos à tecnologia. Após esse levantamento, a empresa vai identificar o que está gerando custos desnecessários, sendo uma oportunidade de reduzir esses excessos em projetos futuros.

Acompanhe constantemente o orçamento

De nada adianta montar um orçamento de TI e não monitorar se tudo está indo como o planejado.

No meio do caminho podem surgir imprevistos, como mudança de escopo ou entrada de novos parceiros – por isso a necessidade de utilizar relatórios para acompanhamento e controle do desempenho orçamentário. Caso alguma eventualidade acontecer, é possível adequar as rotinas de TI e até mesmo melhorar seu orçamento.

Considere utilizar uma consultoria em TI

Elaborar o orçamento de TI para os próximos anos não é tarefa das mais fáceis, principalmente se o seu negócio não tem nada a ver com tecnologia. Para definir o budget é preciso ter conhecimento estratégico da área e estar por dentro das tendências.

Para montar um orçamento de TI eficiente, considere contratar uma consultoria de TI, como a 4Infra. A estratégia possibilita ter na sua empresa profissionais capacitados que vão auxiliar a empresa na tarefa de propor um planejamento financeiro para os próximos anos.

Entre em contato com a gente e vamos conversar.


26 de fevereiro de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down