(031) 3195-0580
4infra

Hardwares desatualizados: como sua empresa está perdendo dinheiro

Hardwares desatualizados: como sua empresa está perdendo dinheiro

Quando o assunto é dinheiro, o alerta das empresas fica ligado. Em tempos de crise, principalmente, é preciso economizar cada centavo. Mas, quando se trata de tecnologia, o assunto precisa ser tratado com mais interesse, já que, além da perda financeira, é possível ter de lidar com falta de segurança das informações.

Aplicações estão sempre sendo aprimoradas e, por isso, é normal que hardwares necessitem de modificações com o passar do tempo. Mas é comum, também, que muitos usuários deixem de fazer as atualizações por acharem desnecessárias. Há também o cenário de espera pelo momento oportuno, que quase nunca acontece.

O que muitos desconhecem é que o bom desempenho do equipamento depende dessa atualização. Então, quanto mais se adiam essas mudanças, maiores serão as chances de ter que resolver um problema bem maior.

A importância de manter o hardware atualizado

Hardware é a parte física do computador, mas há quem pense que se trata da carcaça do equipamento. Na verdade, ele é formado por componentes eletrônicos, como circuitos de fios e luz, placas, processador, memória e dispositivo de entrada e saída e demais peças físicas necessárias para o bom desempenho da máquina.

É claro que, como qualquer equipamento, existe um desgaste natural dos seus componentes. Por exemplo: os no breaks duram muito, mas, com o tempo, perdem a capacidade de armazenar energia. Por isso a importância de se investir na manutenção dos computadores.

Hardwares desatualizados afetam a produtividade e fazem com que a empresa tenha gastos desnecessários. Para que isso não aconteça, é fundamental realizar avaliações de equipamentos e fazer com que sistemas operacionais, backups, softwares e demais aplicações sejam monitorados constantemente.

Computadores com hardwares desatualizados apresentam uma série de problemas em seu funcionamento.

Veja os mais comuns:

Lentidão

A lentidão no processamento de dados do PC pode ser causada por diversos fatores, dentre eles hardwares desatualizados e sobrecarga no uso de softwares. A falta de manutenção e mau uso dos equipamentos podem provocar danos e impactar o funcionamento da máquina.

Não sincronizam com sistemas e softwares mais novos

Hardwares obsoletos não conseguem sincronizar com sistemas e softwares mais novos. Isso acontece porque muitas aplicações são atualizadas, implementando nelas uma infinidade de funções.

Contudo, o hardware precisa estar preparado para receber esses recursos mais avançados. Por exemplo, existem aplicativos que não baixam em todos os celulares, exigindo aparelhos mais atualizados para corresponder com a nova versão do software.

Falha no HD

As razões para falha nesse componente podem ser inúmeras, inclusive defeito no próprio HD que é comum terem alguns blocos com defeito,  antes de fazer a troca, atente-se para fazer o backup dos arquivos.

Não conecta à internet

Nenhuma empresa, hoje em, dia pode se dar o luxo de ficar sem internet. Sem ela é impossível trabalhar e resolver problemas.

Hardwares desatualizados podem causar instabilidade na conexão, fazendo sua empresa deixar de ter acesso a emails, programas, sites de clientes e fornecedores, emissão de notas fiscais, transações bancárias e outras funcionalidades importantes para a sobrevivência do seu negócio.

Muitos testes podem ser feitos para descobrir a falha: verifique se há mal contato com os cabos, se a chave de conexão do notebook está habilitada e se o roteador é compatível com a máquina.

Mesmo que todos os itens acima estejam em pleno funcionamento, a internet não irá funcionar se os drivers da placa de rede e adaptadores Wi-Fi não estiverem atualizados.

Como resolver essa situação

A tecnologia se inova a cada dia, sendo praticamente impossível para empresas  que não são do ramo observar essa demanda. Acompanhar a atualização de hardwares deve ser uma tarefa contínua. Contudo, muitas vezes, ela é negligenciada por estar fora do escopo da companhia.

Quando esse tipo de situação é recorrente, talvez seja o momento de terceirizar a área de TI. Assim, o gestor pode se preocupar com suas metas e objetivos essenciais para o crescimento do negócio enquanto a prestadora de serviço cuida da área de tecnologia.

Se você gostou da ideia, mas não sabe por onde começar, entre em contato com a 4infra. Nós te daremos o apoio necessário para que a evolução da TI seja possível na sua empresa.


24 de janeiro de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down