(031) 3195-0580
4infra

KPI’s em TI: o que é e por que utilizar?

KPI’s em TI: o que é e por que utilizar?

Toda estratégia bem sucedida de TI vem acompanhada, previamente, de um planejamento organizado em dados e baseado em KPI's. 

Os KPI 's, também chamados de indicadores de desempenho, são essenciais em qualquer área que tenha como objetivos desenvolver projetos de sucesso. 

Podem ser usados em marketing, gestão de pessoas, TI, administração, etc. Os KPI’s não passam de ferramentas que auxiliam o processo de desenvolvimento de projetos e orientam feedbacks mais produtivos.

O que são KPI's?

O que não se pode medir, não se pode melhorar, não é? Os KPI’s são os Key Performance Indicators, ou os Indicadores de Desempenho.

Esses indicadores são um conjunto de informações que demonstram com clareza aspectos do setor, como anda a produtividade das equipes e o que deve ser melhorado.

São uma maneira de quantificar a capacidade operacional e de buscar decisões melhores, que atuem diretamente nos problemas. 

Qual a importância dos indicadores de desempenho?

Como tomar decisões acertadas sem se basear em dados objetivos? Tomar decisões baseadas em indicadores de desempenho não é só mais produtivo como também garante que a equipe de TI tenha tempo para aperfeiçoamento dos processos.

Além disso, estratégias baseadas em KPI’s ajudam a reduzir custos, já que agem diretamente no ponto e funcionam de maneira mais acertada. 

Os indicadores de desempenho também ajudam a equipe a trabalhar de forma mais alinhada com a gerência, já que fornecem clareza frente às principais prioridades da equipe.

Em resultado, indicadores de desempenho bem feitos acabam agindo sobre a governança de TI, aumentando a performance da equipe e impactando nos resultados positivos. 

É claro, porém, que para se alcançar esses resultados, a estratégia precisa ser bem feita e os indicadores devem ser escolhidos cuidadosamente. 

Como escolher os KPI's?

Os indicadores de desempenho de TI devem ser estabelecidos a partir de métricas que avaliem desempenhos, atividades e metas. 

É o conjunto de métricas que definirá quais são os KPI’s, que podem ser níveis de performance da infraestrutura de TI e dos sistemas utilizados, disponibilidade do sistema, e produtividade das equipes e resultados.

Outros exemplos de métricas que podem ser utilizados é o tempo médio para atendimento, resolução na primeira chamada, índices de uptime, taxa de entregas fora do setor e satisfação do cliente. 

É importante ressaltar que os KPI’s devem ser pensados, já que vai ser a partir deles que a tomada de decisões será orientada. Indicadores de desempenho pouco válidos atrapalham o andamento das tarefas e prejudicam o planejamento estratégico.

Além disso, devem ser revistos periodicamente. O prazo de avaliação vai depender dos KPI 's, já que cada um pode demandar cuidados diferentes. 

Indicadores de segurança da informação, por exemplo, exigem cuidado mais aproximado e contínuo.

Atenção com métricas de vaidade

Métricas de vaidade são aquelas que medem muito, mas dizem pouco para o negócio. Não é necessário medir tudo, apenas o que trará resultados efetivos para a empresa. 

Isso significa que alguns dados podem parecer bonitos e interessantes, mas se não fornecerem insights e dados úteis, eles pouco servem. Além disso, gastar tempo com métricas de vaidade também desperdiça recursos e tempo da equipe.

Mas como saber se a métrica utilizada é uma métrica de vaidade? Simples! Basta ter, antes de definir os indicadores de desempenho, os principais objetivos de cada um deles. 

Assim, você saberá se as métricas escolhidas tem potencial para atuar nos objetivos do plano ou se serão inúteis naquele momento. 

Como utilizar os KPI’s em seu negócio de TI?

Falamos sobre a importância dos indicadores de desempenho e de como definir os principais KPI’s do seu negócio.

Colocar a mão na massa, entretanto, nem sempre é tão simples! Por isso, você pode contar com ajuda especializada como a da 4infra Consultoria em TI. Contamos com equipe altamente competente e atualizada para te ajudar em sua infraestrutura de TI.

Com a 4infra, fica mais fácil gerenciar o ambiente de TI de sua empresa e monitorar resultados a partir de indicadores de desempenho objetivos e úteis. Quer saber mais? Agende um horário com um de nossos especialistas aqui!


7 de julho de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
HDD e SSD: saiba a diferença e qual usar no seu servidor
30 de agosto de 2021
Entenda a importância do RTO e RPO
27 de agosto de 2021
Conheça as vantagens da Rede Social Corporativa e Intranet
25 de agosto de 2021
Ataque DDoS: saiba como proteger sua empresa!
23 de agosto de 2021
1 2 3 111
chevron-down