Diferenças entre Data center Tier I, II, III e IV

Diferenças entre Data center Tier I, II, III e IV

O Data Center, se comparado ao corpo humano, é considerado o centro nervoso das organizações. É improvável que qualquer negócio que lide com dados e sistemas consiga sobreviver sem ele. O fato é que esse centro abriga todos os processos computacionais da empresa, tais como telecomunicações e fornecimento de energia.

Além disso, é no data center que ficam servidores e banco de dados que armazenam todas as informações geradas ou recebidas pela rotina corporativa. Por isso, precisam ter proteção contra incêndio, sistemas de resfriamento (para manter a temperatura estável) e localização estratégica para fácil acesso a redes de dados.

Nesse contexto, boa parte dos Data Center oferecidos no mercado possuem uma classificação própria, chamada de “Tier” – que significa camada, em inglês. Esse é um padrão mundial que indica o quanto o Data Center em questão está preparado para lidar com os problemas – e quão sólida é sua infraestrutura.

O padrão Data Center Tier

Tier é uma certificação realizada pelo Uptime Institute Professional Services, adotada desde meados da década de 1990 e aceita em mais de 40 países. O objetivo é classificar e mensurar o nível da infraestrutura, segurança e disponibilidade de um Data Center.

Tal certificação tem a finalidade de diferenciá-los levando em consideração sua infraestrutura, com base em classes crescentes de redundância, que variam de Tier I a Tier IV. Dessa forma, é possível comparar a funcionalidade, capacidade e a disponibilidade de cada centro de processamento de dados.

Só para ficar claro: entende-se como redundância a duplicidade de equipamentos com o objetivo de evitar o tempo de parada por falhas e manutenção. Assim sendo, quanto maior o nível de redundância, menor a probabilidade de paradas em caso de crise.

Entendendo as diferenças de padrão

Como vimos, o padrão Tier é dividido em 4 camadas (I, II, III, IV) cuja finalidade é avaliar a performance do Data Center, verificando se ele oferece disponibilidade de processamento conforme as necessidades da organização.

A classificação mede o nível do serviço do sistema, sua performance, o tempo de funcionamento esperado pelo site e o nível de estabilidade do data center.

Veja como funciona essa divisão:

Tier I - Classificação básica

O primeiro nível do Data Center dispõe de condições básicas para atender a todos os equipamentos de TI da organização, sem obrigatoriedade de redundância na infraestrutura. No entanto, há algumas exigências nos no-breaks, sistemas de climatização completos, geradores e componentes de capacidade.

Nesse nível não há preocupação com os serviços processados. Dessa forma, o Data Center precisa ser desligado para o trabalho de manutenção.  Além disso, os sites hospedados no serviço podem ser afetados pelas falhas de distribuição e capacidade.

O Tier I é mais indicado para pequenos negócios cujo processos de tecnologia são focados internamente.

Tier II - Data Center redundante

A partir dessa classificação o Data Center começa a ter algumas preocupações com elementos redundantes, o que oferece um pouco mais de agilidade no sistema de manutenção e ajuda a reduzir impactos nos equipamentos por conta das falhas de distribuição. Mas, ainda assim, é necessário o desligamento de todo o sistema durante a manutenção.

Esse nível é voltado para negócios em que a criticidade é um pouco maior e não suportam a indisponibilidade durante o horário comercial.

Tier III - Sistema autossustentado

O nível III é ideal para empresas que necessitam de suporte 24x7, em que quase todos os processos são automatizados. O Data Center possui redundância para qualquer manutenção preventiva sem que precise suspender as atividades.

Tier IV - Alta tolerância a falhas

O padrão IV é o único capaz de tolerar falhas de equipamento individual e interrupção de energia sem afetar as operações do site. Ele é completamente redundante nos circuitos elétricos, arrefecimento e rede.

Esse nível de Data Center possui alto custo de construção e operação, sendo destinado a negócios que exigem alto sigilo e 100% de disponibilidade.

 

Se sua empresa tem dúvida e não sabe qual nível de Data Center implantar, não se preocupe. Entre em contato com a 4Infra que vamos te orientar a respeito e fazer todo o projeto, para que o sistema atenda perfeitamente às suas necessidades.

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
16 de outubro de 2020

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