DevOps: o que é e como funciona?

DevOps: o que é e como funciona?

Você já ouviu falar em DevOps? A metodologia se faz cada vez mais presente em um cenário integrado de TI e de desenvolvimento da tecnologia empresarial. 

O método garante confiança, agilidade e produtividade nos processos e, por isso, tem se tornado popular frente aos gestores que buscam desenvolver um trabalho que se destaque da concorrência.

O DevOps foi criado em 2009 por Patrick Dubois, um consultor de TI independente que tinha como objetivo oferecer aos clientes um sistema estável que possibilitasse mudanças rápidas. 

O que é DevOps?

Mas afinal, o que é DevOps? O conceito se refere a uma metodologia de desenvolvimento ágil que utiliza ferramentas e práticas para desenvolver a integração entre profissionais de TI e desenvolvedores de software. 

O desalinhamento entre equipes de infraestrutura de TI e de engenharia de software gera falhas, atrasos, retrabalhos e conflitos internos. Como resultado, o cliente recebe entregas de baixa qualidade e a cultura empresarial sofre. 

Por meio da comunicação, o DevOps busca um sistema de TI bimodal, que integre times que historicamente não trabalham juntos. O objetivo da integração é simplificar processos, reduzir o tempo de resposta do cliente e aumentar a qualidade das entregas.

Por isso, Patrick Dubois criou, em 2009, a metodologia DevOps, que busca a implementação e entrega contínua, valorizando a diversidade de atividades e de profissionais envolvidos em um ambiente antes definido sob regras rígidas e burocracias lentas. 

Quais são os principais pilares do DevOps?

O método possui alguns pilares que baseiam o desenvolvimento ágil e a integração entre times. 

#1. Integração contínua

O pilar de integração contínua é essencial para o sucesso da adoção do DevOps. A ideia é buscar sempre a transferência de conhecimento e integração entre equipes de desenvolvimento, operações e apoio.

#2. Implantação contínua

As equipes devem estar sempre atualizadas. Por isso, o pilar de implantação contínua busca liberar de maneira rápida e ininterrupta novas versões de softwares. 

#3. Feedback contínuo

A cultura de feedbacks contínuos, é, no DevOps, essencial para entender o bom andamento do processo. As equipes precisam oferecer retornos em todas as fases do ciclo de vida do serviço. 

Além disso, alguns valores básicos norteiam a metodologia. São eles:

  • dimensionamento;
  • afinidade;
  • colaboração e apoio;
  • ferramentas que se encaixem nos métodos de trabalho.

Quais são os benefícios do DevOps?

O DevOps oferece algumas vantagens em relação a outras empresas que não utilizam a metodologia.

A primeira delas é a segurança. O método oferece mais clareza e segurança aos processos, pela possibilidade de implementar diretrizes específicas e monitorar o desempenho do software em tempo real.

Ao implementar o DevOps, é necessário oferecer ao time capacitações e treinamentos com profissionais especializados, que ajudem a empresa na transição de cultura. 

Isso faz com que os servidores ganhem mais capacitação, e de quebra, consigam se tornar referência na área e a empresa, diminua custos com contratações.

Outra grande vantagem do método é a colaboração e integração entre equipes, valorizando uma comunicação mais aberta e eficiente. A comunicação garante fluidez no trabalho e reduz custos, além de criar um ambiente corporativo mais harmonioso e melhorar as condições de trabalho.

A capacidade de inovação também aumenta, e, consequentemente, a experiência do usuário melhora e os clientes se tornam mais satisfeitos.

Como resultado, o DevOps oferece mais produtividade nos processos, mais agilidade, mais qualidade nas entregas - tudo isso com o menor custo possível.

Como implementar o DevOps?

Para implementar o modelo DevOps, é necessário realizar a integração das equipes. E isso não significa apenas reunir os times em uma mesma sala. Uma mudança de cultura é imprescindível. 

Uma dica para começar é iniciar com projetos pequenos, que oferecem mais controle e previsibilidade. Assim, as equipes se acostumam a trabalhar juntas.

O próximo passo é padronizar os ambientes. Toda a equipe precisa seguir os mesmos protocolos e utilizar as mesmas ferramentas. 

A eficiência da gestão tem tudo a ver com o sucesso da implementação do DevOps. Gestões eficientes sabem como mensurar as entregas, aplicam mudanças decorrentes de processos de feedback e motivam as equipes.

A 4infra Consultoria em TI pode ajudar nesse momento. Com uma equipe especializada, produzimos planos de infraestrutura de TI personalizados para clientes e oferecemos consultoria para equipes que desejam aumentar a produtividade e aprenderem a gerenciar o ambiente visando o crescimento contínuo.

Para conhecer mais, agende um horário com um de nossos especialistas! 

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
14 de junho de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
chevron-down