Hardwares desatualizados: como sua empresa está perdendo dinheiro

Hardwares desatualizados: como sua empresa está perdendo dinheiro

Quando o assunto é dinheiro, o alerta das empresas fica ligado. Em tempos de crise, principalmente, é preciso economizar cada centavo. Mas, quando se trata de tecnologia, o assunto precisa ser tratado com mais interesse, já que, além da perda financeira, é possível ter de lidar com falta de segurança das informações.

Aplicações estão sempre sendo aprimoradas e, por isso, é normal que hardwares necessitem de modificações com o passar do tempo. Mas é comum, também, que muitos usuários deixem de fazer as atualizações por acharem desnecessárias. Há também o cenário de espera pelo momento oportuno, que quase nunca acontece.

O que muitos desconhecem é que o bom desempenho do equipamento depende dessa atualização. Então, quanto mais se adiam essas mudanças, maiores serão as chances de ter que resolver um problema bem maior.

A importância de manter o hardware atualizado

Hardware é a parte física do computador, mas há quem pense que se trata da carcaça do equipamento. Na verdade, ele é formado por componentes eletrônicos, como circuitos de fios e luz, placas, processador, memória e dispositivo de entrada e saída e demais peças físicas necessárias para o bom desempenho da máquina.

É claro que, como qualquer equipamento, existe um desgaste natural dos seus componentes. Por exemplo: os no breaks duram muito, mas, com o tempo, perdem a capacidade de armazenar energia. Por isso a importância de se investir na manutenção dos computadores.

Hardwares desatualizados afetam a produtividade e fazem com que a empresa tenha gastos desnecessários. Para que isso não aconteça, é fundamental realizar avaliações de equipamentos e fazer com que sistemas operacionais, backups, softwares e demais aplicações sejam monitorados constantemente.

Computadores com hardwares desatualizados apresentam uma série de problemas em seu funcionamento.

Veja os mais comuns:

Lentidão

A lentidão no processamento de dados do PC pode ser causada por diversos fatores, dentre eles hardwares desatualizados e sobrecarga no uso de softwares. A falta de manutenção e mau uso dos equipamentos podem provocar danos e impactar o funcionamento da máquina.

Não sincronizam com sistemas e softwares mais novos

Hardwares obsoletos não conseguem sincronizar com sistemas e softwares mais novos. Isso acontece porque muitas aplicações são atualizadas, implementando nelas uma infinidade de funções.

Contudo, o hardware precisa estar preparado para receber esses recursos mais avançados. Por exemplo, existem aplicativos que não baixam em todos os celulares, exigindo aparelhos mais atualizados para corresponder com a nova versão do software.

Falha no HD

As razões para falha nesse componente podem ser inúmeras, inclusive defeito no próprio HD que é comum terem alguns blocos com defeito,  antes de fazer a troca, atente-se para fazer o backup dos arquivos.

Não conecta à internet

Nenhuma empresa, hoje em, dia pode se dar o luxo de ficar sem internet. Sem ela é impossível trabalhar e resolver problemas.

Hardwares desatualizados podem causar instabilidade na conexão, fazendo sua empresa deixar de ter acesso a emails, programas, sites de clientes e fornecedores, emissão de notas fiscais, transações bancárias e outras funcionalidades importantes para a sobrevivência do seu negócio.

Muitos testes podem ser feitos para descobrir a falha: verifique se há mal contato com os cabos, se a chave de conexão do notebook está habilitada e se o roteador é compatível com a máquina.

Mesmo que todos os itens acima estejam em pleno funcionamento, a internet não irá funcionar se os drivers da placa de rede e adaptadores Wi-Fi não estiverem atualizados.

Como resolver essa situação

A tecnologia se inova a cada dia, sendo praticamente impossível para empresas  que não são do ramo observar essa demanda. Acompanhar a atualização de hardwares deve ser uma tarefa contínua. Contudo, muitas vezes, ela é negligenciada por estar fora do escopo da companhia.

Quando esse tipo de situação é recorrente, talvez seja o momento de terceirizar a área de TI. Assim, o gestor pode se preocupar com suas metas e objetivos essenciais para o crescimento do negócio enquanto a prestadora de serviço cuida da área de tecnologia.

Se você gostou da ideia, mas não sabe por onde começar, entre em contato com a 4infra. Nós te daremos o apoio necessário para que a evolução da TI seja possível na sua empresa.

Leandro está no mercado de TI desde 1997, onde já atuou em grandes empresas em Belo Horizonte, São Paulo, Brasília. Conhece do inicio ao fim tudo que envolve infraestrutura de TI, especialista em soluções Microsoft 365, Fortinet, Acronis e Redes Wireless, mas ao longo do tempo foi se aperfeiçoando e passou a cuidar da parte Administrativa, Marketing e Financeira na 4infra e como um bom Atleticano sempre está presente nos jogos do GALO.
24 de janeiro de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
chevron-down