(031) 3195-0580
4infra

O que é Desktop como serviço?

O que é Desktop como serviço?

É correto afirmar que o modelo de trabalho mudou. Sair de casa todos os dias, enfrentar trânsito, bater ponto e ocupar seu posto de trabalho em um escritório já pode ser considerado coisa do passado. E, com a pandemia, essa prática ficou cada vez mais distante.

Mas, à medida que as empresas ultrapassam seus muros físicos e passam a atuar remotamente de qualquer lugar, a tecnologia é desafiada, colocando em debate questões relacionadas à segurança, acesso ao sistema e conectividade.

O Desktop como Serviço (DaaS) surgiu para agregar solução, já que é uma oferta de computação em nuvem em que um provedor fornece desktops virtuais para os colaboradores. Tudo isso é feito pela internet e licenciado com uma assinatura por usuário.

Como funciona o Desktop como serviço?

Não se pode negar que a computação em nuvem vem trazendo, nos últimos anos, mais mobilidade e aumento na velocidade de transmissão de dados. Muito conhecida pelo armazenamento remoto de informações, o cloud computing evoluiu, trazendo a assinatura de todos os hardwares que uma empresa utiliza.

Desktop como serviço nada mais é que um contrato de aluguel não só de equipamentos, mas de todo o gerenciamento das máquinas, que inclui manutenção, backup, atualizações e armazenamento de dados.

Hoje as empresas vivem um drama com a depreciação de hardwares, ou seja, compra-se um computador hoje, mas daqui um ou dois anos ele já está obsoleto. Além de gerar um passivo não-lucrativo para as organizações, o custo com manutenções acaba inviabilizando esse tipo de atuação, fazendo do DaaS uma estratégia mais acessível para todas as empresas.

Vantagens de aderir ao Desktop como serviço

Os benefícios ao deixar de comprar um hardware e passar a alugar são muitos. A assinatura de um DaaS vai ajudar o seu negócio a ter um melhor desempenho operacional e financeiro.

Algumas dessas vantagens são:

Flexibilidade

A implementação do conceito Desktop como serviço permite que as empresas coloquem todo o perfil tecnológico nas máquinas, acompanhando as tendências mais avançadas de segurança. Com isso, todos os colaboradores podem acessar aplicativos e sistemas de qualquer lugar, mantendo a produtividade independentemente da estrutura física de um escritório.

Redução de custos

O uso do Desktop como serviço ajuda as empresas a reduzir custos, já que não é preciso fazer grandes investimentos em compras de máquinas. Uma parte dessa verba é deslocada para o pagamento do provedor que irá fornecer o serviço. Com isso, a organização não precisa se preocupar com infraestrutura, manutenção e configuração do equipamento.

Ademais, caso haja enxugamento do quadro de funcionários, a empresa não vai perder dinheiro com material ocioso. Ela simplesmente vai devolver as máquinas que não estão sendo utilizadas, podendo retornar com os equipamentos sempre que houver necessidade.

Segurança

As máquinas oferecidas no modelo DaaS não ficam mais do que 5 anos nas empresas, em virtude das vulnerabilidades de segurança que afetam equipamentos desatualizados.

Ao assinar um contrato de Desktop como serviço, o fornecedor se compromete a disponibilizar equipamentos de ponta e manter todos os dispositivos dentro dos procedimentos de segurança.

Redução de trabalho de TI

Os computadores no modelo DaaS são configurados a partir de um template dos softwares corporativos, além do sistema operacional atualizado e sistemas de segurança básicos e necessários.

Isso diminui bastante o trabalho da equipe interna de TI (se houver), já que não é preciso configurar cada máquina para um novo usuário, apenas inserir as aplicações necessárias para função.

 

Se você quer entender mais sobre Desktop como serviço e como ele pode otimizar suas operações, entre em contatocom a 4Infra. Nossos consultores estão à disposição para te orientar e montar um projeto que esteja de acordo com a sua demanda.


22 de março de 2021

Próximos Artigos
Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este artigo

Assuntos Relacionados
Vantagens de usar o Sharepoint para servidor de arquivos
8 de novembro de 2021
Como fazer backup para Microsoft 365?
5 de novembro de 2021
Dicas para otimizar o Microsoft 365 em pequenas empresas
3 de novembro de 2021
5 razões para investir em Fortinet
1 de novembro de 2021
1 2 3 119
chevron-down