O armazenamento de dados em empresas é tarefa essencial para o bom andamento do negócio. Em um cenário de crescente fluxo de informações, tecnologias que consigam armazenar e alterar dados de fontes externas e internas são diferenciais. A hiperconvergência em TI pode ser uma excelente opção!
A hiperconvergência (Hyper-converged infrastructure) é uma estrutura que agrupa servidores, armazenamento e rede em um único servidor. É possível virtualizar todos os elementos de um data center tradicional e gerenciar os dados por um único aplicativo, com praticidade e segurança.
Diferente de um sistema convergente, que propõe a integração dos recursos computacionais mas exige que eles sejam trabalhados separadamente, o sistema hiperconvergente permite escalabilidade ilimitada. O sistema convergente agrupa storage, servidores, rede e software de gerenciamento em um único local.
Já o sistema hiperconvergente integra os mesmos itens, mas é mais simples de gerenciar e possui mais desempenho, com um rack dimensionável. É um modelo moderno e tecnológico, que combina benefícios para trazer mais praticidade à empresa.
O modelo de hiperconvergência utiliza dois sistemas que trabalham em cooperação. O primeiro é o SDS (Software Designed Storage), que transforma os servidores x86 ou x64 em storage. O segundo é o software Hypervisor, que virtualiza todas as funções de rede e computação e substitui o storage.
A hiperconvergência reduz a complexidade do armazenamento e permite mais flexibilidade. Além disso, oferece outras vantagens para a empresa.
Por ser simples de gerir, a hiperconvergência automatiza processos e permite que os profissionais de T.I se ocupem com tarefas estratégicas do negócio. Não é preciso se preocupar com a criação de estruturas, nem com capacidade de armazenamento e processamento. O modelo faz tudo por si só.
O modelo de hiperconvergência em TI é mais econômico do que outras opções, já que elimina grandes investimentos em equipamentos e permite escalonar o data center em etapas, de acordo com o crescimento do negócio. Também fica mais fácil prever os gastos futuros com o sistema.
Já que a organização passa a poder organizar os dados todos em um único local, de maneira compartilhada, o desempenho não tem seu uso simultâneo afetado.
É fácil perder informações e fazer confusões quando há diversas formas de armazenamento de dados. A hiperconvergência de armazenamento elimina furos de comunicação e facilita a troca de dados e conferência de informações.
Antes de escolher implementar esse modelo em TI, é ideal fazer um diagnóstico das reais necessidades da empresa, para entender como elas poderiam ser sanadas com o modelo.
Um planejamento bem feito garante que os custos do modelo estarão dentro do orçamento e atenderão aos objetivos da companhia. O planejamento também auxilia com imprevistos e prevê necessidades não atendidas previamente.
A hiperconvergência é um modelo otimizado, seguro, econômico e escalável. É uma excelente solução para armazenamento de dados em T.I e permite uma melhor gestão dos recursos, seja tempo, dinheiro ou esforço por parte dos servidores. Com ela, é possível garantir que os funcionários estarão preocupados apenas com tarefas estratégicas da empresa.
Se você tem interesse em adotar o modelo de hiperconvergência para sua empresa, converse com a 4Infra! Podemos te ajudar a planejar e escolher a melhor solução para seu negócio.