(031) 3195-0580
4infra

Por que investir em SSD ao invés de um HD?

Por que investir em SSD ao invés de um HD?

Seu computador é lento para abrir? Um SSD (Solid-State Drive) irá te surpreender com tanta velocidade.

O disco rígido (HD) é o local em que é armazenado todos os dados e informaçõesdo seu computador. É um disco mecânico que faz a leitura de blocos salvos através de uma agulha, e leva em média o tempo de 5400 na 7200 RPM (Rotações por minuto). Por muitos anos foi a melhor solução em armazenamento de dados, porém, com o avanço da tecnologia e o crescimento das empresas, cada vez mais o desempenho foi o requisito principal a ser evoluído. 

Além do desempenho, muitos casos de queda de HD’s ou até mesmo o uso contínuo do disco fazia com que sua agulha de leitura travasse, perdendo assim, o funcionamento do HD e consequentemente dificultando a recuperação dos dados.

Hoje é recomendado o uso do SSD que possui uma placa resistente a queda, sem disco magnético ou agulha de leitura e usa uma tecnologia inteligente de leitura de placas de memória flash que, diferente do HD, não tem necessidade de uma agulha percorrendo todo o espaço do disco mas sim de buscar as informações nas memórias.

Em Desktops pode ser feita a instalação do sistema operacional no SSD, deixando o HD como um disco de dados. Sendo assim, os programas, inicialização e desligamento do sistema operacional serão feitos no disco mais rápido, o SSD. Em alguns modelos de notebooks essa opção também é válida, podendo substituir o leitor de DVD por uma case de HD.

Fique atento! Para utilização do SSD, não basta apenas fazer a troca dos dois hardwares, antes é necessário analisar quantos Gigas de dados você utiliza em seu HD convencional para definir qual tamanho de SSD adquirir. Se por um lado os HD’s variam de 80Gb a 2Terabytes ou mais, o SSD possui uma desvantagem de ter tamanhos reduzidos de armazenamento, variando de 120Gb a 480Gb ou mais dependendo do modelo. 

O custo do SSD, hoje, está mais em conta, portanto, o melhor custo benefício é investir neste upgrade. 

Caso ainda não tenha certeza como realizar essa troca, a 4infra pode ajudar com seus técnicos especializados em hardware e até mesmo fazer a migração do HDD para o SSD, converse com um de nossos especialistas!


18 de dezembro de 2019

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down